Aprovado em 3° lugar no concurso SEFAZ-MG para o cargo de Auditor Fiscal - Área: Tributação
Concursos Públicos
O caminho não é fácil, mas a recompensa vai fazer valer a pena todas as horas de dedicação, de privação e de sacrifício que você vai passar. Mantenha o foco, seja perseverante e sua hora vai chegar. Só não consegue quem desiste!
Confira nossa entrevista com Raphael Santos Rodrigues, aprovado em 3° lugar no concurso SEFAZ-MG para o cargo de Auditor Fiscal – Área: Tributação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Raphael Santos Rodrigues: Tenho 36 anos, natural de Passos-MG, formado em Letras Inglês/Português e cursando atualmente o 9° período de Direito.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Raphael: Comecei a estudar para concursos logo depois de concluir o ensino médio, incentivado pela minha mãe e em busca de independência financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Raphael: Após a primeira aprovação em concurso público sempre trabalhei e conciliava as épocas de estudo definindo metas diárias de conteúdo a ser estudado, complementando nos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Raphael: A primeira aprovação foi aos 17 anos para o cargo de Técnico Bancário da Caixa Econômica Federal (57º lugar), no qual tomei posse aos 18 anos.
Na sequência, aos 20 anos, fui aprovado em dois concursos em um curto intervalo, Técnico de Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE (3º lugar) e Técnico Judiciário – Área Administrativa do TRF1 (4º lugar). Ocupei ambos os cargos, ficando no IBGE por pouco mais de 2 anos e depois fiquei 10 anos no TRF1. Após entrar neste último órgão, fiquei vários anos longe dos estudos, mas resolvi voltar em 2016, focado no cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa de Tribunais. Então, em 2017, consegui aprovação em 2 concursos para este cargo, no TRE-SP (43º lugar) e TRF1 (3º lugar). Em 2019 iniciei a faculdade de Direito. Em 2020 fui nomeado para os dois concursos, sendo que a lista do TRF1 foi aproveitada pelo TRE-MG, que estava sem concurso vigente. Optei pelo TRE-MG e não tomei posse no TRE-SP. Desde o fim de 2020 ocupo o cargo de AJAA no TRE mineiro. Ainda pretendo tentar concursos na área jurídica após concluir a faculdade de Direito.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Raphael: Sempre consegui conciliar os estudos com a vida social. Eu não deixava de estudar, mas separava um tempo para o lazer, só dedicando mais tempo na reta final que antecede as provas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Raphael: Sim, minha mãe e minha esposa me apoiam bastante e acompanham de perto a rotina de estudos, incentivando e sendo compreensivas com as horas de isolamento trancado no quarto estudando.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Raphael: Para Auditor Fiscal da Receita Estadual de Minas Gerais eu iniciei os estudos pós edital, mais especificamente no dia 04/07/2022 e não falhei nem sequer um dia até as provas de primeira e segunda fases. Foram praticamente 8 meses e meio direto, com aumento progressivo da carga horária. No primeiro mês cerca de 3 horas diárias e chegando até 8 horas ou mais por dia nos 3 últimos meses.
Manter a disciplina não é fácil, mas minha experiência nos concursos mostrou que valeria a pena e ver seu nome na lista de aprovados recompensa todo o sacrifício e dedicação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Raphael: Utilizei o material do Estratégia Concursos, PDF, videoaulas, Estratégia Questões, Casting e Passo Estratégico e foi fundamental para minha preparação. Sempre preferi estudar por PDFs e complementar por vídeos apenas como revisão e o Estratégia se encaixa perfeitamente na forma que gosto de estudar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Raphael: Conheci pouco antes de voltar a estudar para concursos em 2016 e o material foi fundamental na minha aprovação nos dois cargos de AJAA em 2017.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Raphael: Só nos primeiros concursos, quando utilizava apostilas, algumas até compradas em bancas de revistas. Era um material muito fraco, que geralmente não cobria todo o edital, mas era o que estava acessível na época.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Raphael: Os primeiros 3 concursos em que fui aprovado utilizei apostilas como material de estudo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Raphael: As principais vantagens do Estratégia são a qualidade dos professores e do material, que é completo e vai cobrir o edital focando no que costuma ser cobrado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Raphael: Dividia as matérias em grupos e estudava cada matéria dia sim, dia não. Para o concurso de AFRE, na média, acima de 6h líquidas. Na reta final pelo menos 8h líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Raphael: Sempre fiz resumos e foi o método que deu certo para mim. Lia a matéria toda a primeira vez e já resumia. Na sequência focava no resumo para fixação. Complementava com aulas em vídeo e questões. Na reta final ainda fazia resumo do resumo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Raphael: Resolução de questões é fundamental para qualquer preparação. É o verdadeiro treino antes do jogo. Vários pontos são fixados por meio de questões. Não sei a quantidade exata, mas foram milhares de exercícios resolvidos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Raphael: Algumas matérias eu já tinha familiaridade pelos concursos anteriores, mas outras foi o primeiro contato, como Direito Empresarial, que tive mais dificuldade. Nas matérias que tinha menor rendimento nas questões, dedicava mais tempo assistindo aulas de revisão.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Raphael: A semana que antecede a prova é peculiar, pois estudo todas as horas disponíveis, normalmente pego uns dias de férias do trabalho e a dedicação é praticamente exclusiva. Na véspera assisto revisões e foco em alguns pontos específicos que exigem maior memorização.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Raphael: Para a discursiva mantive o ritmo de preparação da objetiva, mas acrescentei estudos de jurisprudência, o que acabou caindo bastante. Particularmente não aconselho mudança brusca na forma de estudos da objetiva para a discursiva, apenas incluiria os simulados semanais das matérias e foco na jurisprudência.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Raphael: Eu acho que dei o meu melhor, tive a maior nota da objetiva da área de tributação, então não vejo que tive erros na preparação para essa fase. Na discursiva focaria mais ainda em jurisprudência, mas entendo que o resultado foi justo e estou muito satisfeito.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Raphael: Em desistir nunca, mas tem horas que o desânimo vem, é natural. Precisamos cuidar bem do lado psicológico, ter válvulas de escape, praticar atividade física, ter momentos de lazer com as pessoas que você gosta, isso tudo ajuda na preparação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Raphael: O caminho não é fácil, mas a recompensa vai fazer valer a pena todas as horas de dedicação, de privação e de sacrifício que você vai passar. Mantenha o foco, seja perseverante e sua hora vai chegar. Só não consegue quem desiste!