
“Cada passo é uma vitória, comemore cada conquista. Motive-se e sempre pense que um dia será você assinando o termo de posse que mudará a sua vida.”
Confira nossa entrevista com Leandro Guimarães Ribeiro, aprovado no concurso SEMSA Manaus para Enfermeiro Geral:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo(a). Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leandro Guimarães Ribeiro: Enfermeiro, 24 anos, Manaus-AM
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leandro: Eu vim de família humilde, que tinha que escolher entre comprar alimentos ou comprar uma roupa. Então, no fim da faculdade decidi que não queria continuar assim, queria mudar de vida e conseguir isso na área que escolhi.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Leandro: Trabalhava o dia todo e fazia faculdade pela noite. Apesar do cansaço, eu não deixei que ele me vencesse. Estudava nos fins de semana e colocava os assuntos da semana em dia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado(a)? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Leandro: Fui aprovado no concurso da EBSERH-UNIFAP de 2022, posição 107, mas como sou recém-formado e não tenho títulos acabei caindo para 170, porém ainda assim meu nome saiu na classificação final para ser convocado. Passei na SEMSA-Manaus 2022, posição 70, dentro das vagas. Continuarei estudando sempre, desde que comecei a estudar pra concurso eu decidi que estudar é pra sempre.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Leandro: Minha vida social era limitada, abdiquei saídas com amigos (não todas). De qualquer modo sempre fui caseiro, então meu melhor lazer era ficar em casa jogando vídeo game nas horas livres.
Estratégia: Você é casado(a)? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro(a)? De que forma?
Leandro: Eu moro com meu cônjuge, ele foi meu alicerce e me apoiou em toda a minha caminhada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Leandro: Estudei para a SEMSA desde 2019, comprei cursos on-line baratos pois não tinha aporte financeiro adequado. O que me fez manter a disciplina foi sempre pensar em um dia melhor, pensar em conquistar minhas coisas e ter qualidade de vida.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Leandro: Nunca tive condições de ir a aulas presenciais, sempre estudei por plataformas on-line.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leandro: Conheci no fim da minha faculdade, quando era estagiário e percebi a realidade do mundo. Usei o login de um amigo e de cara me encantei com a professora Adriana Figueiredo. Eu já tinha estudado português para concursos com outros professores, que me deram uma base sólida, mas com a Adriana eu vi que tinha um nível hardcore de português e eu ainda não estava naquele nível.
Então eu usei e abusei das aulas dela, do prof. Thallius no youtube, gratuitas, pois não tinha condições de comprar sozinho o plano do Estratégia. Mas vocês são tão maravilhosos que as aulas gratuitas me fizeram chegar lá, me fizeram ser concursado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Leandro: Eu já consegui estudar de 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00. Parece louco, pois existem relatos que falam que você não absorve nada, mas eu sempre me senti bem estudando assim e sempre aprendia. Eu estudava assim quando fui demitido. Enquanto trabalhava, estudava de 2 a 3h líquidas por noite, somente fazendo revisão de assuntos anteriores, teoria de assunto novo e questão. Sempre estudei 1 matéria por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Leandro: Resumos, muitas questões e simulados no fim de semana.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Leandro: Fiz 3.587 questões até o concurso que me deu a aprovação. Sem dúvidas, resolver questões e conhecer a banca te coloca em outro patamar.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Leandro: Tive dificuldade em raciocínio logico, superei criando um método de sempre fazer 5 questões de cada assunto que é cobrado nos fins de semana, além da revisão.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leandro: Estudei somente por questões, teoria só no que sentia dificuldade. No dia antecedente à prova fiz um simulado geral e a partir das 18h descansei e me dei lazer, para fazer a prova dia seguinte relaxado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leandro: Os erros existem até hoje, porém o método é sempre pensar no motivo do erro e achar a solução.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Leandro: Várias vezes pensei em desistir, chorei muito. Mas sempre procurava me acalmar, pensava que um dia eu estaria comprando meu carro, minha casa, que eu só precisava persistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leandro: Sempre o desespero irá bater, a desesperança e a vontade de desistir chegará, mas pense no quanto você batalhou, o que você abdicou para chegar aonde já chegou. Cada passo é uma vitória, comemore cada conquista. Motive-se e sempre pense que um dia será você assinando o termo de posse que mudará a sua vida.