Aprovado em 5° lugar no concurso SEMAD-GO para o cargo de Analista Ambiental - Engenharia Florestal
Concursos Públicos
“O caminho não é fácil, por muitas vezes a vontade de desistir vem. Os erros fazem parte, principalmente no início. É importante não se comparar e tratar os estudos como um trabalho, com disciplina e seriedade. Por fim, estudar sempre valerá a pena!”
Confira nossa enrevista com Pablo Timóteo da Silva, aprovado em 5° lugar no concurso SEMAD-GO para o cargo de Analista Ambiental – Engenharia Florestal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Pablo Timóteo da Silva: Meu nome é Pablo Timóteo da Silva, sou formado em Engenharia Florestal, tenho 26 anos e sou natural de Combinado, uma cidadezinha com menos de 5 mil habitantes no interior do Tocantins.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Pablo: O serviço público sempre me chamou atenção, meu pai é servidor há quase 30 anos. Ao me formar me deparei com um mercado de trabalho bem diferente do que eu idealizava, tive um primeiro emprego ruim e isso me impulsionou a começar a estudar e me preparar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Pablo: Já tive momentos em que conciliei os estudos com trabalho e com um mestrado. Houve momentos muito difíceis e muito cansaço físico e mental, a conciliação nunca foi fácil, no entanto eu sempre tentei estudar um pouco, mesmo que pouco tempo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Pablo: Até o presente momento na Prefeitura Municipal de Cristalina (4º lugar) e agora, SEMAD GO (5º lugar). Pretendo continuar estudando sim, é só o começo da caminhada.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Pablo: Eu tento conciliar a vida social com os estudos, nem todo mundo entende o quão árduo é o caminho da preparação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Pablo: Meus pais e meu irmão sempre entenderam e sempre apoiaram, sempre incentivando a continuar no caminho outra forma de apoio importante foi a financeira, principalmente nos momentos em que estive desempregado, se não fosse pelo apoio eu não teria as condições mínimas de estudar e fazer provas. Já os amigos, alguns não entendem as renúncias necessárias durante a preparação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Pablo: Direcionado ao último eu me preparei cerca de 3 meses, vale ressaltar que como eu já estudo há um tempo para a área ambiental, quando o edital da SEMAD saiu bastou adicionar o conteúdo novo na rotina de estudos. Manter a disciplina era preciso quase que forçadamente, pois a prova estava muito próxima.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Pablo: Cursos em PDF e videoaulas. Os PDFs do Estratégia se sobressaem em questão de agilidade nos estudos, são muito bem montados, aceleram o processo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Pablo: Através das redes sociais.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Pablo: Usei sim, no entanto para a minha área (ambiental – engenharia florestal) outros cursos deixavam muito a desejar. Foi um divisor de águas pra mim, quando conheci o Estratégia com os professores Rosenval, André Rocha e a professora Monik Begname.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Pablo: Fiz muitos outros, mas só fui aprovado em um.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Pablo: Com certeza um diferencial é o cuidado com as aulas em PDF, ajuda muito. Outro diferencial no meu caso foram os professores da área ambiental do Estratégia.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Pablo: Quando comecei a entender melhor como estudar, comecei a dividir as matérias em ciclos menores, estudando uma média de 5 disciplinas ao dia. As horas liquidas variavam um pouco, ao longo da semana em torno de quatro horas, aos finais de semana o rendimento é um pouco melhor.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Pablo: Costumo fazer resumos sempre, pra mim é muito importante para fixação do conteúdo e posteriores revisões. Gosto de utilizar a resolução de questões (sempre lendo os comentários) como forma de revisar também.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Pablo: Extremamente importante, na fixação do conteúdo, no entendimento de como as bancas costumam abordar os assuntos. Não consigo lembrar quantas questões, mas foram muitas.
Estratégia: Em quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Pablo: Sempre tive um pouco de dificuldade em raciocínio logico, mas as aulas do professor Bruno são ótimas, tenho um pouco de dificuldade com informática também. É muito importante não se desesperar ou negligenciar as disciplinas em que a dificuldade é maior.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Pablo: Somente revisões por resumos e resolução de questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Pablo: Houve discursiva sim. Aconselho a iniciar a preparação para a discursiva o quanto antes, antigamente eu negligenciava um pouco a preparação para a discursiva e isso me custou algumas eliminações. Neste concurso em especifico a discursiva me colocou dentro, é muito importante praticar, entender as estruturas, conhecer os critérios de avaliação da banca.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Pablo: Os principais erros foram negligenciar a resolução de questões no início, negligenciar a preparação para a discursiva por achar que já sabia como elaborar uma redação. Não investir em ciclos de estudo no início da preparação. Os acertos foram o inverso, principalmente a preparação para a discursiva.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Pablo: Pensei várias vezes, nos momentos de cansaço extremo, nos momentos das decepções quando saíam os resultados. Mas o apoio da minha família e me lembrar do motivo que me fez começar a estudar me faziam desistir de desistir rsrsrs.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Pablo: O caminho não é fácil, por muitas vezes a vontade de desistir vem. Os erros fazem parte, principalmente no início. É importante não se comparar e tratar os estudos como um trabalho, com disciplina e seriedade. Por fim, estudar sempre valerá a pena!