Aprovada em 6° lugar na etapa preliminar da objetiva no concurso TJ-MG para Analista Judiciário
Concursos Públicos“Primeiramente, eu aconselharia a focar em apenas uma área. Não sair “atirando para todo lado”, sair fazendo concursos de diferentes áreas. Foque em uma. Estude todas as matérias básicas inicialmente. E resolva muitas questões sempre.”
Confira nossa entrevista com Laura Couto Silva, aprovada em 6° lugar na etapa preliminar da objetiva no concurso TJ-MG para Analista Judiciário – Analista Judiciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Laura Couto Silva: Meu nome é Laura Couto Silva, sou formada em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, tenho 26 anos e sou de Bom Despacho/MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Laura: O que me levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos foi a possibilidade de ter estabilidade por meio de um cargo público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Laura: Eu fiz estágio de pós-graduação durante 02 anos no fórum da minha cidade e, depois, trabalhei com o meu pai. Nos dois eu trabalhava apenas 06 horas, o que facilitou a conciliação com os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Laura: Essa foi a minha primeira aprovação dentro do número de vagas em um concurso público. Pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Laura: Eu saía com amigos e família aos finais de semana, mas com equilíbrio. Eu estudava aos sábados de manhã, por exemplo, e deixava para sair à tardinha/à noite.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Laura: Sim, minha família e meus amigos sempre me apoiaram. Tive pessoas ao meu lado que sempre torceram por mim, incentivaram-me quando quis desistir, meus pais sempre me levaram para fazer as provas…
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Laura: Por volta de 06 meses. Para manter a disciplina eu foquei em todas as matérias que eu tinha que estudar até a prova e me organizava semanalmente, estabelecia as metas, as matérias que estudaria cada dia. Com o tempo vai ser tornando um hábito também.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Laura: Na minha preparação em usei PDF, videoaulas para matérias que tinha mais dificuldade, leitura de lei seca, resolução de questões e realização de simulados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Laura: Eu conheci o Estratégia através de um amigo que me indicou e também por meio das redes sociais.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Laura: Eu cheguei a fazer um outro curso quando comecei a estudar para concursos. Mas como era só videoaula eu achava que não estava rendendo tanto, pois distraía com facilidade.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Laura: O PDF foi um grande diferencial para mim. Eu descobri que me distraio com facilidade assistindo videoaulas. O PDF, para mim, é uma forma mais eficiente de estudo, pois me concentrava mais e sentia que rendia mais também. Continuei assistindo videoaulas apenas para matérias que eu tinha muita dificuldade. Além disso, os professores também são um diferencial.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Laura: Eu estudava por volta de 04 horas líquidas por dia. Eu estudava uma matéria a cada hora, ou seja, estudava em média 04 matérias por dia. Quando possível, eu gostava de revezar, uma eu lia o PDF, outra lia lei seca, outra fazia questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Laura: Eu fazia revisões através de questões e, também, fiz todos os simulados do Estratégia, o que me ajudou bastante.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Laura: Não lembro quantas questões fiz na minha trajetória, mas a resolução dessas é fundamental para a aprovação. Seja para ver quais pontos estamos com dificuldade, quais não entendemos tão bem, quanto também como uma forma de revisão.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Laura: Acho que a disciplina que mais tive dificuldade foi informática. Tentei fazer muitas questões para melhorar.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Laura: Na semana que antecedeu a prova eu foquei apenas em revisar o conteúdo. No dia pré-prova eu participei da revisão de véspera do Estratégia em BH.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Laura: Acho que o mais importante para se preparar para uma prova discursiva é treinar bastante. Eu fiz todas as questões discursivas disponibilizadas pelo Estratégia. Também peguei discursivas aplicadas em outras provas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Laura: O meu principal erro na trajetória de estudo para concurso público foi não ter focado em uma área só. No início, fiz provas de diferentes áreas e acabei frustrando com os resultados. Somente fui aprovada depois que realmente foquei em uma área só. Também acho que foi essencial treinar várias questões da banca.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Laura: Sim, pensei algumas vezes em desistir. Mas quando pensava na possibilidade de ter estabilidade financeira, isso me motivava a seguir. Além disso, tinha vontade de trabalhar em um tribunal, o que também me motivava.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Laura: Primeiramente, eu aconselharia a focar em apenas uma área. Não sair “atirando para todo lado”, sair fazendo concursos de diferentes áreas. Foque em uma. Estude todas as matérias básicas inicialmente. E resolva muitas questões sempre.