Aprovada em 15° lugar no concurso SEGER-ES para o cargo de Ciências Contábeis
Concursos Públicos
“Antes de tudo, escolha uma área de atuação. Depois, aconselho que tenha paciência e disciplina. Esses são os pilares para quem estuda para concurso. Se quiser desistir de verdade, desista logo e vá fazer outra coisa […]”
Confira nossa entrevista com Raissa Mombrini Portela Milfont, aprovada em 15° lugar no concurso SEGER-ES para o cargo de Ciências Contábeis:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Raissa Mombrini Portela Milfont: Sou graduada em Direito, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e estou em processo de conclusão do curso de Ciências Contábeis. Tenho 32 anos e nasci em Vitória/ES.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Raissa: Sempre tive essa vontade por acreditar que o concurso público é a forma de seleção mais meritocrática que existe quando se trata do mercado de trabalho.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Raissa: Sim. Já sou servidora pública e confesso que conciliar trabalho e estudo não é uma tarefa simples. Não possuo um método específico para tal. O que posso dizer é que ter rotina e saber dizer não para algumas atividades é fundamental.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Raissa: Já fui aprovada e tomei posse nos cargos de Assistente de Diretoria no Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região; Assistente Securitário no Banestes Seguros; Auditor Público Interno na Prefeitura Municipal de Rio Novo do Sul/ES; e Controlador Interno Previdenciário no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Cariacica/ES. Pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Raissa: A vida social depende do cargo almejado. Quanto maior o nível de dificuldade do concurso, menos vida social se tem. No meu caso, para essa aprovação em específico, posso dizer que não deixava de sair com amigos e família, mas tudo com controle de tempo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Raissa: Sempre entenderam e apoiaram. A forma foi respeitando meu tempo de estudo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Raissa: Sendo sincera, meu foco sempre foi a área fiscal. Me inscrevi no concurso da SEGER porque foi no meu estado e havia algumas disciplinas em comum. Manter a disciplina é questão de força de vontade e manutenção da saúde física e mental.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Raissa: Utilizei cursos em PDF e a Revisão de Véspera SEGER ES. Tenho certeza que acertei diversas questões por causa da revisão. A desvantagem do PDF é sempre o tempo despendido em sua leitura, mas não se pode escapar do processo de estudo. A vantagem da Revisão de Véspera é a objetividade dos professores.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Raissa: Conheci o Estratégia há anos pela internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Raissa: Sim. Estudei por um curso presencial e cheguei a ler alguns PDFs de outro curso online. Não gostei pois eram mal feitos.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Raissa: Fiz sim. Fui aprovada, mas para um cargo de nível de dificuldade inferior ao que estava estudando.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Raissa: A diferença que senti foi em virtude do cuidado e excelência que é possível observar no material do Estratégia. É notório que o professor teve zelo ao preparar os seus PDFs.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Raissa: Estudava em média 3 horas líquidas por dia, uma matéria por hora, e 10 disciplinas ao mesmo tempo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Raissa: Minhas revisões eram leitura dos PDFs já estudados e resolução de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Raissa: A resolução de questões é tão importante quanto a leitura dos PDFs. Um complementa o outro. Fiz quase 9 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Raissa: Posso dizer as que eu tinha mais facilidade: Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico-Matemático. Todas as outras tive que estudar bem os PDFs para aprender.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Raissa: Foquei na Revisão de Véspera do Estratégia, porque antes estava concentrada em um concurso da área fiscal.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Raissa: Minha preparação é diária em razão do meu trabalho atual, na área de controle interno. Aconselho o mais simples: escrever..kkkk. Escrever e ler bastante para ampliar o vocabulário.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Raissa: O erro principal foi traçar um planejamento que eu, humanamente falando, não conseguiria cumprir. O principal acerto foi não desistir.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Raissa: Concurseiro sempre pensa em desistir, mas é só um pensamento que chega e vai embora…kkkkk. A principal motivação é acreditar que o ser humano foi feito para enfrentar desafios, se superar e evoluir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Raissa: Antes de tudo, escolha uma área de atuação. Depois, aconselho que tenha paciência e disciplina. Esses são os pilares para quem estuda para concurso. Se quiser desistir de verdade, desista logo e vá fazer outra coisa. Não prolongue a sua trajetória por anos e anos por acreditar que, no fundo, não vai ser aprovado. O tempo é o bem mais precioso do ser humano. Não o desperdice em um projeto no qual você não tem fé.
Finalizo com uma frase de Henry Ford, fundador da Ford Motor Company: “Se você pensa que pode ou se você pensa que não pode, de qualquer forma, você tem toda a razão”.