Aprovado em 1° lugar no concurso SEFAZ-BA para o cargo de Tecnologia da Informação
Concursos Públicos
“Para a galera de luta, persistência é o grande segredo, não fique abatido com reprovações, analise cada derrota, monte uma boa equipe de apoio e vai com tudo. Você já é um guerreiro, sua aprovação é questão de tempo.”
Confira nossa entrevista com Janjorge Luiz Santos De Mello, aprovado em 1° lugar no concurso SEFAZ-BA para o cargo de Tecnologia da Informação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Janjorge Luiz Santos De Mello:
Nome: Janjorge Luiz Santos de Mello
Área de formação: Bacharel em Tecnologia da Informação
Idade: 46
Cidade: Salvador
Estado civil: Casado
2 filhos, uma de 20 e outro de 7 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Janjorge: Estabilidade
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Janjorge: Durante a semana, estudava 2 horas pela manhã antes do trabalho e 3 horas à noite. Nos fins de semana, ia para uma sala de estudo e passava uma média de 7 horas por dia estudando.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Janjorge: Consegui aprovação no MPOG e na Embasa para o cargo de Analista de Sistemas, e agora fui aprovado para a SEFAZ-BA na posição de Agente de Tributos, com a primeira colocação na especialidade de Tecnologia da Informação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Janjorge: Minha vida social era quase inexistente, formada com alguns poucos momentos com a família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Janjorge: Minha família me apoiou integralmente, com minha esposa assumindo a responsabilidade da casa e dos filhos, o que não foi fácil para ela. Infelizmente, só tive apoio por parte de poucos amigos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Janjorge: Vinha estudando por quatro anos, mas finalmente obtive aprovação em apenas três meses de estudo para SEFAZ-BA, com o impulso dos meus estudos anteriores para o concurso da CGU e outros.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Janjorge: Utilizei cursos em PDF e assisti a videoaulas na fase final da preparação, complementando com muita resolução de questões. A vantagem dos PDF é a concisão, facilitando a busca de informações durante as revisões. As videoaulas são úteis para compreender tópicos complexos, e na reta final, aprecio assistir as aulas de revisão.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Janjorge: O Estratégia sempre ocupou uma posição de destaque na preparação para concursos. Por recomendação de amigos, adquiri meu primeiro curso com eles.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Janjorge: O Estratégia está sempre atualizado com o mercado, incorporando todas as novidades como ferramentas para seus alunos. Eu, particularmente, sou fã dos mapas mentais, dos “Bizus” e do Estratégia Cast; todas essas recursos são de grande ajuda para estudantes que trabalham. Na véspera das provas, eles se tornaram minha principal arma para competir com aqueles que estudam em tempo integral.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Janjorge: Recebi orientação de uma consultoria que me estabelecia metas de estudo semanais. Eu estudava várias disciplinas ao mesmo tempo, dedicando cerca de 25 horas durante a semana e 16 nos fins de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Janjorge: Fazia muitos simulados e também utilizava resumos. Geralmente, pegava os resumos do Estratégia e acrescentava minhas próprias anotações sempre pensando no mês antes da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Janjorge: A importância estava em entender bem/fixar os assuntos e como as bancas faziam as perguntas. Não me recordo do número exato, mas foi um número considerável.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Janjorge: Em relação ao Português, era desafiador devido às diversas abordagens das bancas, e em Estatística, devido à sua curva de aprendizado mais longa. Quanto ao Inglês, não tinha domínio da língua, então dedicava mais tempo a essas disciplinas. Enfrentar esses desafios de frente era fundamental, nunca os deixava de lado.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Janjorge: Deixei de fazer questões e comecei a focar em resumos. Acredito que o caminho para a aprovação está na preparação/estratégia do material (resumo) para as três semanas antes da prova. É importante saber quanto tempo é necessário para revisar cada matéria e também assistir às aulas de revisão do Estratégia. Na véspera da prova, tentei manter a calma, mas nem sempre conseguia. Levo um chocolate e bebo pouco líquido.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Janjorge: Na prova discursiva, apenas três pessoas passaram. Optei por selecionar alguns tópicos e praticar questões discursivas, além de fazer alguns cursos com resoluções. Além disso, me esforçava para criar tópicos relacionados aos possíveis temas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Janjorge: Meu erro principal foi não manter um foco constante na área de TI. Por outro lado, acertei ao escolher o material apropriado para meu tempo limitado de estudo, concentrando-me em resumos e questões para me preparar melhor para as provas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Janjorge: Certamente, minha principal motivação era perceber que estava mais próximo a cada dia.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Janjorge: Para a galera de luta, persistência é o grande segredo, não fique abatido com reprovações, analise cada derrota, monte uma boa equipe de apoio e vai com tudo. Você já é um guerreiro, sua aprovação é questão de tempo.