
“Planejamento, disciplina e acreditar em si são as chaves para conseguir a aprovação. Caso, não acredite no início em si, o planejamento e disciplina lhe fará acreditar.”
Confira nossa entrevista com Walisson Franklin Ramos Lourenço, aprovado em 2° lugar no concurso TJ-MG para Oficial Judiciário – Assistente Técnico de Controle Financeiro:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Walisson Franklin Ramos Lourenço: Sou formado em Ciências Contábeis, tenho 34 anos e sou da cidade de Contagem do estado de Minas Gerais.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Walisson: Comecei a estudar para concursos por indicação familiar e também por insatisfação gerada na iniciativa privada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Walisson: Sim, estudava ao chegar do trabalho e aos finais de semana. Aproveitava mais o tempo disponível por morar próximo ao trabalho e por sempre priorizar minhas horas de descanso, o que me proporcionava mais concentração nos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Walisson: Já fui aprovado para cargo de Pregoeiro na Prefeitura de Santa Luzia (4º lugar); para Guarda Municipal de Belo Horizonte (296º), para Auxiliar de Contabilidade no Conselho Regional de Nutricionista da 9ª Região (2º), para Técnico em Contabilidade no Instituto de Previdência de Cajamar, na UFPE, na UNIFEI e no EBSERH-UFU (2º, 19º, 2º e 11º respectivamente); para Tesoureiro na Prefeitura de Itupeva (12º), para Contador na UFR, no CREMEC, na UFAM, no COREN-MG, na UNESP, na UFV, na Câmara de Aquidauana e na Câmara de Itaúna (3º, 3º, 3º, 2º, 4º, 1º, 1º e 4º respectivamente); entre outros.
No momento, sinto-me bem no trabalho onde estou, porém ainda tenho um sonho de ser auditor da área de controle. Diante disso, pretendo continuar meus estudos até conseguir esse último objetivo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Walisson: Não me socializava bem nesse período, mas tirava uma ou duas horas do fim de semana para praticar esportes, visitar amigos ou familiares.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Walisson: Um dos fatores que me motivou foi justamente o apoio da minha irmã. Sem ela, talvez eu não estudaria para concursos. A perseverança e motivação que ela possui me faz pensar que tudo é possível.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Walisson: Na verdade, não estudei nada direcionado para esse concurso, porém foram muitos outros que me fizeram ter bagagem para ser aprovado no TJ-MG.
Ademais, não tive muita disciplina quando estava próximo à data da prova, mas há dois meses estudei com muito foco para outro concurso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Walisson: Usava materiais em formato PDF para todas as disciplinas, exceto para informática e raciocínio lógico a cujo conteúdo assistia por videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Walisson: Não me lembro muito bem se foi por intermédio de amigos ou familiares, mas realmente valeu a pena ter conhecido.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Walisson: Sempre estudei com materiais do Estratégia, mas experimentei outros. Adaptei mais com o Estratégia pela forma e conteúdo dos PDFs.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Walisson: Acredito que outros materiais me auxiliaram em parte, mas sem dúvidas o material do Estratégia foi determinante para minha aprovação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Walisson: Certamente, os diferenciais foram os PDFs bem elaborados, os mapas mentais focados nos pontos mais relevantes, as videoaulas com uma didática incrível.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Walisson: Estudava tópicos de cada matéria por vez, não havia tempo cronometrado para cada uma matéria. Entretanto, ao dia, costuma estudar entre 6 e 11 horas com pausas de 10 minutos a cada hora.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Walisson: Revisava por resumos e questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Walisson: Para mim, é imprescindível na vida do concurseiro. Embora, eu conheça pouquíssimas pessoas que ainda são aprovadas sem essa prática.
Lembro-me que fazia de 30 a 50 questões por tópicos. Isso resultava no mínimo 100 questões ao dia. Portanto, pelo menos 20.000 questões consegui resolver.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Walisson: RLM era minha maior dificuldade por motivo de tempo de prova, pois demorava muito na resolução das questões.
Além disso, tinha também dificuldade em interpretar certos tipos de textos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Walisson: Nessa, especificamente, realmente não estudei. Porém, eu já havia estudado algumas matérias para o TRT-3 que eram compatíveis e fazia muito pouco tempo que eu realizara a prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Walisson: Meu maior acerto foi escolher uma área só e realizar todo meu planejamento baseado nisso. Já meu erro foi estudar por livros algumas matérias no início dos estudos para concursos, o que me fez perder muito tempo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Walisson: Talvez eu tenha pensado em desistir, mas não era uma opção ao meu ver.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Walisson: Planejamento, disciplina e acreditar em si são as chaves para conseguir a aprovação. Caso, não acredite no início em si, o planejamento e disciplina lhe fará acreditar.