Aprovado em 3º no concurso TJ-MG para o cargo de Analista Judiciário - Analista Judiciário
Concursos Públicos
“Estudar com afinco é a maneira mais genuína e nobre de ascender, pois o estudo não traz só o cargo público e estabilidade financeira, como também conhecimento e ferramentas que poderão ser aplicados ao longo de toda a sua vida […]”
Confira nossa entrevista com Allison de Castro Silva, aprovado em 3º no concurso TJ-MG para o cargo de Analista Judiciário – Analista Judiciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Allison de Castro Silva: Sou Allison de Castro Silva, tenho 30 anos e sou natural de Volta Redonda/RJ. Sou formado em Direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Filho de mãe dona de casa e pai metalúrgico “chão de firma”, tive uma infância humilde, toda a vida estudei em escolas públicas.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Allison: Desde o começo, tive a percepção de que primava pela estabilidade e previsibilidade. Então, encontrei na carreira pública o alinhamento com os meus objetivos. Por isso, desde novo, já sabia que era o meu objetivo.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Allison: Por pesquisa em site de busca. Logo fui direcionado aos depoimentos dos aprovados e, quem diria, aqui estou eu. Tudo indicava que o Estratégia é o líder do segmento e recordista de aprovações, por isso não tive dúvidas.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Allison: Eu não cronometrava horas líquidas: uma hora de estudos representava 50 minutos focado e 10 minutos de descanso. Nas pausas, costumava olhar pela janela para que meus olhos tivessem um alívio de tela e foco fixo muito próximo. Isso ajudava a manter o ritmo.
Eu dividia as disciplinas em 2 grupos: o de maior prioridade, em que atribuía duas horas para cada disciplina, ora por ser muito grande (como Língua Portuguesa e Direito Administrativo), ora pela complexidade (como Raciocínio Lógico); e o de menor prioridade, em que atribuía uma hora, para disciplinas menores e mais fáceis (como Direito Penal e preparação para a prova Discursiva).
Após, alternava essas disciplinas com vistas a mesclar o conteúdo de forma mais dinâmica possível, seguindo um ciclo de estudos personalizado que era atualizado quinzenalmente por mim mesmo à medida que as facilidades e dificuldades surgiam.
Sobre a carga horária: de segunda a sábado, aproveitava todos os momentos possíveis para estudar. Aos domingos, fazia meio expediente.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Allison: Em todas as etapas de minha preparação, foi necessário conciliar estudos e trabalho. Por isso, foi necessário aproveitar cada momento em que era possível dedicar-me aos estudos.
Eu acordava às 4h20 e estudava até as 7h, encarava a rotina de trabalho durante o dia e retomava os estudos das 17h às 20h de segunda a sexta-feira.
Sábado eu estudava das 6h às 17h com uma hora e meia para almoço.
Domingos e feriados, meio expediente, 6h ao meio dia.
Nunca contabilizei horas líquidas, pois não havia outra atividade enquanto me propunha a estudar.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Allison: Vídeoaulas apenas em Raciocínio Lógico e Matemática.
Sou formado em Direito e não me lembrava sequer de como fazer contas à mão. Quando abri a aula 0 do PDF do prof. Brunno Lima e percebi que meu conhecimento não era suficiente para vencer nem a aula introdutória, busquei o curso (dele mesmo na plataforma do Estratégia) de operações básicas em matemática.
Com dificuldade, aumentei a carga horária dessa disciplina, reconheço que me superei aos poucos e consegui esgotar o conteúdo. Resultado? Fui de uma pessoa que sequer sabia fazer operações básicas a gabaritar a disciplina em meu concurso.
Todas as outras disciplinas foram estudadas em PDF, questões e utilizei o passo estratégico para acelerar a velocidade das revisões em período próximo à prova.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Allison: Desde abril de 2022. Ao total, 8 meses.
Nunca tive problema com disciplina, pois o meu objetivo estava bem traçado.
Eu não dava chances para indisciplina, pois não pensava. Havia um planejamento feito por mim mesmo que seguia à risca.
Eu acordava e ainda estava escuro, sentava ao computador com a visão turva, lia na parede a disciplina a ser estudada e continuava de onde havia parado.
Repetidamente, a mesma coisa todos os dias.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Allison: Raciocínio Lógico e matemática, pela complexidade e Direito Processual Civil pelo tamanho.
Em ambos a tática foi elevar a carga horária e dedicar mais tempo com a finalidade de superar os desafios.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Allison: Carga horária máxima e revisando tudo o que podia, principalmente matérias muito específicas, como estatuto dos servidores públicos, regimento do tribunal e Estatuto das Pessoas com Deficiência.
Estudei até o último dia nesse ritmo, inclusive no ônibus enquanto me deslocava ao local de prova.
Não fiz simulados, pois tempo de prova não era um problema para mim.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Allison: Nunca imaginei que pudesse gabaritar uma prova discursiva em um concurso dessa envergadura, mas assim como em toda a minha preparação, foi um plano bem estruturado e de repetição contínua à exaustão.
No primeiro momento, estudei o curso completo com o professor Carlos Roberto, assim como fiz com todas as outras disciplinas.
Esgotado o curso e absorvido o conhecimento, estabeleci a produção de textos como a última disciplina de meu ciclo, a qual dedicava uma hora por sessão.
Considerando que meu ciclo girava em 5 ou 6 dias, eu produzia uma redação a cada período desse, sempre com o objetivo de produzir o melhor texto no menor tempo.
A partir do momento em que esgotei as propostas de redação trazidas pelas aulas do curso, comecei a procurar assuntos cobrados em outros concursos relevantes, como outros tribunais e carreiras policiais. Ao todo, produzi 74 redações, que estão guardadas até hoje.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Allison: Sou casado, sem filhos.
Apenas pessoas muito próximas sabiam do meu objetivo e elas compreendiam a necessidade de dedicação quase que integral.
Importante registrar o apoio fundamental de minha esposa, Luana, que foi muito além do trivial. Não se limitando às tarefas domésticas, foi minha verdadeira fortaleza emocional, motivacional e sentimental.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Allison: Senti que estou vivendo um momento fantástico de minha vida e que milhares de horas de dedicação finalmente renderam frutos.
Não apenas realizei o sonho da aprovação, como fui coroado com todo o reconhecimento.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Allison: Em 2019 assisti a entrevistas de aprovados do Estratégia que citavam o evento.
Apesar de saber da existência, sequer me atrevi a sonhar um dia participar do evento.
Estou muito feliz com essa nova fase!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Allison: O principal erro foi ter esperado praticamente o término da graduação para estudar dedicado aos concursos, considero que deveria ter iniciado a preparação antes. À época, não sabia que o conhecimento obtido para a aprovação é absolutamente dissociado do conhecimento obtido no curso superior.
Acertei errando quando estabeleci uma carga horária tão agressiva, já que milhares de horas sucessivamente dedicadas trazem solidez ao estudo, mas prejudicam a saúde mental e também dificultam a manutenção da jornada.
O principal acerto foi o planejamento sólido e a disciplina bem definida desde o início.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Allison: Não pensei em desistir, pois encontrei na aprovação a única forma de vencer. Então, o que quer que fizesse ou pensasse não poderia alterar essa rota.
Suportar a jornada é que foi difícil, sobretudo com carga horária de estudos de mais de 40h semanais e, também, trabalhando 40h semanais.
Por isso, buscar apoio em quem te ama e praticar exercícios físicos sempre que possível são válvulas de escape para o estresse e cansaço da rotina maçante.
Eu diria a mim para manter-me nos trilhos da dedicação e continuar sonhando e realizando, porque a recompensa pode demorar, mas é certa.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Allison: Estudar com afinco é a maneira mais genuína e nobre de ascender, pois o estudo não traz só o cargo público e estabilidade financeira, como também conhecimento e ferramentas que poderão ser aplicados ao longo de toda a sua vida, seja exercendo o cargo ou em qualquer outro campo da vida. Eu sou a prova viva disso, então estude como se tudo dependesse disso, pois, na verdade, só depende de você.