Aprovado em 1° lugar no concurso SEMACE-CE para o cargo de Gestor Ambiental
“Não desistir, não importa o número de reprovações ou a colocação final. Seu momento vai chegar, não importa o que digam, você e seu conhecimento vão chegar aonde vocês quiserem chegar. Acredita e estuda!”
Confira nossa entrevista com Luiz Rons Caula da Silva, aprovado em 1° lugar no concurso SEMACE-CE para o cargo de Gestor Ambiental:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luiz Rons Caula da Silva: Oi, sou o Luiz Rons. Sou formado em Ciências Ambientais pela UFC e também possuo mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC. Sou natural de Fortaleza/CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luiz: Além da vontade de ser estável e não precisar ter mais uma preocupação em ficar desempregado, minha decisão se deu principalmente pela minha vontade de mudar totalmente de vida e ajudar meus familiares, principalmente, meus avós, mãe e sobrinha. Além disso, sempre tive o sonho de ter minha casa e meu carro e hoje a melhor alternativa, na minha opinião de manter uma vida saudável e estável, é através do concurso público. Uma amiga também me incentivou a iniciar meus estudos, sempre serei grato a ela.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Luiz: Para esse concurso da Semace, sim. Atualmente sou servidor público, Fiscal Ambiental, no município de Cascavel/CE. Minha jornada semanal é de 40h, no qual trabalho das 8h às 17h (intervalo de almoço das 12h às 13h30min). Dessa forma, desde o lançamento do edital, comecei a acordar às 5h da manhã, para estudar deste horário até às 7h; também aproveitava 1h do horário de almoço e após o expediente estudava de 18h até as 22h. No total, tentava tirar pelo menos 5h líquidas diárias para os estudos pós edital.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Luiz:
- Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará – 1º lugar para Gestor Ambiental (ainda falta sair o resultado final)
- Prefeitura municipal de Cascavel/CE – 1º lugar Fiscal Ambiental
- Prefeitura Municipal do Crato/CE – 1º lugar Fiscal Ambiental
- Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) – 1º lugar Professor Meio Ambiente
- Prefeitura Municipal do Eusébio – 2º Lugar Cientista Ambiental
- Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (Codessul) – 4º Lugar para Fiscal de Licenciamento Ambiental
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/CE – 7º lugar Fiscal Ambiental
- Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – 54º lugar para Analista Ambiental
- Metrofor – Assistente Controlador de Movimento 95º lugar
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luiz: Antes do edital ser lançado, eu tinha uma vida social tranquila. Porém, após o lançamento do edital me dediquei completamente ao concurso, até no natal e no ano novo eu estudava. Decidi não viajar ou sair para focar no concurso.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Luiz: Sim, no início da minha vida de concurseiro meus amigos costumavam muito me chamar para sair. Mas nos meus últimos concursos eu tinha todo apoio deles e da minha família. Foi fundamental essa compreensão na minha aprovação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luiz: Iniciei meus estudos entre 2019/2020. Assim, como sempre estive focado para a área ambiental, posso dizer que estudo para esse concurso desde essa época. Todavia, de uma forma totalmente focada para o concurso da Semace, direcionei todo o meu tempo a partir de novembro/2022 a fevereiro/2023. Para manter a disciplina decidi fazer cronograma, separar o material de estudo, revisar diariamente, fazer meus próprios resumos, bem como resolver o máximo de questões possíveis. Quando estava cansado assistia videoaulas, mas não deixava de estudar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luiz: Estudo principalmente por PDF, resumos, revisões e lei seca. Videoaulas eu só assisto quando estou com dificuldade no assunto ou muito cansado. As principais vantagens do material impresso é que na minha opinião eu consigo aprender melhor e memorizar mais o conteúdo. As desvantagens eu percebo mais com videoaulas, pois para mim o conteúdo é mais esquecido facilmente.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luiz: Conheci por meio de uma amiga que estuda para concurso e ela me incentivou a fazer na época o concurso para o TJCE. Porém, antes dela citar o Estratégia, eu já tinha visto um pouco sobre a plataforma na internet, mas como antes dela me sugerir fazer o concurso do TJ eu não tinha interesse em concursos, então nunca tinha parado para saber mais sobre o Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Luiz: Poucos materiais conseguem ser tão diretos e objetivos como o Estratégia Concursos. Além disso, para a área ambiental, não é tão comum os cursinhos terem tantos materiais, e o estratégia consegue oferecer quase que o edital completo.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Luiz: Já fui aluno de outro curso. Com certeza também me ajudou, até porque todo conhecimento adquiro é bem-vindo. Fui aprovado no CR para o concurso de São Gonçalo do Amarante.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Luiz: O material do Estratégia é diferenciado. Eu utilizava principalmente o material gratuito, PDF, vídeos no Youtube, o aplicativo de questões, simulados. Com vocês senti mais confiança durante a realização das provas. Também tive o apoio do professor André Rocha para correção de discursivas que foi outro ponto fundamental na minha aprovação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luiz: Para esse concurso eu estudava pela manhã, antes do trabalho, durante o horário de almoço, e após o expediente de trabalho. Tentava pelo menos estudar cinco horas líquidas. No final de semana, batia essa meta. Com o lançamento do edital, estudava de domingo a domingo, até porque no final de semana eram os dias que eu tinha mais tempo livre.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luiz: Principalmente por resumos criados por mim mesmo, por resoluções de questões e comentários dos alunos. Também criei um grupo no Telegram que eu encaminhava todo conteúdo que eu achava “cara de prova” para ir fazendo revisões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luiz: Muito importante, porque faz você conhecer a essência da banca. Lembro que respondi todas as questões da IDECAN. Após isso, fui resolvendo questões de outras bancas. Não me recordo a quantidade de questões, mas só nesses 3 meses, com certeza, pelo menos 8 mil questões foram respondidas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luiz: Sem dúvidas, para o concurso da Semace, o conteúdo de geotecnologias. Doei mais parte do meu tempo para essa matéria, pois é um conteúdo mais delicado e que poderia cair nas provas discursivas. Então procurei fazer as provas passadas, voltadas para matérias de sensoriamento remoto, sistema de informação geográfica, geoprocessamento, além de resolver muitas questões e criar meus resumos para ficar revisando pelo menos semanalmente até a data da prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luiz: Eu costumo chamar essa semana de “revisão xeque-mate”, pois é a semana decisiva. Então, é uma semana de revisão de todo o conteúdo, tentando fechar o edital, mas sempre valorizando os pontos que mais caem nas provas de concursos. No dia de pré-prova, também assisti aulões de véspera, como o protagonizado pelo Estratégia Concursos, além de ler meus flashcards. Não acho que na véspera deva ter aquela “descansada” como alguns professores dizem, até porque nossa memória de curto prazo é frágil, então revisar até o último momento é fundamental para aprovação.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luiz: Tiveram duas questões discursivas e consegui a nota máxima nos aspectos macroestruturais que foi fundamental para definir minha aprovação. Me preparei lendo outros temas de redações passadas e seus respectivos espelhos de respostas definitivos. Antes de olhar o espelho, eu tentava responder a prova em tópicos para ver se eu tinha acertado o conteúdo. Além disso, também redigi algumas discursivas. Dessas, cerca de quatro foram corrigidas pelo professor André Rocha, no qual me deu bons conselhos. Além disso, eu também encaminhava outras redações para alguns amigos lerem e fazerem suas avaliações. Dessa vez, dediquei mais tempo dos estudos para as provas discursivas, pois no concurso do ICMBio, mesmo eu tendo alcançado a nota para não ser eliminado, como a minha nota definitiva da redação não foi tão alta, não consegui ficar entre os classificados.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luiz: Os principais erros foram eu não salvar as questões que eu achava mais difícil e “cara de prova” e não fazer mais simulados medindo o tempo. Os principais acertos foram o tempo maior que dei para as discursivas, esforço para manter uma vida social mais restrita, porém saudável, e resoluções de questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luiz: Sim, quando deixei de ser aprovado por uma questão no Ibama e no ICMBio que foram concursos que ocorreram concomitantemente. Porém não desisti, porque meu foco sempre foi a Semace, e também pela minha família, pois sempre que lembrava da minha avó, voltava a força de estudar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luiz: Não desistir, não importa o número de reprovações ou a colocação final. Seu momento vai chegar, não importa o que digam, você e seu conhecimento vão chegar aonde vocês quiserem chegar. Acredita e estuda!