Aprovado em 3° lugar no concurso TCM-PA para o cargo de Auditor Controle Externo - Área de Engenharia
Concursos Públicos“Eu diria para que cada um analise se realmente o que quer é a aprovação no concurso público. Caso sim, não se pergunte “Se eu irei passar”. Apenas siga em frente, dando o seu melhor, com planejamento e disciplina, cumprindo seus horários e com estratégia de estudos […]”
Confira nossa entrevista com Mayk Oris Guerreiro, aprovado em 3° lugar no concurso TCM-PA para o cargo de Auditor Controle Externo – Área de Engenharia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Mayk Oris Guerreiro: Sou Engenheiro Civil, formado pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA, natural de Manaus/AM, casado e tenho 29 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Mayk: Principalmente a insatisfação com a iniciativa privada. Porém, em agosto de 2020 adentrei na administração pública federal mediante Processo Seletivo Simplificado, onde pude trabalhar em prol do bem público e ver de perto as vantagens e desvantagens de ser um servidor.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Mayk: Sim, trabalho de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h. Busco ter uma rotina sustentável, então, durante a semana eu estudo de uma a uma hora e meia antes do expediente e a noite, com exceção das noites de quarta e sexta-feira, tempo que uso para estar com minha esposa. Já nos fins de semana, tento cumprir quatro horas logo pela manhã. Utilizo também, o tempo de ida e volta no transporte público.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Mayk: Desconsiderando o 3° lugar no TCM-PA, somente fora das vagas, ocasiões em que fiquei em 9° lugar na SEMSA-Manaus e em 27° no TCE-GO. Ainda não está decido, mas por enquanto continuarei estudando para outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Mayk: Ao meu ver, precisei restringir bastante o convívio com outras pessoas. Basicamente fiquei limitado aos meus pais, irmãos e esposa, para dar conta da preparação, visto que o trabalho consume bastante tempo e energia.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Mayk: Minha família sempre me apoiou, independentemente do que eu me propusesse a fazer. Já em relação aos amigos, a maioria deles ainda nem sabe que eu me preparo para concursos rsrs.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Mayk: Na realização da primeira prova (objetiva) do TCM-PA eu estava com um ano e onze meses em preparação, mas para esse concurso em específico, foquei no edital logo após a prova da CGE-SC (29 de janeiro de 2023).
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Mayk: De tudo um pouco, em praticamente todas as matérias usei majoritariamente PDF e em segundo plano, videoaula. Para reforçar a Lei 14.133/21 usei áudio do Professor Herbert Almeida. Já para Direito Tributário e Contabilidade pública, matérias específicas do Edital do TCM-PA, usei somente videoaula dos Professores Fábio Dutra e Gilmar Possati, respectivamente. Acredito que o PDF possui a vantagem de economia de tempo para cobrir o conteúdo, porém, exige-se maior esforço por parte do aluno.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Mayk: Mediante meu amigo Linton Sá Botelho, também aluno do Estratégia, aprovado em concursos da carreira policial.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Mayk: Eu sempre utilizei materiais do Estratégia, principalmente o PDF, videoaula, e Sistema de Questões (SQ). As principais ferramentas foram o PDF resumido, o Bizú Estratégico e as dicas dos Coachs.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Mayk: Pretendia cumprir de 3 a 4 matérias por dia, dependendo se pré ou pós-edital, separando pelo menos uma hora para cada. Dificilmente eu contava as horas líquidas de estudo, me ajudava na concentração.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Mayk: Eu fazia grupo de whatsapp para cada matéria e colocava pontos principais para servir de consulta para fixar os conteúdos. Gostava também de montar esquemas no papel e tentava reproduzi-los algum tempo depois.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Mayk: Para mim, as questões são o que te fazem ter o traquejo na realização de provas. Quanto mais questões forem resolvidas (da banca do seu concurso), maior a chance de aprovação. São o que te permite guardar os pontos chave para se destacar dos concorrentes. Sem considerar as questões de PDF, resolvi em torno de 23.500.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Mayk: Sem dúvida, Administração Financeira e Orçamentária (AFO) e Auditoria. Acredito que ainda não as superei rsrs, mas eu resolvia muitas questões e lia as “normas e leis secas”.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Mayk: Apenas li superficialmente algumas páginas de algumas matérias, e passei o dia anterior a prova revisando pontos principais. Priorizei a tranquilidade para chegar bem na hora da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Mayk: Acredito que os meus erros foram os acertos, pude vivenciar a trajetória – que ainda não acabou, pude conhecer mais as minhas qualidade e defeitos, sabendo o que funciona e não funciona para mim nos estudos. Mas, sem dúvida, o maior acerto foi não ter desistido, ter mantido a fé em Deus e em mim.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Mayk: Inúmeras vezes. Cada reprovação – foram catorze, nesses dois anos – me fazia refletir se eu tinha feito a escolha certa para minha realidade. Porém, eu pensava no tempo e no dinheiro que eu já tinha investido, que a recompensa valia o esforço, no que eu queria proporcionar para minha esposa e para nós.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Mayk: Eu diria para que cada um analise se realmente o que quer é a aprovação no concurso público. Caso sim, não se pergunte “Se eu irei passar”. Apenas siga em frente, dando o seu melhor, com planejamento e disciplina, cumprindo seus horários e com estratégia de estudos. Buscando aprender como os já aprovados fizeram para atingir a aprovação, adaptando para a sua realidade. Tendo em mente que cada um tem seu ritmo, que não existe apenas uma maneira para isso. E principalmente, NÃO CONTAR PARA NINGUÉM QUE NÃO SEJA ESSENCIAL NA SUA VIDA que você está se preparando para concursos públicos, restrinja ao máximo essa informação.