
“Não desista, persista! Não espere a hora certa, o local organizado, silencioso e perfeito para estudar. Quando você começar a focar, nada em sua volta vai te atrapalhar.”
Confira nossa entrevista com Edirléa Alessandra Pereira Mas, aprovada no concurso SEPLAN RR para Analista de Planejamento e Orçamento – Especialidade Planejamento e Orçamento:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Edirléa Alessandra Pereira Mas: Sou Contadora, formada pela UFF, tenho 43 anos e natural do Rio de Janeiro. Casada e tenho uma filha linda de 4 anos, minha inspiração.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Edirléa: Como fiz uma pausa na minha carreira para me dedicar a maternidade e fiquei fora do mercado de trabalho em empresas privadas, achei melhor buscar uma estabilidade e também mais chances de transferência para acompanhar o marido militar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Edirléa: Sim, tenho uma empresa, então aproveitava cada minuto entre uma atividade e outra para me dedicar aos estudos. Nada fácil, mas valeu a pena.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Edirléa: Fui aprovada e não classificada.
2° lugar – auditor de UFAM
6° lugar – contador do IFPB
5° lugar – Docente IFPB
E alguns outros em outras colocações.
Pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Edirléa: Acredito que essa foi a parte mais difícil, pois as pessoas não entendem que cada minuto perdido poderia ser uma questão resolvida. Meu marido e minha mãe me apoiaram, eu não deixei de sair com eles e brincar com minha filha, mas tinha uma meta mínima de estudar 3 horas por dia, então mesmo quando saía, chegava em casa e estudava até de madrugada, aliás, a madrugada era onde eu mais “batia o ponto”. Quando todos dormiam, eu estudava. Muitas vezes na rua, nas festas… eu estava com o celular respondendo questões.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Edirléa: Acho que já respondi uma parte na pergunta anterior. Mas meu marido e minha mãe ficaram com minha filha a noite por várias vezes quando eu queria assistir as aulas gratuitas e ao vivo do Estratégia.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Edirléa: Na verdade eu estava focada em outro concurso e aí estudei para SEPLAN apenas no último mês antes da prova. Foi complicado, pois estava de mudança de Cidade, marido e filha de férias, viajamos, com visitas em casa e a prova logo após as festas de final de ano. Acredito que não foi minha preparação final que me aprovou e sim a continuidade do estudo ao longo dos 11 meses, desde que comecei. Fazendo questões nas filas, nos intervalos, aproveitando cada minuto, até mesmo nas férias que fomos para Disney, pois as longas filas dos brinquedos me deram oportunidade de fazer várias questões no aplicativo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Edirléa: Assisti muitas videoaulas e fiz muitas questões. PDF também me ajudou. Usava o material de acordo com a minha disponibilidade, quando tinha que sair levava o PDF impresso, quando estava com sono assistia videooaulas, e as questões também resolvia pelo celular. Em casa, quando tinha mais tempo, usava o PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Edirléa: Pela internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Edirléa: Estudei pelo concorrente também.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Edirléa: Gosto muito dos PDFs, bem completos e bem explicados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Edirléa: 2 matérias por dia e no dia seguinte fazia revisão do dia anterior.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Edirléa: Resolver questões é fundamental, ajuda na revisão e também para entender a banca. Algumas disciplinas eu pegava pelas questões e depois pegava o PDF.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Edirléa: Direito é o que me pega, mas com a Nelma Fontana e o Herbert Almeida fica tudo mais fácil.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Edirléa: Estudei muito. As matérias que eu mais tinha conhecimento apenas com questões, as outras eu peguei revisões de véspera.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Edirléa: Para minha sorte veio com um assunto que eu dominava. Mas treinar ajuda muito na escrita, não podemos contar com a sorte.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Edirléa: Acredito que definir metas diárias é fundamental na preparação. Não precisa esperar o momento certo e o lugar especial para estudar, basta definir a meta diária e buscar cumprir. Sempre coloquei em minha mente, melhor mal feito do que não feito. Mesmo nos dias complicados eu não deixava de cumprir as 3 horas. Minha meta era em horas ou em questões, cada hora tinha que resolver 15 a 20 questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Edirléa: Simmm, várias vezes, principalmente quando o resultado não vem. Mas minha família me motivou, pensava sempre em como seria melhor para todos nós.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Edirléa: Não desista, persista! Não espere a hora certa, o local organizado, silencioso e perfeito para estudar. Quando você começar a focar, nada em sua volta vai te atrapalhar.
O estudo vicia quando se torna constante. Utilize cada minuto, em vários momentos estamos na rua aguardando alguém ou algum atendimento, nesses minutos questões podem ser resolvidas e com isso você vai revisando a matéria. Usar essas oportunidades me ajudaram muito na fixação de conteúdo e na minha aprovação.