Aprovada em 8° lugar para Técnico Ambiental no concurso SEMAD -GO
Concursos Públicos
“Só depende de você, com determinação, persistência, paciência e foco é possível passar em um concurso público.”
Confira nossa entrevista com Kamila Teles de Almeida, aprovado em 8° lugar no concurso SEMAD -GO para o cargo de Técnico Ambiental:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Kamila Teles de Almeida: Tenho 28 anos, nasci em Iporá – Goiás e sou formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Goiás, campus da cidade de Goiânia, capital do estado.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Kamila: Para mim concursos públicos são excelentes oportunidades e, ainda na faculdade, eu já estudava e prestava algumas provas. Minha primeira aprovação aconteceu quando estava cursando minha graduação e como não pude tomar posse, solicitei para ir ao final da fila dos aprovados. Tudo correu bem, fui novamente convocada e desta vez, com todos os documentos necessários, tomei posse. Desde então, tenho estudado esporadicamente para concursos da área ambiental.
Um fator muito importante que me fez começar a estudar foi entender que a aprovação em um concurso público dependia somente de mim, da minha dedicação e do meu conhecimento.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Kamila: Sim, durante os estudos para a SEMAD-GO eu trabalhava e estudava. Trabalho em órgão público, então tenho que cumprir o horário das 8 h as 17:30 h, e estudava no período da noite, por volta das 19:30 h até as 23 h e aos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Kamila: Já fui aprovada em 4° lugar como Analista Ambiental da Prefeitura de Rio Verde, onde trabalho atualmente, e fiquei no cadastro reserva, em 8° lugar, para o cargo de fiscal do meio ambiente da Prefeitura de Senador Canedo.
Pretendo sim continuar estudando e buscando a aprovação em outros concursos públicos, principalmente em órgãos públicos federais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Kamila: Eu me dediquei bastante durante o tempo que eu tinha para estudar, que já era reduzido, então eu diminuí bastante as saídas, viagens e passeios, ia mesmo somente no que era extremamente importante, como aniversários e natal.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Kamila: Na medida do possível sim, mas sempre tinha aquela reclamação de que eu estava sumida e que só estudava.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Kamila: Eu comecei a estudar quando o edital saiu, em outubro de 2022, até a prova em março de 2023, o que deu aproximadamente 5 meses de estudo direcionado ao concurso da SEMAD-GO.
Quanto a manter a disciplina, eu não tenho muita dificuldade, pois entendo a importância de uma boa preparação. O que atrapalhava de vez em quando era o cansaço, aí quando percebia que estava muito cansada me dava esse tempo pra descansar e recuperar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Kamila: Eu utilizei principalmente as videoaulas e o sistema de questões do Estratégia Concursos. E complementei fazendo resumos e mapas mentais das videoaulas e com a leitura das leis.
Eu vejo que a principal desvantagem das videoaulas é que é necessário mais tempo, no entanto eu gosto muito de estudar por elas, pois acho a didática dos professores ótima, o que prende minha atenção e me ajuda a estudar por mais tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Kamila: Através da rede social e de amigos que são alunos de vocês também.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Kamila: Sim, cheguei a comprar materiais de outros cursinhos online. No entanto, não me identifiquei com a didática dos professores.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Kamila: Na época não fui fazer o concurso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Kamila: A principal diferença que percebi na minha preparação foi a maior resolução de questões, devido ao uso do sistema de questões do Estratégia Concursos, pois esse sistema é muito prático, fácil de usar e com um enorme banco de questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Kamila: Procurava estudar duas matérias por dia, dentro do meu horário de 4 horas líquidas, e aos finais de semana focava mais nos conhecimentos específicos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Kamila: Fazia minhas revisões através de resumos e questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Kamila: Imensa, pois é através da resolução de questões que conseguimos mensurar o que estamos aprendendo da matéria. E outro ponto relevante, é visualizar como a banca cobra os conteúdos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Kamila: Acho que Raciocínio Lógico foi meu maior desafio, pois foi a primeira vez que estudei de verdade. Eu até tentei acelerar os estudos pelos PDFs, mas não consegui, o que me ajudou mesmo foram as aulas do Professor Bruno. As videoaulas estavam bem explicadas e a didática dele é maravilhosa, por mim ficava o dia todo assistindo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Kamila: Eu continuei estudando o que faltava e fazendo as revisões com meus resumos, até o momento de entrar para o local de prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Kamila: Não me preparei como deveria para a prova discursiva, acabei deixando esta etapa de lado para focar mais nos conteúdos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Kamila: Acho que os principais erros foram no planejamento e no estudo para a prova discursiva. E os principais acertos foram ter resolvido muitas questões e ter conseguido estudar grande parte do edital.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Kamila: Não. Não pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Kamila: Só depende de você, com determinação, persistência, paciência e foco é possível passar em um concurso público. E é uma conquista que vale a pena todas as provações que existem pelo caminho.