Aprovado em 1º lugar no concurso da Prefeitura de Recife (SMS Recife)
“Sou casado e estava com uma bebê de 2 anos, morava em casa simples, com esposa e filha. Minha preparação foi rápida (apenas 2 meses), em cima do edital, então fiz um cadastro para o Corujinha Social e obtive êxito. Fizeram um super desconto para que eu pudesse adquirir a Assinatura Ilimitada. Se puder, queria agradecer muito a todos que participaram desta iniciativa social do Estratégia. A eles a minha gratidão eterna!”
Confira nossa entrevista com Min Fu Nascimento Huang, aprovado em 1º lugar no concurso da Prefeitura de Recife (SMS Recife) no cargo de Químico:
Estratégia Concursos: Olá! Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Qual sua idade? De onde você é? Qual sua formação?
Min Fu Nascimento Huang: Olá, meu nome e Min Fu Nascimento Huang, sou descendente de pai chinês e mãe brasileira. Tenho 31 anos e estudei a vida toda em escola pública e Universidade também, sou formado em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Min Fu: Acho que foi meio no desespero, estava desempregado com mulher e filho para criar. Minha renda principal era uma bolsa da CAPES que estava prestes a acabar (6 meses) e também não estava conseguindo emprego na rede privada.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Min Fu: Nossa! Muita pressão nesta época, estava literalmente com a corda no pescoço. Neste período estava cursando o último ano de doutorado na área de química orgânica e trabalhava meio que informalmente com vendas. Juntando tudo, tinha mês que fechava no vermelho, imagine faltando 6 meses para ter metade da renda cortada. Da pra ver que pressão não é desculpa para não estudar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Min Fu: Não fiz nada muito radical, segui uma rotina de duas a quatro horas de estudo por dia.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Min Fu: Sou casado e estava com uma bebê de 2 anos, morava em casa simples, com esposa e filha. Minha preparação foi rápida (apenas 2 meses), em cima do edital, então fiz um cadastro para o Corujinha Social e obtive êxito. Fizeram um super desconto para que eu pudesse adquirir a Assinatura Ilimitada. Se puder, queria agradecer muito a todos que participaram desta iniciativa social do Estratégia. A eles a minha gratidão eterna!
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo.
Min Fu: Sim, com certeza vale! Ter meu nome em primeiro lugar mudou totalmente, tanto a forma como eu me olhava, como de todos a minha volta que agora entendem e aceitam minhas escolhas. Estou sim na busca de um concurso federal, penso em algo como perito químico ou áreas policiais, estarei na luta pelas primeiras colocações da PF e PRF.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Min Fu: Fiquei sabendo do concurso por um amigo, a área da saúde nunca foi minha praia, só tinha base de português e química, todos os outros tópicos do edital foi na base dos PDFs do Estratégia Concursos.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Min Fu: Cheguei sim, é sempre bom manter as matérias básicas em dia. Mas, confesso que não fui muito disciplinado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Min Fu: Um amigo meu passou na PRF e imagina onde ele fez sua preparação?
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Min Fu: Usava PDF impresso e vídeo aula para descansar. Só utilizei o matérial do Estratégia.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Min Fu: Sem querer ser puxa saco, mas fiz o que o material manda. Até mesmo nas vídeo aulas, os professores falam o que deve ser feito: plano de estudo organizado, exercícios e resumos (eles até nos dizem que só a aula não basta).
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Min Fu: Basicamente, tinha dificuldade em todas as matérias. Sai da área de perito criminal e fui fazer um concurso na área da saúde pública. Só sabia química, o resto tive que aprender em cima da hora.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Min Fu: Foram dias de estudo intensivo em cima dos resumos, não cheguei a fechar meu plano de estudos, mas consegui ZERAR o edital.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Min Fu: O erro principal foi não ter seguido o meu plano de estudos. Sei que obtive êxito, mas poderia ter ficado quilômetros de distância na frente se tivesse seguido este plano. Os maiores acertos foram seguir os PDFs, ter conseguido ZERAR o edital e também ter estudado com o melhor material.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, o que te motivava a seguir em frente??
Min Fu: Acho que não tive a opção de parar.
Estratégia: Qual foi a sensação ao ver seu nome na lista de aprovados?
Min Fu: Nossa, foi fantástico, uma mudança incrível!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Min Fu: Algo que diria para mim há 2 anos atrás é: Não repita os mesmos erros que já cometeu (sei que todo concurseiro sabe os erros que comete). Para aqueles que estão começando agora, é importante dizer que é possível sim passar de primeira, e se não for de primeira, será numa próxima, basta não desistir!