Aprovada em 41° lugar no concurso da SME-SP para o cargo de Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Educação Física
Concursos Públicos
“Meu conselho é primeiro obter material de ótima qualidade. Aprendi que isso faz muita diferença. Só a partir daí, você pode montar a estratégia de estudo que melhor se adeque a sua realidade […]”
Confira nossa entrevista com Ivanilde Oliveira Macedo, aprovada em 41° lugar no concurso da SME-SP para o cargo de Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Educação Física:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ivanilde Oliveira Macedo: Sou licenciada em Educação Física há 24 anos, tenho 47, nascida na cidade de São Paulo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ivanilde: Eu era personal trainer e estava insatisfeita com a instabilidade que a profissão estava passando, após o colapso mundial provocado pela crise do subprime, em 2008, que começou nos EUA. A partir daí, resolvi investir em concursos na área da educação física escolar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ivanilde: Eu trabalhava e estudava. Todo o horário vago era utilizado para estudos. Usava as videoaulas nos momentos em que não era possível fazer leitura dos materiais (no ônibus, nas caminhadas, nos afazeres domésticos). Quando havia a possibilidade, eu utilizava os PDFs.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ivanilde: Já passei em 6:
*Diadema- entre 2008 e 2010, mais ou menos (educação) entre os 40 primeiros. Não fui convocada para tomar posse.
*Barueri (não me recordo o ano. Entre 2006 e 2009), entre os 40 primeiros. Não fui convocada para tomar posse.
*Ferraz de Vasconcelos 2010 (educação) na 26@ posição. Fui convocada para assumir o cargo, mas declinei.
* Estado de São Paulo (educação) 2010. Não me lembro a posição. Tomei posse em 2011 e estou no cargo até hoje.
* Estado de São Paulo (educação) 2014. 84@ posição. Fui convocada para tomar posse, mas declinei.
*Prefeitura de São Paulo (2023) aguardando para tomar posse.
Sim, pretendo continuar estudando, inclusive em áreas fora da educação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ivanilde: Quando estou me preparando para algum concurso, costumo diminuir bastante a minha vida social. Mantenho inalterada apenas a rotina de atividades físicas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Ivanilde: Sim, entenderam. O apoio veio através da paciência em entender que teriam que se virar sem mim, em vários momentos, já que estava estudando nas ocasiões em que não estava no trabalho.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ivanilde: Estudei por volta de 6 meses (3 meses antes do edital e 3 meses pós edital). Para manter a disciplina, eu dizia para mim mesma que outra oportunidade poderia demorar muitos anos, já que o último concurso foi há 7 anos, então o momento de se dedicar era aquele.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ivanilde: Minha preparação foi totalmente online. Lancei mão de tudo que estava ao meu alcance: PDFs, videoaulas, livros, resumos…
A principal vantagem de estudar online, era a liberdade de fazer o meu horário, além de poder estudar com o material que mais me agradava.
A principal desvantagem é que a todo momento, eu perdia o foco, tinha que ficar lutando para manter a disciplina.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ivanilde: Através de propagandas do YouTube e Google.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Ivanilde: Antes de estudar com o Estratégia, eu sentia que os cursinhos não eram tão objetivos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Ivanilde: Senti muita diferença sim. Achei as aulas muito objetivas, professores muito seguros do que estavam falando, principalmente na parte específica. Até hoje, eu nunca tinha encontrado um profissional que ministrasse uma aula específica tão satisfatória.
O material que mais fez a diferença pra mim, foi a videoaula, já que muitas vezes, eu não podia sentar para fazer alguma leitura. Mas eu também adorei os PDFs.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ivanilde: Eu estudava 3 matérias por dia. Por volta de 4 horas líquidas por dia (mais ou menos)
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ivanilde: Minhas revisões eram através de resumos, simulados e confecções de mapas mentais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ivanilde: Para minha preparação, foi muito importante, pois a fixação do conteúdo, ocorria depois de fazer uma série de exercícios. Não posso dizer quantas questões resolvi, mas eu me preocupava em resolver pelo menos 5 questões todos os dias.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ivanilde: A maior dificuldade era em toda a parte específica. Depois que tive aula com os professores do estratégia, todas as minhas dificuldades foram superadas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ivanilde: Na semana da prova, resolvi muito mais questões e fiz vários simulados, além dos mapas mentais que fizeram muita diferença pra mim. No dia pré-prova eu descansei.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Ivanilde: Para me preparar, fiz várias redações, usando todas as matérias que poderiam ser temas, no dia do concurso. Deu certo, porque naquele momento, me senti muito segura para desenvolver as minhas ideias.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ivanilde: O principal erro foi dispensar meu tempo em disciplinas que não tinham tanta importância.
Meu principal acerto foi fazer muitas redações, que eram o meu ponto fraco. Eu sempre era barrada nas redações. Essa estratégia me rendeu bons frutos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ivanilde: Pensei em desistir na reta final. Estava esgotada. Mas o que me fez continuar foi tudo o que tinha feito e investido até aquele momento. E eu pensava muito no quanto busquei me efetivar nesse concurso em especial.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ivanilde: Meu conselho é primeiro obter material de ótima qualidade. Aprendi que isso faz muita diferença. Só a partir daí, você pode montar a estratégia de estudo que melhor se adeque a sua realidade. E por último, sempre pense em você, tomando posse em seu tão sonhado cargo. Certamente, não há elemento mais poderoso para motivar as pessoas.