
“Persevere nos estudos e nunca deixe de escutar aquela voz interior que nos guia para nossos objetivos. A caminhada pode ser mais fácil para alguns, mais difícil para outros, mas a vitória sempre chega!”
Confira nossa entrevista com Karolinne Laissa Bitencort Salgado, aprovada em 49° lugar no concurso do Senado Federal para Técnico Legislativo – Policial Legislativo (CR):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Karolinne Laissa Bitencort Salgado: Sou natural de Belo Horizonte, residente em Brasília. Graduada em Direito/UFMG, pós-graduada em Direito Administrativo e em Políticas e Gestão em Segurança Pública. Cursei também um MBA em Meio Ambiente e Organizações. Tenho 34 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Karolinne: Estudo para concursos desde a faculdade. Já passei em alguns ao longo da minha história e, atualmente, sou investigadora da Polícia Civil do DF. Venho de uma família humilde, meu pai é carteiro e minha mãe dona de casa, porém, mesmo diante de todas as dificuldades, eles sempre garantiram que eu tivesse uma boa educação, já que esse seria o único meio para alcançar meus objetivos. Ainda por volta dos 11 anos passei pela minha primeira seleção quando entrei no Colégio Militar de Belo Horizonte e, desde lá, percebi que o caminho é árduo, as oportunidades escassas, então apenas com muito esforço é possível alcançar outros degraus, mas é sempre muito compensador.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Karolinne: Trabalho há bastante tempo. Quando estava no colégio ministrava aulas particulares, e assim que passei no vestibular comecei também a exercer meu primeiro cargo público, auxiliar de biblioteca em uma escola municipal. Desde essa época conciliava estudos, trabalho, ônibus cheios, estágios e uma rotina bem cansativa, mas acredito que foi aí que aprendi que lamentações não nos ajudam, na verdade as dificuldades me davam fôlego pra buscar o que eu queria. Em 2014 me mudei para Brasília, época em que tomei posse na PCDF, porém ao longo do tempo percebi que queria chegar a outros lugares. Fiz, então, um cronograma de estudos e o conciliava com o trabalho e afazeres domésticos. Mesmo nos dias em que imprevistos aconteciam, tentava compensar as horas de estudos ficando acordada até mais tarde, driblando o cansaço.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Karolinne: Meu primeiro cargo foi de auxiliar de biblioteca, depois assistente de procuradoria (PGM/BH), após, agente e escrivã da PCDF e agente da PRF (em relação às 3 últimas aprovações, como foram todas na mesma época, tomei posse apenas no cargo de agente da PCDF, onde estou até hoje). Pretendo continuar estudando! Quero investir na carreira acadêmica, mestrado e posterior doutorado, bem como nas carreiras jurídicas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Karolinne: Nunca fui muito de festas, talvez por ter uma rotina atribulada desde cedo minhas prioridades foram outras. Porém, aos finais de semana não abria mão do descanso e de passeios tranquilos com meu marido, como cinemas, restaurantse… Minha família e amigos mais próximos moram em BH, visito-os periodicamente em feriados prolongados e férias, quando aproveito para matar a saudade!
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Karolinne: Minha família sempre incentivou essa jornada, até porque era quase que a única forma de garantir um futuro melhor. Minhas amigas também torceram muito por meu sucesso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Karolinne: Já estava estudando, e ainda continuo, para outros concursos (delegado principalmente). Porém, o concurso do Senado trouxe diversas disciplinas que eu desconhecia, então resolvi investir desde a publicação do edital nessas matérias, sem esquecer de revisar aquelas que já dominava certo conhecimento. Para manter a disciplina estabeleço sempre um cronograma de acordo com o concurso que esteja em foco, buscando conciliar horas de estudo de doutrina, jurisprudência, legislação e exercícios.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Karolinne: Usei materiais em PDF, revisões e videoaulas. Com o anos percebi que o estudo com manuais toma muito tempo, por isso optei pelos resumos, mais objetivos e simplificados. As videoaulas ajudaram bastante a esclarecer pontos da matéria mais difíceis de serem compreendidos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Karolinne: Conheci o Estratégia há alguns anos por meio das redes sociais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu alguma diferença na sua preparação?
Karolinne: O que mais gosto no Estratégia são das videoaulas. Os professores são excelentes, objetivos e didáticos, tornando o estudo leve.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Karolinne: Estudo cerca de 6 horas por dia (1h30 de doutrina – 1 matéria, 1h de exercícios relacionados à matéria do dia, 2h30 de jurisprudência, 1h de lei seca).
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Karolinne: Principalmente por intermédio de exercícios.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Karolinne: Aproximadamente 1h do tempo diário de estudos é dedicada à resolução de exercícios. Essa prática ajuda a conhecer o perfil da banca examinadora e os assuntos que vêm sendo abordados com mais frequência.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Karolinne: No concurso do Senado as disciplinas que não eram relacionadas ao Direito certamente foram as mais desafiadoras. Levei em conta que possivelmente seriam difíceis também para os outros concorrentes, o que me fez estudá-las com mais afinco.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Karolinne: Durante a semana segui meu cronograma normalmente. Já no dia anterior assisti à revisão de véspera do Estratégia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Karolinne: Sempre gostei muito de ler e escrever. Tenho o hábito de incluir a leitura de 1 livro de literatura diversa em cada mês do ano. Isso me ajuda a relaxar e, ao mesmo tempo, aprimorar minha escrita.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Karolinne: Certamente meu principal acerto foi me manter resiliente, e o erro foi, e ainda é, desacreditar no meu potencial e comparar minha trajetória com a de outras pessoas, o que causou bastante ansiedade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Karolinne: Algumas vezes pensei, mas sei que ainda não cheguei onde quero e consigo alcançar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Karolinne: Persevere nos estudos e nunca deixe de escutar aquela voz interior que nos guia para nossos objetivos. A caminhada pode ser mais fácil para alguns, mais difícil para outros, mas a vitória sempre chega!