Aprovada no concurso do SERPRO para o cargo de Analista - Especialização: Tecnologia
Concursos Públicos
” Não se engane ao estudar, o tempo é ouro e muitos apps hoje nos tiram a atenção e tempo. Precisamos ter foco para não nos perdemos pelo caminho.”
Confira nossa entrevista com Rivania de Sousa Barros da Silva, aprovada no concurso do SERPRO para o cargo de Analista – Especialização: Tecnologia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rivania de Sousa Barros da Silva: Formação: Tecnólogo em sistemas para Internet (IFPB-2013) – Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação (IFPB-2022).
Idade: 41 anos.
Cidade Natal: Patos-PB.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rivania: Sempre achei interessante a estabilidade, foi isso que me levou a estudar para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Rivania: No primeiro concurso que passei eu só estudava, hoje trabalho e estudo. Não é fácil conciliar, mas é preciso se tivermos um objetivo. Trabalho até 13h e depois tenho um tempo, de segunda a sexta, para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Rivania: Fui aprovada no concurso do DETRAN-PB, Analista de sistemas, 2º lugar PcD -2013. Foi ótimo não ter ficado em primeiro lugar porque eu não tinha concluído a faculdade ainda, assim, pude pedir colação de grau extemporânea, concluir o meu curso para, só então, tomar posse.
Pretendo continuar estudando e fazer os próximos concurso para TI.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Rivania: Minha vida social sempre foi frequentar a igreja. Não era de sair muito.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Rivania: Tenho um irmão, que já foi concurseiro, que sempre me incentivou a estudar. Porém, alguns falam: “ah tu já passou num concurso, não precisa estudar mais para concurso”.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Rivania: Já fazia muito tempo que não estudava para concurso (2013), estava muito enferrujada. Fiz o Concurso do Senado Federal (2022) e por três questões nas disciplinas gerais não consegui passar. Isso me fez ver que com um pouco de dedicação eu poderia passar por um concurso bom. Daí, o concurso da câmara dos deputados tinha sido autorizado. Fiquei fascinada pela possibilidade de poder estudar e tentar mais uma vez. Procurei o Estratégia para me ajudar com o material. O tempo de preparo não foi suficiente para passar na Câmara, mas foi para passar no SERPRO.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rivania: Videoaulas e materiais em PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rivania: No Youtube. Pesquisando determinada aula/assunto encontrei diversas videoaulas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Rivania: As videoaulas com material atualizado me ajudaram muito depois que o edital da Câmara foi publicado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rivania: Estudava entre duas a duas horas e meia líquidas. Apesar de ter passado pelo SERPRO, eu estudava para a Câmara. Comecei em junho/2023 até dezembro/2023. Tentava estudar uma disciplina por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rivania: Costumava fazer simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rivania: Não lembro, pro final comecei a ver mais videoaulas, apesar de saber que resolução de questões me ajudava mais. Porém, como trabalho com uma tecnologia não muito usada no mercado, linguagem natural, e que micro serviços em nuvem, conteinerização, IA e outros são assuntos quentes do momento, estava aproveitando as videoaulas…
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rivania: É necessário bastante tempo para dominar muitos assuntos, o tempo disponibilizado era muito pouco, então, para o concurso do SERPRO foquei só em português e específicas. Já para a Câmara eu precisaria de mais tempo, tanto para as disciplinas gerais quanto para as específicas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rivania: Não estava focando no SERPRO, então foi normal.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rivania: Talvez eu devesse ter focado mais em resolução de exercícios no final, porém, como estava enferrujada, tinha muito assunto para rever e outros para aprender, assim, o que eu precisava era de muito tempo mesmo, não adiantava também fazer questões sem ter visto o assunto.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rivania: Sim. Trabalhar, cuidar de filho, casa e estudar é puxado…
Minha motivação é olhar para carteira vazia mesmo (rs).
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rivania: Não se engane ao estudar, o tempo é ouro e muitos apps hoje nos tiram a atenção e tempo. Precisamos ter foco para não nos perdemos pelo caminho.