Aprovado em 3° lugar para Analista Ambiental - Agronomia no concurso SEMAD-GO
Concursos Públicos
“Pensei em desistir diversas vezes, principalmente nas primeiras reprovações, mais entendi que tem todo um processo até a aprovação.”
Confira nossa entrevista com Ricardo de Oliveira Mesquita, aprovado em 3° lugar no concurso SEMAD-GO para o cargo de Analista Ambiental – Agronomia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ricardo de Oliveira Mesquita: Tenho 27 anos, sou natural de Itapuranga – GO e tenho a formação técnica em técnico em agropecuário pelo Instituto Federal Goiano Campus Ceres e superior em Eng. Agronômica pela Faculdade Evangélica de Goianésia – GO.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ricardo: Venho de uma família muito humilde, então se eu quisesse ter uma melhor condição de vida eu teria que lutar por isso, e foi justamente através do concurso público que eu vi a oportunidade de um futuro melhor.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Ricardo: Apenas Trabalhava durante o dia. Sendo assim eu tinha a noite disponível para estudar para concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Ricardo: Fui aprovado no concurso da SANEAGO em 2017 (emprego atual) para o cargo de agente de sistemas na quinquagésima primeira colocação. Pretendo continuar estudando com foco nos concursos federais como por exemplo MAPA, IBAMA, FUNAI, etc.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Ricardo: Era bastante focado nos estudos de modo que de segunda a sábado era totalmente dedicado aos estudos e no domingo eu descansava, saia com amigos ou família, etc.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Ricardo: Sim. Aliás eles eram bem mais otimistas que eu. Sempre acreditaram que eu conseguiria, e isso me dava força para não desistir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Ricardo: Aproximadamente 5 meses, porém, tinha muito conteúdo em comum com o concurso do Ibama que aconteceu em 2021 e que eu havia estudado. Para manter a disciplina tive que me afastar um pouco das redes socias e aprender a falar “não” para diversas coisas que poderiam me distrair.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ricardo: Toda minha preparação foi feita pelos cursos disponíveis na plataforma online que o estratégia disponibiliza. Desde o começo eu sempre gostei mais de estudar pelos vídeos aulas e depois revisar com os resumos e muitas questões. Um ponto negativo das vídeos aulas é que você leva mais tempo para estudar as matérias, porém aprendi a ver as vídeos aulas aceleradas, 1,25x ou 1,5x , com isso levava menos tempo nos estudos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ricardo: Conheci o estratégia concursos através de buscas pela internet e dentro das várias plataformas disponíveis eu percebi que a que tinha uma melhor avaliação e maior números de aprovados era o estratégia, esse foi o motivo pela minha escolha.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Ricardo: Com toda certeza, percebi uma rápida evolução no aprendizado. Os materiais são feitos de acordo com o que realmente é importante para os concursos, sem enrolação. Uma ferramenta que gostei bastante foram os resumos e o site de questões, pois eu as usava para aprimorar o conhecimento na matéria e focar no assunto que mais caia nas provas
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ricardo: Com erros e acertos eu fui montando meu próprio plano de estudos até chegar no que seria o ideal pra mim. Estudava 3 matérias por dia em 4h.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ricardo: Minhas revisões eram feitas através dos resumos que a plataforma disponibilizava e através de muitas questões
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Ricardo: A resolução de questões além de ser uma ótima ferramenta de revisão nos mostra também quais os assuntos de cada matéria que mais cai nas provas de concurso. Durante minha trajetória eu resolvi aproximadamente 4 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Ricardo: Sempre tive muita dificuldade em português. Porém com muitas revisões, resolução de questões eu consegui melhorar bastante os índices de acerto
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ricardo: Na semana anterior á prova eu dediquei 100% nas revisões principalmente nos assuntos que eu ainda tinha uma certa dificuldade e também nas decorebas. No dia pré-prova eu apenas descansei e tentei controlar a ansiedade.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ricardo: Desde quando saiu o edital eu percebi que a prova discursiva seria de extrema importância, pois valeria 60 pontos. Sendo assim eu fazia de uma a duas discursivas por semana com assuntos que poderiam ser o tema da prova. Também tive ajuda do Prof. André rocha com correções e conselhos que foram de suma importância. Um conselho que eu dou é que se na sua prova for ter discursiva, então treine. Pois percebi que a maioria das pessoas focam muito na prova objetiva e meio que deixa a discursiva de lado, sendo que no final ela pode te eliminar do certame em alguns casos ou então fazer com que você caia colocações na classificação podendo ficar fora das vagas previstas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ricardo: Principais erros: não ter começado antes, tentar fazer aqueles resumos bonitinhos (perda de tempo), pois a plataforma já disponibiliza os resumos. Achar que eu não conseguiria (isso baixa nossa autoestima)
Principais acertos: não ter desistido, ser resiliente, ter foco
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ricardo: Pensei em desistir diversas vezes, principalmente nas primeiras reprovações, mais entendi que tem todo um processo até a aprovação. Uma coisa que me ajudou a não desistir foi ver as entrevistas de diversos aprovados com histórias parecidas com a minha.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ricardo: Principal conselho é que não desista. Como foi dito anteriormente, no mundo dos concursos existe todo um processo que para alguns pode levar mais ou menos tempo, mas o resultado costuma ser o mesmo que é a aprovação. Tenha foco, escolha uma área que você mais se identifique/tenha vontade de atuar e foca nela até passar. Tenha um plano de estudos, isso ajuda muito a você não ficar perdido no que estudar durante os dias. Faça revisões e resolvam muitas questões, isso é de extrema importância. Por último tenha em mente que primeiro se planta, depois se colhe… não inverta a ordem.