Aprovado em 13° lugar no concurso SEMAS-PA para o cargo de Assistente Administrativo
Concursos Públicos
“Perseverança seria a palavra-chave deste conselho. Foque em uma área de estudo e um cargo do órgão dos seus sonhos e depois lute por isso, persevere, aplique metas pessoais, como passar em um concurso de nível médio, conseguir estabilidade, e depois passar em um concurso de nível superior […]”
Confira nossa entrevista com Luã Charles Maia, aprovado em 13° lugar no concurso SEMAS-PA para o cargo de Assistente Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luã Charles Maia: Meu nome é Luã Charles Maia Ramos, 33 anos, natural de Ananindeua-PA. Sou graduado em Engenharia de Controle e Automação e, recentemente, em Tecnologia em Gestão Pública.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luã: Comecei a dedicar tempo de estudos para concursos quando resolvi mudar de área. Não atingi meus objetivos na engenharia, então resolvi buscar algo que fosse compatível com o meu perfil e o mundo dos concursos estava de portas abertas.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Luã: Sempre trabalhei e estudei. Antes de iniciar a segunda graduação tive a oportunidade de trabalhar na administração pública com vínculo temporário e a partir dessa experiência decidi iniciar outra graduação que somasse no sonho de ter um cargo público.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Luã: Semas-PA (13º) – Auxiliar Administrativo (Vínculo efetivo)
UEPA-PA (112º) – Agente Administrativo (Vínculo efetivo) – Cargo que exerço atualmente.
IBGE (2º) – Supervisor de Coleta e Qualidade (Vínculo temporário) – Cargo exercido por 1 ano 7 meses
IBGE (1º) – Analista Censitário (Vínculo temporário) – Cargo exercido por 10 meses
Estou no cadastro reserva em 3 concursos, pelo menos é o que eu recordo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luã: Minha vida social é muito voltada para a família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Luã: Graças a Deus minha família sempre apoiou meus estudos para concursos. Dando suporte dentro das possibilidades que temos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luã: No último concurso (SEMAS-PA) utilizei o conhecimento adquirido dos concursos anteriores. Como o trabalho de supervisor de coleta do IBGE demanda bastante dedicação, e também estava finalizando a graduação, não consegui organizar a minha rotina para esse concurso e fiz a prova com aquilo que já sabia.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luã: No início usei bastante as videoaulas, depois as deixei para as disciplinas que tive mais dificuldade e as demais disciplinas utilizei os PDFs.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luã: Através de um amigo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Luã: Os PDFs direcionam muito bem a preparação. Estudando eles com dedicação, consegui ver resultados satisfatórios.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luã: Errei muito durante o meu período de preparação e ainda cometo erros. Só que ao longo do tempo tentei diminuir esses erros por meio de uma adaptação da minha rotina de estudos para um formato flexível. Certa vez, vi algumas dicas dadas por um professor do Estratégia Concursos sobre ciclos de estudos e as utilizo até hoje. No ciclo estudo um ou duas disciplinas por dia, e tento girar pelos menos duas na semana. Em relação às horas líquidas, mínimo de uma hora e máximo de 4 horas durante o dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luã: Simulados, fiz alguns e recomendo, pois é uma forma de revisar todas as disciplinas antes das provas. Os resumos disponibilizados das aulas pelo Estratégia também ajudam bastante, personalizando-os conforme a trajetória de estudos faz toda a diferença.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luã: É fundamental a resolução de exercícios, afinal somente eles constroem artifícios para enfrentar as grandes e pequenas bancas de concursos. Acho que já fiz mais de 1000 questões em cada disciplina básica, como português, raciocínio lógico e informática.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luã: Português foi muito difícil no início, parei de estudar por um tempo e vi meu rendimento cair novamente, por isso deve ser constante os estudos, pois essa disciplina encontra-se no edital de quase todos os concursos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luã: Tento revisar poucas matérias, durmo cedo e evito alimentos que possam fazer mal a minha saúde.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luã: A dissertação é um diferencial e creio que sempre será. Não treinei tanto como gostaria, mas procuro usar as experiências acadêmicas e com concursos anteriores para fazer o melhor possível. Sei que posso desenvolver mais, mas fiquei muito feliz com os resultados mais recentes de provas discursivas que fiz. Aconselho a treinar, treinar e treinar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luã: Os erros, como já falei, podem ser minimizados, e esse é o objetivo do planejamento e execução da rotina de estudos. No início eu pensava que estudar muitas horas por dia faria com que eu passasse logo, e quando não executava de acordo com o planejado, chegava a frustração. Contudo, quando compreendi que a minha realidade deveria ser compreendida por mim, iniciei as adaptações necessárias, aí começou os acertos, consegui focar mais e dedicar minhas forças conforme o tempo que eu tinha disponível, tendo uma qualidade de estudos bem melhor.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luã: Várias vezes eu pensei em desistir. E a minha maior motivação é a minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luã: Perseverança seria a palavra-chave deste conselho. Foque em uma área de estudo e um cargo do órgão dos seus sonhos e depois lute por isso, persevere, aplique metas pessoais, como passar em um concurso de nível médio, conseguir estabilidade, e depois passar em um concurso de nível superior. Os erros e acertos têm que acontecer, porém tire proveito deles da melhor forma possível.