
“A primeira coisa é acreditar em si mesmo, ter consciência que o caminho não é fácil, mas se mantiver o pensamento firme no objetivo, a vitória é certa […]”
Confira nossa entrevista com Wesley Martins de Oliveira Sousa, aprovado em 3° lugar no concurso SEFAZ – RR para Técnico de Tributos Estaduais:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Wesley Martins de Oliveira Sousa: Sou formado em Gestão Pública, tenho 35 anos e sou natural de Manaus-AM.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Wesley: Em busca de uma condição melhor financeira e de trabalho.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Wesley: Sim, trabalho e estudo. Em comum acordo com minha esposa, que é uma pessoa que me auxilia muito nesse quesito, quando não estou trabalhando, consigo voltar todas as minhas atenções para o estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Wesley: Já fui aprovado em 2º para Técnico em segurança do TRF1 em 2017, 4º para Assistente Legislativo da Assembleia Legislativa de Roraima, 31 para Assistente Técnico Fazendário da Secretaria de Finanças de Manaus, cargo que atualmente ocupo, 97 para Auditor Fiscal de Tributos Estaduais da SEFAZ-AM, 35 para Fiscal de Tributos Estaduais da SEFAZ-AP, 82 para Auditor Fiscal de Tributos Estaduais da SEFAZ-AP, e agora 3º para Técnico de Tributos Estaduais da SEFAZ-RR.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Wesley: Rotina de estudos durante a semana e dedicação à família nos finais de semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Wesley: Minha família é minha esposa e minha duas filhas pequenas, então, o apoio da minha companheira nesse projeto foi essencial. Quero aqui abrir um parêntese para agradecê-la e compartilhar com ela essa vitória.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Wesley: Direcionado para este concurso, três meses e meio. Para manter a disciplina durante esse tempo, firmei meu pensamento no dia da minha a provação e nos benefícios e alegria que isso traria para mim a para minha família. Isso me manteve motivado todo esse tempo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Wesley: Para este concurso, como eu já tenho algum tempo estudando, estudei através de PDFs e questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Wesley: Já conheço o Estratégia de alguns anos. Já havia usado a plataforma em anos anteriores para preparação para outras provas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Wesley: Gosto do Estratégia pela simplicidade da plataforma, material PDF de qualidade e professores muito bons, se tratando de vídeoaula.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Wesley: Estudava duas disciplinas por dia e fazia bastante revisão, principalmente por meio de questões. Estudava 4h liquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Wesley: Minha principal forma de revisar é por meio de questões comentadas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Wesley: Vejo que na preparação para prova de concurso a resolução de questões é fundamental. Baseei minha preparação nesse quesito. Minha média de resoluções durante esse período foi de 1200 por mês.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Wesley: Minha principal dificuldade foi em matemática financeira. Nessa disciplina eu assistir muitas resoluções em vídeo e também pratiquei bastante colocando a mão na massa.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Wesley: Mantive minha rotina normal. É a forma que eu faço para não deixar a ansiedade entrar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Wesley: Vejo que meu principal acerto foi aprender a estudar, meu principal erro foi demorar a perceber que eu precisava aprender a estudar.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Wesley: Não passou pela minha mente em desistir, como eu disse antes, meu pensamento sempre estava direcionado para o dia da minha aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Wesley: A primeira coisa é acreditar em si mesmo, ter consciência que o caminho não é fácil, mas se mantiver o pensamento firme no objetivo, a vitória é certa. A segunda é apreender como estudar, adaptando as técnicas de estuda à realidade de cada um, buscando aprender o caminho com quem já passou por ele.