Aprovada em 1° lugar no concurso TJ-MG para Oficial Judiciário - Oficial de Justiça
Concursos Públicos
“O começo é difícil, as derrotas fazem parte do processo e o conhecimento nunca é perdido. Cada dia é um degrau que você sobe rumo à sua aprovação […]”
Confira nossa entrevista com Fabiana dos Santos Monteiro de Castro, aprovada em 1° lugar no concurso TJ-MG para Oficial Judiciário – Oficial de Justiça – na comarca de Sabará/MG:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Fabiana dos Santos Monteiro de Castro: Tenho 28 anos, sou natural de Belo Horizonte/MG, moro com meu marido e meu filho de 8 anos. Sou formada em Turismo pela UFMG, mas não me encontrei na área.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Fabiana: Eu nunca me senti muito satisfeita com as oportunidades que o mercado de trabalho me oferecia. No concurso público eu vi a oportunidade de mostrar algo além do meu currículo e ter uma mudança de vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Fabiana: Sim, eu trabalhava 8 horas e ainda precisava conciliar os estudos com o cuidado com a casa e família.
Precisei ajustar minha rotina e fazer sacrifícios. Acordava às 4h da manhã e estudava até às 5h. No trajeto para o trabalho, no ônibus, continuava estudando, assim como também no horário de almoço e retorno para casa.
À noite, quando acabava minhas tarefas em casa, eu tentava estudar até conseguir bater minha meta diária.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Fabiana: Antes de realmente aprender a estudar eu era aprovada mas não dentro das vagas. Atualmente, estou participando da segunda fase do concurso da Câmara Municipal de Contagem que está em andamento, fiquei em 11º na primeira fase. Já passei também para a segunda fase do concurso da SEJUSP de assistente executivo, porém não dei continuidade.
Não pretendo estudar para outro concurso, pois o cargo de Oficial de Justiça tornou-se um sonho realizado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Fabiana: Aos finais de semana eu compensava o estudo atrasado dos demais dias e separava alguns domingos para fazer Simulados. Porém, quanto mais perto da prova mais eu precisei estudar para conseguir finalizar o conteúdo e com isso eu priorizava minha vida social somente com a família. Amigos eu encontrava em dias comemorativos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Fabiana: Minha família sempre me apoiou e acreditou em mim. Entendiam que eu não tinha muito tempo de lazer e precisava focar e estudar. Devo muito a eles e hoje a vitória é nossa.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Fabiana: Estudei durante 6 meses. Eu estabeleci metas diárias e isso me ajudou a conseguir estudar todo o conteúdo. Ademais, tudo que me incomodava, como ônibus e insatisfação no trabalho, eu usava como motivação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Fabiana: Estudei pela versão simplificada, videoaula para algumas matérias, questões, simulados e Vade Mecum do Estratégia. A vantagem de ter essas opções é que você pode adaptar os estudos da forma que mais te ajuda a absorver o conteúdo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Fabiana: Conheci pesquisando os melhores cursos preparatórios disponíveis e o Estratégia me pareceu muito completo.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Fabiana: Sim. O que eu sentia falta era de opções de ferramentas de estudo como, por exemplo, versão simplificada, Vade Mecum, fórum de dúvidas e simulados.
Estratégia: Depois que você se tornou aluna do Estratégia, você sentiu uma diferença na sua preparação?
Fabiana: Sim. Quando acessei o portal pela primeira vez notei uma variedade de opções de formas de estudo: PDF simplificado, completo e marcação dos aprovados, resumos, mapas mentais, Vade Mecum, questões, vídeos e simulados e isso me fez perceber que somente a leitura (como eu fazia antes) não era o suficiente. Comecei a utilizar as ferramentas disponibilizadas e notei a evolução em minha preparação.
Deixo também minha gratidão pelos ótimos professores do Estratégia que fizeram a diferença.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Fabiana: Eu utilizei um ciclo de estudos, estabelecendo tempo para cada disciplina de acordo com a importância e complexidade (1:30, 1:00, 00:40…). Minha meta era ler por volta de 3 horas diárias, fazer no mínimo 15 questões e assistir videoaula no meu trajeto ao trabalho.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Fabiana: Como eu não tinha muito tempo eu fazia questões para fixar o conteúdo. Também fiz todos os simulados. Não fiz resumo de tudo, apenas separava aquilo que julgava realmente importante rever.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Fabiana: Consegui fazer mais de 3 mil questões. Se tivesse mais tempo teria feito mais, pois acredito que isso fez com que eu evoluísse muito em meu índice de acertos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Fabiana: Eu tinha mais dificuldade em Informática e Direito Penal. Por meio da resolução de questões eu percebia o que mais estava errando, com isso, além do PDF eu focava nos vídeos para fixar o conteúdo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Fabiana: Eu estudei até o último dia, porque não tinha um tempo de qualidade durante minha preparação, então eu precisava compensar isso utilizando o máximo de tempo que conseguia. No último mês eu estudei pelo meu material de revisão dos pontos principais.
Também participei do aulão de véspera do Estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Fabiana: Eu considero o principal erro a troca de gabarito na hora da prova. Aconselho que não façam isso, pois nunca deu certo pra mim. Além disso, acredito que subestimei alguns conteúdos e também acabei lendo superficialmente alguns assuntos.
Como acertos eu considero que a persistência e disciplina foram fundamentais para conquistar a aprovação. E principalmente, eu ter deixado Deus me conduzir em todas as decisões, fazer o meu melhor e ter deixado ele fazer o milagre.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Fabiana: Minha fé nunca me deixou desistir. Minha principal motivação era trazer esse orgulho pra minha família e a felicidade de viver trabalhando em algo que eu realmente queria.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Fabiana: O começo é difícil, as derrotas fazem parte do processo e o conhecimento nunca é perdido. Cada dia é um degrau que você sobe rumo à sua aprovação.
Finalizo com esse versículo: “Prepara-se o cavalo para o dia da batalha,
mas o Senhor é que dá a vitória.” (Provérbios 21:31)