Aprovada em 5° lugar para Analista Ambiental no concurso SEMAD-GO
Concursos Públicos
“Algum dia algo que parece tão distante será real e todo esforço e dedicação será recompensado por meio de uma conquista que te trará uma felicidade inimaginável.”
Confira nossa entrevista com Larissa Raymundo da Silva, aprovada em 5° lugar no concurso SEMAD-GO para o cargo de Analista Ambiental – Engenharia (Ambiental/Sanitária):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Larissa Raymundo da Silva: Sou de Uruaçu – GO, tenho 28 anos e sou formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Goiás.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Larissa: Meus pais sempre me incentivaram seguir a estudar e a ter como meta a aprovação em um concurso público. Ter uma estabilidade financeira é o meu objetivo, por isso decidi estudar para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Larissa: Sim, eu trabalhava e estudava. Como tinha uma carga horária de trabalho de 8 horas diárias, eu buscava estudar na parte da manhã, entre 5:30 e 07:30, antes do meu horário de trabalho. Além disso, sempre buscava aproveitar o horário de almoço e o final do dia para resolver questões. O fato de trabalhar na área para o qual eu prestei concurso ajudou muito. No trabalho eu lidava com muitas questões que foram abordadas no concurso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Larissa: Fui aprovada em 5° lugar para o cargo de analista ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Neste primeiro momento pretendo descansar um pouco dos estudos para concurso. Ainda não pesei nos próximos passos, mas continuar estudando para concurso é uma possibilidade.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Larissa: Eu considero que minha vida social era normal. Como Adventista do sétimo dia, eu reservava as horas do sábado para ter momento especiais de comunhão com Deus e para estreitar meus laços com meus amigos e familiares. Claro, tudo com equilíbrio. Em regra, eu sempre estudava nas tardes de domingo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Larissa: Sim. Meu noivo foi o primeiro que falou que eu iria ser aprovada neste concurso. Quando falei para ele que iria estudar para a prova da SEMAD ele falou: “você vai passar”. Minha família também sempre apoiou e torceu por mim.
A melhor forma de receber apoio é por meio da compreensão da ausência. Nem sempre eu podia estar em um domingo com minha família e amigos, na reta final do concurso tirei 20 dias de férias, mas esses 20 dias foram dedicados aos estudos. Ter o apoio e compreensão da família e amigos nestas situações de ausência é muito importante.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Larissa: Estudei desde a publicação do edital até a data da prova, cerca de 4 meses. Minha disciplina não foi constante durante todo tempo, até por que meu trabalho exigia muito de mim e as vezes eu estava bem cansada. Penso que o segredo é ter ânimo de retomar e ter em mente o seu propósito. Com o propósito firmado temos mais força e determinação para suportar o processo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Larissa: Eu utilizei a seguinte estratégia: quando era uma matéria que eu já tinha um certo conhecimento, sempre estudava por meio de PDF e resolvia as questões. Quando era uma matéria que eu não tinha tanto domínio eu assistia as videoaulas antes de resolver as questões.
Sempre que eu estava fazendo alguns deveres de casa eu colocava alguma vídeo de aula para revisar conteúdo. E sempre que eu tinha algum tempo livro (horário de almoço ou antes de dormir) eu utilizava os aplicativos de questões para resolver questões. O bom é ter essa diversidade de opção para estudar, vídeos, questões e PDF. Assim é possível utilizar o tipo de conteúdo que mais se adequava a minha rotina.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Larissa: Conheci o Estratégia pela internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Larissa: O diferencial do Estratégia é sempre fornecer material atualizado e oferecer todas as matérias para uma prova de concurso em um único curso (pacote).
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Larissa: Como já tinha uma base das matérias gerais, português, raciocínio lógico e administração pública, meu foco era fechar todo conteúdo específico e me atualizar quanto ao conteúdo de Geo E história de Goiás.
Sendo assim não tinha um plano super elaborado. Segui a sequência do conteúdo específico disponibilizado pela Estratégia.
Estuda cerca de 2h líquidas/dia. Na reta final tirei férias de 20 dias, assim eu conseguia estudar cerca de 8h líquida/dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Larissa: Eu fiz um resumo em um bloco de anotações que eu levava para TODOS os lugares. Sempre que podia, eu abria o bloco e revisava algum conteúdo. Respondi muitas questões. Na reta final eu respondia cerca de 80 questões por dia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Larissa: É imprescindível a resolução de questões. Alguns conteúdos que eu já dominava estuda só por meio de questões. Não tenho a mínima ideia de quantas questões resolvi nessa trajetória. Mas foram muitas, buscava responder todas as questões disponibilizadas nos PDF de cada conteúdo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Larissa: Tinha mais dificuldade em algumas legislações que tinham datas ou penas panas para decorar, como a Lei de Crimes Ambientais. A estratégia é rever o conteúdo até fixar. Revi as aulas deste conteúdo pelo menos umas 3 vezes.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Larissa: Na semana que antecedeu a prova foquei na resolução de questão. Nesta época eu havia voltado para o trabalho presencial (trabalhava e home office) então tinha um tempo menor para me dedicar aos estudos. Nesta época também aproveitei para ler Lei seca.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Larissa: Não fiz nada específico para prova discursiva. Quando eu identificava um conteúdo que eu achava que poderia ser cobrado na discursiva eu focava e fazia algumas anotações para tentar fixar o conteúdo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Larissa: Principal acerto: Resolver muitas questões.
Erros: Não me atentar a estrutura da redação especificada no edital, a banca tirou bastante pontos da minha discursiva por cauda da estrutura. Além disso foi um grande erro não assistir a revisão de véspera. Um dos conteúdos abordados na revisão foi solicitado na prova discursiva.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Larissa: Desisti desta prova em específico não. Eu fiquei bastante ansiosa e nervosa para esta prova. Com a ajuda de Deus e meus familiares obtive conforto e calma para fazer esta prova com tranquilidade.
Porém já pensei em desistir de estudar para concurso em geral. O que fez seguir nesse proposito foi a esperança de algum dia alcançar meus objetivos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Larissa: Não desista! Confie em Deus, busque o apoio de pessoas próximas de confiança.
As vezes parecer que esse sonho está muito distante, porém, mantenha firme no seu propósito. Algum dia algo que parece tão distante será real e todo esforço e dedicação será recompensado por meio de uma conquista que te trará uma felicidade inimaginável.