Aprovado em 2º lugar no concurso SEJUSP MG para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário
Concursos Públicos“Estudem, estudem muito. Não deem ouvidos para as pessoas que nunca passaram por esse momento, elas não entendem e vão fazer de tudo para você desistir. Siga o seu caminho com a certeza de que vale a pena.”
Confira nossa entrevista com Bernardo de Almeida Vieira, aprovado em 2º lugar no concurso SEJUSP MG para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Bernardo De Almeida Vieira: Me chamo Bernardo, tenho 27 anos e nasci em Belo Horizonte, mas moro em São João del Rei/MG (terra do Ricardo Vale) desde os oito anos de idade.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Bernardo: Eu sou de família simples e os estudos sempre foram a única forma de emergir um pouco mais de dignidade. Entendo que o estudo te leva a locais que talvez sejam intangíveis para os que não tem muito apoio de pessoas que já tem certo status social.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Bernardo: Faz tanto tempo que não lembro ao certo como conheci, mas sempre foi um curso amplamente reconhecido por sua excelência. Ainda na faculdade todos citavam o Estratégia e faziam questão de comprar os cursos para já iniciar os estudos voltados aos concursos públicos.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Bernardo: Eu estudo até hoje. Procuro estudar o máximo que consigo, conciliando o trabalho e as outras atividades.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Bernardo: Trabalho e estudo. Não é nada fácil, mas vale muito a pena. Entendo que o trabalho pode até mesmo ser uma forma de sair da rotina intensa dos estudos e ainda te ajuda a dar mais valor para cada segundo “livre”, de forma que você está sempre estudando.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Bernardo: Sempre utilizei mais as videoaulas, revisões de véspera e questões.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Bernardo: Estudo há aproximadamente 6 anos e procuro pensar na vida melhor que posso ter se seguir no caminho dos estudos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Bernardo: Eu tinha muita dificuldade em Direito Penal e aprendi absolutamente tudo com o Renan Araújo. Fiz a prova da OAB em Direito Penal e hoje grande parte das coisas que conquistei foram através do Direito Penal (seja com a advocacia ou com os concursos nessa área). Sou eternamente grato pelas aulas dele.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Bernardo: 50 anos em 05; procuro estudar o máximo que consigo assistindo aulas e lendo meus cadernos.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Bernardo: Certamente a discursiva é um diferencial, nessa fase é importante aprofundar em temas.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Bernardo: Sou solteiro e sem filhos, procuro dar o meu melhor todos os dias e não me importar com opiniões contrárias. Existe um propósito e ele precisa ser seguido.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Bernardo: A melhor sensação do mundo! Isso é a validação de que todo esforço vale sim a pena, nunca imaginei que um dia seria convidado para um evento tão bonito e importante como esse. Além disso, é incrível ter um momento de descontração no meio dessa rotina tão pesada dos estudos. Mais uma vez o Estratégia sendo referência.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Bernardo: Já ouvi falar e nem nos meus melhores sonhos eu pensei que um dia estaria sendo convidado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Bernardo: O mais importante é saber que estudar para concursos é difícil, mas vale a pena. Além disso, a resolução de questões e leitura da lei seca são cruciais.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Bernardo: Todos os dias pensamos em desistir, mas é importante lembrar do propósito.
“Continue, vai valer a pena. Você chegará em lugares inimagináveis e terá uma vida muito melhor do que um dia achou que conseguiria/mereceria”
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Bernardo: Estudem, estudem muito. Não deem ouvidos para as pessoas que nunca passaram por esse momento, elas não entendem e vão fazer de tudo para você desistir. Siga o seu caminho com a certeza de que vale a pena.