Aprovado em 1° lugar no concurso SEPLAD PA para Analista de Gestão Pública – Administração
Concursos Públicos
“Para você que está começando, o melhor conselho que posso dar é manter uma rotina de estudos, ter humildade e ter persistência, porque só não passa quem desiste.”
Confira a nossa entrevista com Tássio Guimarães Senger, aprovado em 1° lugar no concurso SEPLAD PA para Analista de Gestão Pública – Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Tássio Guimarães Senger: Olá! Sou Administrador formado pela Universidade Paulista (UNIP). Tenho 27 anos e sou natural de Moju/PA, cidade que fica localizada a mais ou menos duas horas e meia de Belém.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tássio: O diferencial de seguir a carreira pública é o fato de você possuir estabilidade, boa remuneração e plano de carreira. Porém, eu sempre busquei trabalhar com algo em que pudesse ter tempo para fazer muitas outras coisas (lazer, esporte, cultura, etc.), e, Graças a Deus, hoje eu posso desfrutar disso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Tássio: Como eu trabalhava pela parte da manhã, eu me dedicava aos estudos de tarde e de noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Tássio: Bom, depois que comecei a estudar de forma mais direcionada, colhi grandes resultados.
Fui aprovado em 1º lugar no concurso da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração do Pará (SEPLAD), para o cargo de Técnico em Gestão Pública, cargo este que, após a publicação da LEI Nº 9.568, de 2 de maio de 2022, conta com uma nova nomenclatura, sendo, portanto, Analista de Gestão Pública.
Fui aprovado em 2° lugar no concurso da Junta Comercial do Estado do Pará (JUCEPA) para o cargo de Técnico De Administração e Finanças.
O concurso da Procuradoria-Geral do Estado do Pará foi outro concurso em que consegui um grande resultado. Fui aprovado em 2° lugar para o cargo de Analista de Procuradoria, cargo este que me encontro investido hoje.
Sobre continuar estudando: conhecimento nunca é demais, ainda mais quando a gente pega esse “ritmo” nos estudos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Tássio: Durante minha preparação, foi bem difícil essa questão da vida social, eu saí poucas vezes. Perdi, inclusive, aniversários de amigos, almoço em família, passeios, etc.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Tássio: Sim! Minha família sempre me apoiou e acreditou muito que eu conseguiria alcançar esse sonho de ser aprovado no concurso público. Isso foi um diferencial na minha trajetória, porque tem dias que são difíceis, onde a vontade de desistir é enorme.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Tássio: Foram de 5 a 6 meses de preparação no último concurso. Como fiz para me manter motivado?! Eu não sei, mas sei que Deus sempre tem um propósito para as pessoas e quando é para acontecer, eu não tenho dúvidas de que é Ele que intercede.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Tássio: Depois que entendi que temos que escolher um cargo e montar um perfil, eu dediquei uns meses para assistir às aulas das matérias mais cobradas. No pós edital eu dedico todo o tempo em ler resumos, leis, PDFs e resolver muitas questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tássio: Por indicação de amigos. No YouTube eu acompanhava, ainda acompanho, as lives.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Tássio: Sim, é notável que os materiais em PDF trazem um grande diferencial para a nossa preparação, mas não só isso, como também a Trilha Estratégica e o Passo Estratégico, que nos ajudam, principalmente, na reta final.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Tássio: Quando eu estudava as videoaulas, montei um cronograma com duas matérias por dia. Já na preparação com edital aberto, eu estudava três matérias. Tanto nas aulas como lendo materiais, eu fazia até 6h líquidas de estudo.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Tássio: Minhas revisões sempre foram por questões, sempre questões relacionadas ao tópico a ser revisado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Tássio: Na minha opinião, fazer questões é o diferencial da aprovação. Não lembro o número certo, mas durante a minha preparação para os concursos que fui aprovado cheguei a fazer um pouco mais de 6.200 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Tássio: Para o concurso da JUCEPA tive dificuldade em Direito Empresarial, já no concurso da PGE foi em Direito Tributário. Mas assim, essa dificuldade veio pelo fato de não serem matérias recorrentes e eu não vinha estudando.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Tássio: Na semana do concurso diminuí o ritmo nos estudos e tentei cuidar um pouco mais da parte psicológica. Na véspera da prova eu procurei fazer atividades físicas, porque sempre tive dificuldade para dormir, e fazer isso me ajudava.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Tássio: Na discursiva, busquei conhecimentos de como me preparar, como montar uma discursiva para concursos. Depois comecei a escrever as discursivas de outros concursos, isso me ajudava a ter uma visão de como fazer.
Acho que o que se deve fazer durante a preparação para a discursiva é entender o perfil da banca e ver como ela vem cobrando isso nos últimos anos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Tássio: Meu principal erro foi querer aprender sozinho e dedicar todo meu tempo apenas com videoaulas. Meu maior acerto foi aprender a conciliar aulas e questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Tássio: Sim, muitas vezes. A cada reprovação parecia que não era capaz de conseguir ser aprovado.
Minha motivação sempre foi ver pessoas sendo aprovadas.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tássio: Para você que está começando, o melhor conselho que posso dar é manter uma rotina de estudos, ter humildade e ter persistência, porque só não passa quem desiste.