Aprovada no concurso SPPREV no cargo de Analista em Gestão Previdenciária
“Tenha certeza de que é possível superar-se sempre. Há um preço a pagar, através do esforço e disciplina, mas vale muito a pena”
Confira nossa entrevista com Elaine Oliveira do Carmo, aprovada no concurso SPPREV no cargo de Analista em Gestão Previdenciária:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Elaine Oliveira do Carmo: Tenho 46 anos e sou de São Paulo Capital. Sou Formada em Fisioterapia e Especialista em Gerontologia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Elaine: A busca de novos aprendizados, desafios e remuneração melhor.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Elaine: Eu tive que conciliar os estudos com o trabalho, acordando bem cedo ou estudando até mais tarde.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Elaine: Vamos do primeiro para o último:
– Telecomunicações de São Paulo – trabalhei por 1 ano 9 meses
– Banco do Brasil – Trabalhei por 11 anos
– Caixa Econômica Federal – fui chamada quando estava no Banco do Brasil fazia 1 ano. Não tive interesse em mudar.
– Prefeitura de São Caetano do Sul – cargo de Fisioterapeuta – trabalhei por 6 meses
– Prefeitura de Guarulhos – cargo de Fisioterapeuta – trabalho há 8 anos
– Fundação ABC – cargo de Fisioterapeuta – fui chamada logo após ser chamada na Prefeitura de Guarulhos. Não tive interesse.
– SPPREV – cargo Analista em Gestão Previdenciária – aguardando nomeação.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Elaine: Uma alegria gigantesca. Fiquei muito agradecida a Deus que me proporcionou tudo o que eu precisava para dar certo e ao Estratégia, que fez toda a diferença para isso acontecer.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Elaine: Tinha que aproveitar todo o tempo disponível todos os dias da semana, férias e feriados. Praticamente, quando não estava trabalhando, estava estudando. E ia estudando no carro também, ouvindo os áudios enquanto dirigia.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Elaine: Eu sou casada, tenho uma filha adulta que mora sozinha. Minha família sempre me apoiou. Meu marido, por exemplo, nunca me cobrou nada em relação aos afazeres domésticos. Eu fazia o essencial, ele ajudava um pouco e íamos seguindo. Algumas vezes a minha mãe fazia marmitas para uns 15 dias, deixadas no freezer para assim não gastar tempo fazendo a comida. Outras vezes, eu separava um dia para fazer essas marmitas e, da mesma forma, abastecer o freezer.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Elaine: Acredito que vale muito a pena fazer outros concursos diferentes do foco escolhido. A SPPREV, por exemplo, é um concurso desse tipo. Eu havia feito TRF3 e almejava TRE-SP. Surgiu a SPPREV, intensifiquei os estudos, aproveitei que eu estava me aprimorando na quantidade de horas líquidas, percentual de acerto nas questões e fazendo mais revisões.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada?
Elaine: Eu estudei o ano de 2019 inteiro. Já havia estudado em 2016 TRE-SP. Em 2019 foi muito diferente, pois eu percebi que o nível de exigência ficou muito mais alto. A concorrência nem se compara ao que era anos atrás.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Elaine: Eu utilizei somente o material do Estratégia, seguindo o que os professores me falavam: prioritariamente eu estudava só o PDF. E ia para as videoaulas naquelas matérias que eu tinha mais dificuldade, menos conhecimentos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Elaine: Eu pesquisei na Internet e comparei com um outro curso que eu havia comprado em 2016. A decisão de comprar o curso do Estratégia foi super acertada.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Elaine: Eu segui as orientações dos professores e coaches do Estratégia. Assisti muitos vídeos deles, anotava as recomendações, às vezes assistia mais de uma vez. Ciclos de estudos, revisões, questões, disciplina, disciplina e disciplina. Eles são sensacionais! Além disso, vale mencionar as inúmeras dicas que eles passam no meio das aulas, como por exemplo, que não é tão interessante fazer resumos, pois leva muito tempo para ficarem prontos. Não fiz resumos seguindo a orientação deles.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Elaine: Eu tinha dificuldade em Informática e Raciocínio Lógico. Eu desconhecia as matérias de direito, pois não havia nenhuma relação com o meu curso de formação – Fisioterapia.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Elaine: Na véspera da prova fui presenteada com uma excelente revisão de véspera feita pelo Estratégia. Assisti todas as aulas. Peço, inclusive, que leve ao conhecimento de quem decide realizar essas revisões que elas são fantásticas. E os professores são super dedicados e empenham-se muito para elevar o nível de conhecimento aproveitando até o último minuto.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Elaine: Eu tive a redação e só fui bem graças à preparação com o Professor Raphael Reis. Eu tinha muita dificuldade para escrever. Fiz o curso Ciências Humanas para Redação, além do curso de redação no pacote. A minha nota foi 8,50. Foi marcante, pois fui me moldando conforme as orientações dele e deu tudo certo.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Elaine: Acertos: Manter o padrão de 3,5 horas líquidas diárias, em média, seguir ao máximo o ciclo de estudos, fazer questões, revisar.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Elaine: A disciplina. Manter o foco e não deixar as outras coisas atrapalharem os estudos.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Elaine: Assim como Deus me abençoou ao passar nos outros concursos, eu mantive a confiança de que iria acontecer de novo. Eu só precisava fazer a minha parte direitinho. Quem me ensinou a fazer a minha parte do jeito correto nesses tempos de tanta concorrência foi o Estratégia. E sou muito agradecida!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Elaine: Tenha certeza de que é possível superar-se sempre. Há um preço a pagar, através do esforço e disciplina, mas vale muito a pena. Prepare-se com o Estratégia: o material é suficiente, os professores são ótimos e o ensino também abrange como estudar: fazer o certo da forma certa. E estude até passar. Não desista, pois você pode estar bem mais perto do que imagina!
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]
Abraços,
Thaís Mendes