Aprovada no concurso SEFAZ AL
“Aconselho a não desistirem da tão sonhada vaga no concurso desejado e a sempre seguirem em frente, pois na jornada dos estudos, cada dia é uma vitória e a todo o momento é possível absorver conhecimento, por menor que seja o seu tempo disponível de estudos”
Confira nossa entrevista com Ana Paula Peroni, aprovada no concurso SEFAZ AL no cargo de Auditor de Finanças:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Ana Paula Peroni: Sou formada em Direito. Tenho 27 anos e sou de Franca/SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ana Paula: Minha mãe é concursada e sempre me incentivou a estudar para concursos. Após a faculdade, decidi me dedicar aos concursos da área fiscal.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Ana Paula: Eu sempre me dediquei inteiramente aos estudos para concurso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Ana Paula: Já fui aprovada para Auditor Fiscal de Tributos Municipais em Jundiaí/SP, Auditor Fiscal do Estado de Goiás (cadastro de reserva) e Auditor de Finanças e Arrecadação em Alagoas, na 19ª colocação.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Ana Paula: Fiquei muito feliz ao ver meu nome na lista dos aprovados e saber que o meu esforço e dedicação aos estudos estão sendo recompensados.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Ana Paula: Eu sempre busquei o equilíbrio durante a minha jornada de estudos. Procurava estabelecer minhas metas de estudo semanal e depois de alcançado meu objetivo e com a matéria assimilada, me dava de presente algumas horas de folga.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Ana Paula: Não sou casada e não tenho filhos. Também não namoro. Moro com a minha mãe. Minha mãe sempre apoiou minha caminhada como concurseira. Posso dizer, com absoluta certeza, que ela é a minha maior incentivadora.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Ana Paula: Eu acho que vale a pena prestar outros concursos, além do concurso pretendido, desde que sejam da mesma área, como forma de preparação para o candidato e percepção da quantidade de matéria já assimilada. Eu ainda pretendo continuar me preparando, pois o concurso dos meus sonhos é de Auditor Fiscal da Receita do DF.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Ana Paula: Estudei por 4 meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Ana Paula: Estudei por alguns anos sem ter edital na praça e, para manter a disciplina nos estudos, eu me imaginava exercendo o cargo dos meus sonhos, além de buscar um local de estudos confortável e sem distrações.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ana Paula: Conheci o Estratégia Concursos por recomendação de outros concurseiros.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Ana Paula: Eu utilizei cursos em PDF e videoaulas. Utilizo as videoaulas para contato inicial com a matéria e os PDF para assuntos com os quais tenho mais facilidade e como forma de revisar o conteúdo já estudado.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Ana Paula: Eu costumo alternar as matérias ao estudar. Geralmente, estudo 04 matérias por dia. Gosto de fazer resumos das matérias estudadas. Foco na combinação de muitos exercícios e na releitura da teoria. Montei meu plano de estudos com o auxílio de um coach. Costumo estudar 08 horas por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Ana Paula: Eu tinha mais dificuldade com estatística e economia. Superei as dificuldades assistindo videoaulas e realizando muitos exercícios.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Ana Paula: Na semana que antecedeu a prova, eu revi meus resumos e fiz diversos exercícios. Na véspera da prova, eu olhei minhas anotações de caderno para relembrar alguns pontos das matérias.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ana Paula: Para a prova discursiva, eu aconselho mesclar o estudo do conteúdo a ser abordado na prova com a leitura de inúmeras questões discursivas de outras provas feitas pela mesma banca do certame.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Ana Paula: No começo dos estudos eu não fazia muitas revisões do conteúdo estudado semanalmente; acredito que tenha sido meu maior erro. Meu maior acerto foi a realização de muitos simulados.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Ana Paula: O mais difícil na minha caminhada foi manter a determinação e não me deixar levar por distrações. Já pensei em desistir, mas comecei a analisar meus avanços nos estudos a cada dia e a perceber que a aprovação em um concurso demanda certo tempo, e que dificuldades na fase de preparação não eram exclusividades minhas.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Ana Paula: Minha principal motivação sempre foi pensar na razão pela qual eu estava estudando: alcançar a tão sonhada aprovação no concurso dos meus sonhos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ana Paula: Aconselho a não desistirem da tão sonhada vaga no concurso desejado e a sempre seguirem em frente, pois na jornada dos estudos, cada dia é uma vitória e a todo o momento é possível absorver conhecimento, por menor que seja o seu tempo disponível de estudos.
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação? Mande um e-mail para: [email protected]