Aprovada em 7° lugar para Técnico Judiciário no concurso TJ-CE
Concursos Públicos
“O conselho é perseverar, haverá dias em que o desânimo vai bater com mais intensidade, você se questionará se tudo valerá a pena, se vale mesmo a pena abdicar das suas saídas, de momentos de lazer com a família, se o seu esforço será recompensado […]”
Confira nossa entrevista com Andresa Oliveira Cavalcante, aprovada em 7° lugar no concurso TJ-CE para o cargo de Técnico Judiciário – Área Judiciária:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Andresa Oliveira Cavalcante: Sou formada em Direito, tenho 28 anos e sou de Itaitinga – CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Andresa: Minha trajetória como concurseira começou por influência do meu irmão que é empregado público da Caixa. Ele me matriculou em um cursinho presencial em Fortaleza – CE. Depois eu influenciei o meu marido a estudar para concurso, hoje ele é policial militar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Andresa: Sim, fazia faculdade pela manhã, estagiava no horário da tarde na Defensoria. Basicamente estudava no horário da noite quando chegava do estágio.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Andresa: Aprovada no MPU (cadastro reserva) aprovada Detran (cadastro reserva) aprovada na PCCE, aprovada na PMCE 20º e agora no TJCE. Pretendo continuar estudando sim, focar na área jurídica.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Andresa: Em outras preparações eu até saía, mas na preparação para o TJCE eu não saía, passava o dia todo estudando, só saía para academia e ia correr, pois estava me preparando para o TAF da PMCE. Abdiquei totalmente da vida social nesse período.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Andresa: Sim, eles entendiam o meu processo de estudos e me apoiaram desde sempre. Eles compreendiam o meu sumiço em eventos da família. Já o meu marido, sempre me apoiou, sempre está comigo nos lugares de provas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Andresa: Foram 5 meses. Para manter a disciplina eu imaginava o quão essa aprovação mudaria a minha vida e me daria tranquilidade para estudar para outros concursos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Andresa: Basicamente eu usei video aula, PDF, lei seca, simulados e muitas questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Andresa: Conheci o estratégia através de outros colegas que estudavam para concurso.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Andresa: Sim, já usei! Uso o Estratégia e outra plataforma. O que mais me incomoda nos outros é a falta de organização da disposição das aulas e atrasos no cronograma das aulas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Andresa: Sim, senti bastante diferença, principalmente por ser um concurso estadual, eu senti que outros cursos não deram a devida importância para esse certame, já o Estratégia deu importância, na reta final todo dia tinha aula para o TJCE no YouTube, simulados. O diferencial nos matérias são as questões comentadas, estudei muito por questões. O que mais me ajudou foram as questões dos materiais.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Andresa: Montei um cronograma. Estudava de 02 a 03 matérias por dia, em média umas 6, 7 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Andresa: Fazia as revisões por meio de questões e fiz vários simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Andresa: Diria que é imprescindível, foi o que fez a diferença na minha preparação. Não cheguei a contar tudo, mas as vezes em apenas um dia fazia de 250 a 400 questões e depois ainda respondia questões no telegram. Especificamente para esse concurso fiz umas 5.500 questões em uma plataforma.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Andresa: Minha maior dificuldade foi raciocínio lógico. Assistia video aula do Bruno e fazia questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Andresa: Foquei nas questões e nas aulas de reta final no youtube do Estratégia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Andresa: A minha preparação foi pegar temas relevantes e escrever sobre eles e depois pegar o espelho e comparar as respostas. Aconselho a treinar bastante as questões discursivas da mesma forma que treinamos as questões objetivas. O segredo é não negligenciar a prova discursiva, pois ela faz toda diferença. Nesse concurso do TJCE, muita gente foi reprovada na discursiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Andresa: O principal erro foi a falta de atenção em algumas questões de português na prova em si, errei por falta de atenção. Acertos: ter resolvido muitas questões e ter feito vários simulados e ter treinado para a discursiva.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Andresa: Nunca pensei em desistir, sabia que a minha hora ia chegar. Desistir nunca foi uma opção.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Andresa: O conselho é perseverar, haverá dias em que o desânimo vai bater com mais intensidade, você se questionará se tudo valerá a pena, se vale mesmo a pena abdicar das suas saídas, de momentos de lazer com a família, se o seu esforço será recompensado, mas eu digo: será sim, tudo isso valerá a pena, não há sensação melhor do que ter seu nome na lista dos aprovados e ter a partir disso uma mudança de vida.