“Sua hora vai chegar, construa seu castelo tijolinho por tijolinho, encontre seu método de estudo, aquele que você se adapta e tenha constância, a fila do concurso tá sempre andando, uma hora sua senha é chamada.”
Confira nossa entrevista com Thaisa Larissa Araujo, aprovada em 01° lugar no concurso SESACRE para Assistente Social – Acrelândia (AC):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thaisa Larissa Araujo: Sou formada em Serviço Social, tenho 36 anos e Sou de Rio Branco (AC).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thaisa: Eu trabalhei por 12 anos como assessora parlamentar, quando meu chefe não foi reeleito, eu fiquei sem emprego e decidi começar a estudar pra concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thaisa: Não trabalhava fora de casa. Sou mãe e na época cuidava sozinha da casa e produzia e vendia materiais de alfabetização, então conciliava os estudos com tudo isso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Thaisa: Minha primeira aprovação foi no Concurso do BASA fiquei em 12º lugar , fui aprovada no concurso do SESC da minha cidade para o cargo de Assistente Social em 8º lugar e, agora, o da SESACRE em primeiro lugar. Bom, eu tenho dois sonhos de concurso, TSE ou SENADO FEDERAL, pretendo sim continuar estudando com mais calma, agora.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Thaisa: Comecei meus estudos há 8 anos, estudava pra TRE e eu era bem bitolada, engordei muito, fiquei bem depressiva porque se eu não estava estudando eu ficava pilhada. Há 3 anos os concursos do TRE foram suspensos e em seguida veio a pandemia e fiquei perdida, parei de estudar pra concurso e iniciei outra faculdade, tinha decidido mesmo parar de estudar pra concurso. No início do ano, me inscrevi no concurso do ISE- ACRE para assistente social, não estudei nada e fiquei há 2 pontos da nota de corte, isso me deu um ânimo gigante pra voltar. O concurso da SESACRE estava previsto, dai decidi me jogar, ficava com as crianças e cuidando da casa durante o dia e a noite eu estudava. Quando edital saiu, toda hora que tinha livre eu estudava, basicamente a noite e aos fds, foco total mesmo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Thaisa: Sim, estou separada há pouco mais de 4 meses, mas Fernando, durante toda minha jornada foi a pessoa que mais me incentivou, seguidos dos meus irmãos, minha mãe, minha sogra e meus cunhados. Minha cunhada, especificamente para o concurso da SESACRE, sem dúvidas foi a que mais me incentivou, não me deixando desistir. E óbvio que minhas amigas Brocadeiras (conheci todas na preparação dos concursos, dividíamos hotel quando viajávamos pra fazer prova, nos falamos diariamente ,viramos irmãs de vida mesmo, sem dúvida são um suporte que eu nunca esquecerei na vida).
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thaisa: Estudei durante 7 meses. Quando saiu o edital foi a época que me separei, então, minha motivação/disciplina era essa, precisava muito desse emprego e da minha estabilidade financeira.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thaisa: Basicamente aula online, através do cursinho, daí montei meu caderno baseado nas aulas que via e muitas questões. Quando saiu o edital, fiz um curso reta final da minha cidade, me ajudou demais também. A vantagem do online é que ele está sempre disponível pra você né, e as novas ferramentas do site do estratégia estão sensacionais, baixar aula pra ver a hora que quiser e aonde estiver, acelerar, a aula copilada, enfim , está sensacional. A única desvantagem pra mim que estudava em casa é que toda hora eu escutava meu filho falando, ou me chamando e morria de vontade de ir atende-lo kkk e querendo ou não dispersava a minha atenção.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thaisa: Quem não conhece o estratégia, não estuda pra concurso kkk.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thaisa: Eu sempre fui muito bem na matéria específica do meu cargo, o que sempre me derrubou foi português. Esse curso que adquiri, voltado pra minha banca foi meu divisor de águas. A adriana, salvou minha vida e me ensinou de verdade o português. Fez toda diferença nessa minha aprovação. O material e as aulas dela, são o beabá mesmo, é como se pegassem mesmo sua cabeça e abrissem .Como disse na resposta anterior, as novas ferramentas facilitam muito nossa vida. A vantagem de poder acelerar as aulas, o material copilado, os mapas mentais, usei tudo, e foi imprescindível para minha aprovação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thaisa: Montei baseado na minha rotina. Estudava 1, no máximo 2 matérias por dia. Estudava em torno de 3 horas líquidas dias durante a semana e fds em torno de 6 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thaisa: Para esse concurso especificamente, minhas revisões eram feitas através de questões. Resolvia questões e anotava as que errava em um caderninho de erros. Esse caderninho eu lia durante todo dia, mesmo quando não estava oficialmente sentada estudando.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Thaisa: Como disse anteriormente, minhas revisões para esse concurso especificamente foram feitas através de questões. Fazia 30 questões até sair o edital. Quando o edital saiu, eu fazia de 50 a 70. Meu material de pós edital era basicamente esse: As questões e meu caderno de erros. E sem dúvidas foi um dos meu diferencias para aprovação, você consegue ver suas fragilidades na matéria, consegue se familiarizar com a banca do seu concurso, enfim, a única coisa que deve tá presente em toda rotina de estudos, independente do método que você escolher, são as questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thaisa: Português, sem dúvidas. E , não tem mistério, vi muita aula da adriana e fiz muitasss questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thaisa: Eu dei uma intensificada nas questões, ia pro cursinho que estava fazendo na minha cidade e no dia que antecedeu a prova, fiz o aulão de véspera desse cursinho que estava frequentando.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Thaisa: Elenquei alguns temas que estavam sendo comentados na mídia e redigia textos, tentava fazer de 2 a 3 por semana. O professor do cursinho que fiz na cidade também deu algumas ideias de temas que poderiam cair, daí eu pesquisava sobre e depois redigia meu texto.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thaisa: Acredito que meu principal erro era não fazer questões, eu não fazia porque quando errava eu ficava mal por ter errado e achava que era burra e nunca passaria. Criei uma espécie de trauma mesmo com questões. Venci só nesse último concurso, fiz muitasss questões mesmo. Acredito que meu principal acerto foi ter reconhecido minha dificuldade de não fazer questões e ter mudado isso. A gente se familiariza mesmo com a banca do nosso concurso, senti uma diferença enorme para os outros concursos que fiz.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thaisa: Eu desisti por um período, fiquei 3 anos sem estudar. Porém, vi que meu lugar era no serviço público, eu não me via fazendo outra coisa. Minha principal motivação para voltar foi a estabilidade mesmo e óbvio que o financeiro.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thaisa: É tão batido o que vou falar mas é o conselho que eu daria pra mim: NÃO DESISTA. Sua hora vai chegar, construa seu castelo tijolinho por tijolinho, encontre seu método de estudo, aquele que você se adapta e tenha constância, a fila do concurso tá sempre andando, uma hora sua senha é chamada.