Aprovado em 12° lugar para Ciências Contábeis no concurso SEGER-ES
Concursos Públicos“Nunca desista, por mais que demore uma hora a aprovação chega. O importante é ter perseverança e acreditar que se dedicando o resultado virá […]”
Confira nossa entrevista com Kaik Rodrigues Vieira, aprovado em 12° lugar no concurso SEGER-ES para o cargo de Ciências Contábeis:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Kaik Rodrigues Vieira: Tenho 29 anos, sou formado em Ciências Contábeis e pós-graduado na área, sou natural de Ecoporanga – ES.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Kaik: Creio que o maior motivo a princípio foi estabilidade financeira, e segurança no cargo. Pois, precisava de algo que me desse uma garantia tanto na estabilidade quanto financeira. E como a um tempo já trabalhei no setor público, minha vontade de conseguir meu cargo através de concurso foi aumento ainda mais.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Kaik: Sim, na área de contabilidade mesmo. No começo eu fazia um plano de estudos e ia estudando certa de 2 horas por dia, e pós edital chegava a 4 horas. No entanto, após uns 2 anos, mudei meu método em estudar por ciclo de matérias sempre acompanhado de muitas questões e revisões. Nisso trabalhava das 7hrs às 18hrs e estudava das 19:30hrs às 23:00hrs e aos finais de semana me dedicava em torno de 6 a 8 horas, a depender da situação.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Kaik: O último fui aprovado para Analista do Executivo – Contabilidade na Seger-ES em 12º lugar, mas já fui aprovado em 7º para Contador da FAMES, 2º Auditor de controle interno PMBSF, Soldado da PMMG (nomeado).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Kaik: Eu estudava durante a semana após o trabalho e também durante os finais de semana. Porém, quando surgia oportunidades eu saia sim com os amigos e família. Claro que durante pós-edital tentava evitar, mas não me privava muito disso. Pois, antes quando tentava não sair os resultados não eram tão positivos e com isso percebi que tem que ter um tempo para relaxar também.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Kaik: Sim, desde o começo minha família e amigos próximos me apoiaram. Mesmo que sempre tenha um ou outro que fica perguntando se já passei.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Kaik: Para o último concurso da Seger estudei uns 2 meses (mais a parte de legislação), porém, na verdade eu estava estudando para o TCEES e como os editais se aproximavam 80% dos conteúdos, ajudou bastante. Infelizmente não passei no TCEES. Porém, já estudo a alguns anos para outros.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Kaik: Utilizei muito PDF e alguns aulões. Porém, PDF acompanhado de muitas questões e revisões nos assuntos que mais tinha dificuldades ajudaram muito.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Kaik: Através do Youtube, na verdade conheço a bastante tempo o curso, pois é uma referência no ramo dos concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Kaik: Sim, alguns os PDFS ou eram muito extensos sem objetividade ou eram muito superficiais sem abordar o conteúdo real.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Kaik: Sim, cheguei a estudar e passei sim na PMMG foi um, outros fiquei em CR ou aprovado entre os 10 primeiros, mas eram concursos de 1 vaga.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Kaik: Sim, com certeza os materiais do estratégia em especial os PDFs, os bizus, e aulões de questões agregam bastante, pois os conteúdos abordados dá para notar que o nível de conhecimento dos professores é bem focado no que realmente cai.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Kaik: No começo, eu colocava duas matérias por dia. Até conseguia, porém, sentia que ficava muito conteúdo de fora. Depois fiz um ciclo de 4 matérias por ciclo, priorizando as que tinham mais peso ou conteúdos, e ia sempre retornando de onde parei, revisando o que podia em conteúdos anteriores e sempre fazendo questões. No total, girava em torno de 3 horas líquidas por dia, conseguia estudar em média 2 matérias. As vezes até três quando eram matérias só de revisão e questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Kaik: Minhas revisões eram voltadas mais para caderno de erros, lia os resumos dos PDF e as marcações que fazia e focava em questões. Sempre linkando no caderno de erros as questões ou PDF com o conteúdo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Kaik: Acho que as questões são o mais importante se colocar na balança. Claro que temos que saber ter lido pelo menos uma ou duas vezes os conteúdos dos pdfs, mas com as questões que realmente fixam. Sobre a quantidade, considerando toda minha trajetória acho que mais de 10 mil questões, porém, para o último concurso em si foram em torno de umas 1mil, nas últimas semanas fazia em torno de 80 a 120 questões por dia a depender da extensão da questão.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Kaik: Creio que era Português, Administração Geral e Pública, Gestão Pública e Raciocínio Lógico em alguns tópicos. Para aprender, fui buscando repetições mesmo. Revisões, questões, aulões dedicava um pouco mais do tempo nessas e acabei conseguindo aprender. Tanto, que a redação da Seger foi de Gestão Pública e consegui fazer 87% dos pontos da redação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Kaik: Pós trabalho, era voltada só para questões + resumos e marcações e aulões de matérias mais complexas de curto prazo como rac. Lógico, e legislação local.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Kaik: Primeiro, acho que para ter chance de uma boa discursiva tem que estar com um rendimento bom nas disciplinas da objetiva. E com isso eu via muitos aulões de dicas de discursiva, procurava notícias sobre os assuntos para adquirir vocabulários e fazia simulados escritos da redação. E aconselho a quem tiver condições financeiras em adquirir curso de redação, eu comprei um do estratégia para a Secont se não me engano e me ajudou bastante.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Kaik: Acho que os maiores erros estavam voltados ao plano de estudos mal elaborados, ler superficialmente os pdfs e fazer questões sem entender o que realmente
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Kaik: Sim, várias vezes.
Acho que o maior motivo de continuar era porque eu pensava em todo tempo que me dediquei em estudar, e do que eu abri mão. Nisso, pesou muito na balança, além é claro da melhoria financeira.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Kaik: Nunca desista, por mais que demore uma hora a aprovação chega. O importante é ter perseverança e acreditar que se dedicando o resultado virá.
E uma dica nos estudos que deixo é sempre faça questões, mesmo naqueles dias que você não tem cabeça para estudar, faça pelo menos algumas questões que isso irá te ajudar no futuro.