Aprovada em 3° lugar para Analista Ambiental - Geoprocessamento no concurso SEMAD-GO
Concursos Públicos
“Estude por mais difícil que seja, sempre olhe seu ponto de partida, você com certeza não é o mesmo do início, além disso, quando você conseguir a sensação de alívio é enorme e você vai entender que tudo que aconteceu foi para te fazer crescer. Vai acontecer, acredite!”
Confira nossa entrevista com Raissa Daher Alves, aprovada em 3° lugar no concurso SEMAD-GO para o cargo de Analista Ambiental -Geoprocessamento/Cartografia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Raissa Daher Alves: Me chamo Raissa Daher Alves, tenho 26 anos e nasci em Aparecida de Goiânia e hoje moro em Goiânia. Ingressei no Geoprocessamento em 2014 e consegui formar em 2017 pelo IFG de Goiânia . Atualmente, estou finalizando a minha segunda graduação , Química Industrial também pelo IFG e tenho uma pós graduação
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Raissa: Em 2017 eu estagiava na Secretária de Planejamento e os servidores me incentivam muito a estudar para concursos e com a noticia de um possível edital para SEFAZ comecei a estudar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Raissa: Passei um período sem trabalhar , porém quando meus pais passaram por uma crise financeira não consegui ficar sem trabalho, logo, tinha que trabalhar e estudar, assim como faço hoje em dia. Para conciliar os dois, estabelecia uma meta de duas horas liquidas por dia, durante os dias úteis da semana e o que eu conseguisse estudar aos fins de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Raissa: Em 2017, consegui ficar classificada no TRF 7, para o cargo de técnico judiciário, porém era cadastro de reserva. Em 2021, consegui ser aprovada no DEPEN em 930 lugar, porém reprovei no TAF, faltou 150 metros para completar a corrida. Em 2023 na SEMAD como Analista de Geoprocessamento em 3º ougar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Raissa: Fiquei um bom tempo sem redes sociais e me privei de sair com amigos, essa rotina eu mantive nos três primeiros anos de estudo. Mas no decorrer dos anos seguintes de estudos fui conciliando melhor a vida social, porém ainda hoje me privo bastante, meus estudos sempre foram a minha prioridade.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Raissa: Foi difícil ter apoio principalmente da família, meus amigos e esposo entenderam mais que os demais, já fui chamada de folgada por optar por estudar. Meu pai sempre me cobrava emprego dizendo que são poucos os que conseguiam passar em concurso. Então, antes de casar eu sofri muito sem apoio.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Raissa: Em dezembro de 2022 fiquei sabendo desse concurso, comecei a estudar em Janeiro, assim que entrei de férias da faculdade aproveitei a oportunidade e estudei de janeiro a março. Eu trabalhava e quando chegava em casa agarrava nos estudos, o meu foco foi a vontade de mudar de vida, já que esse ano faço 27 anos e não aceitava mais a minha situação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Raissa: Sempre gostei de estudar por PDF, já tentei cursinho presencial, mas não conseguia ter um bom aproveitamento. A vantagem que sempre achei é a disponibilidade de horário para estudar de onde estiver e sinceramente não vejo desvantagem no curso online.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Raissa: Pelas aulas disponibilizadas no Youtube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Raissa: O Estratégia foi o primeiro que tive coragem de investir, antes eu usava as aulas de outros cursinhos disponibilizadas online gratuitamente. Não sei dizer sobre incômodo porque eram aulas pontuais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Raissa: O Estratégia fez toda diferença, pois ele me direcionou. Eu tinha pouco tempo e precisava de algo que me orientasse naquilo que realmente fosse necessário estudar, tanto que as matérias que eu estudei pelo curso consegui altas pontuações. As ferramentas que mais me ajudaram foram os PDFs, as questões e os mapas mentais, pois pelos mapas era possível fazer revisões durante meu expediente.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Raissa: Minha meta era estudar pelo menos duas matérias por dia, meu método era intercalar entre uma que eu tinha mais dificuldade e outra que eu tinha menos, por exemplo, legislação e história e geografia de Goiás. Durante a semana tentava duas horas líquidas, já no final de semana quatro horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Raissa: Gosto de revisar por questões, mas gostava de fazer meus resumos e pregar as folhas na parede. A cada dois dias eu lia as folhas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Raissa: No começo eu não via a importância das questões, mas com o tempo você vê o quanto é necessário consolidar o entendimento da teoria respondendo questões, sem isso não tem como você avaliar se está realmente aprendendo. Quando comecei a resolver em 2018 não tinha dinheiro, fazia simulados online e gratuitos, mas devo ter respondido mais de 20 mil questões desde o começo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Raissa: Tenho dificuldade em português e raciocínio lógico, mas fui superando com a resolução de questões e assistindo aulas .
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Raissa: Na semana que antecedeu só resolvi questões e fiz revisão com a minha experiência eu sei que se eu estudasse teoria ou tentasse aprender algo novo acabaria ficando nervosa. No dia pré-prova optei por não estudar e fui passear no parque.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Raissa: A redação foi o que me garantiu a vaga, já vinha estudando para Cespe UNB e tinha meus esqueletos de redação prontos, inclusive toda a minha preparação para concursos segui a Janaina Arruda, graças as aulas dela consegui aprender redação e consegui também a usar esqueletos que ela ensina e isso me ajudou a conseguir pontuação altas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Raissa: Meus principais erros no inicio foi estudar sem uma orientação, achava que era só assistir vídeos, não fazia redação e também não respondia questões. E meu principal acerto foi quando eu decidi parar de me comparar com os outros e comecei a ver que cada um tem uma história, a sua não é igual a de ninguém e isso diminuiu a cobrança que eu me colocava.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Raissa: Por algumas vezes eu pensei em desisti sim, principalmente , quando reprovei no TAF, mas logo me ergui , pois meu futuro só dependia de mim. Além disso, meu esposo é minha maior motivação, pois ele sempre acreditou em mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Raissa: Estude por mais difícil que seja, sempre olhe seu ponto de partida, você com certeza não é o mesmo do início, além disso, quando você conseguir a sensação de alívio é enorme e você vai entender que tudo que aconteceu foi para te fazer crescer. Vai acontecer, acredite!