Aprovado em 35° lugar no concurso SEE-PE para o cargo de Professor de Matemática
Concursos Públicos
“Um dia já estive no seu lugar e sei o quão difícil e inseguro é o início da jornada, mas te asseguro que ver o seu nome no diário oficial e lembrar de toda trajetória até ali é imensurável […]”
Confira nossa entrevista com Wilton Bruno Santana, aprovado em 35° lugar no concurso SEE-PE para o cargo de Professor de Matemática:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Wilton Bruno Santana: Olá! Sou Wilton Bruno, mais conhecido como Bruno Luna. Sou bacharel em Ciências Contábeis e licenciado em Matemática, tenho 35 anos, sou natural e moro em Recife-PE.
Minha história na jornada dos concursos é um tanto peculiar. Iniciei os estudos para concursos ainda durante a faculdade, por incentivo dos meus pais. Na época, conciliava os estudos da faculdade com os concursos e cheguei a ser aprovado para um concurso de Assistente Administrativo do Hospital das Clínicas da Universidade em que estudava, a UFPE, mas fiquei fora das vagas e, revoltado com minha classificação, desisti de estudar para concursos. Por ironia do destino, fui nomeado meses depois, no início do ano de 2012, mas só descobri isso quase 1 ano depois. Depois disso, abandonei os estudos para concursos e me dediquei ao trabalho e faculdade. Anos depois, abriu o edital para Rede Estadual de ensino de Pernambuco e decidi tentar. Fui nomeado em dez/2018 professor de Matemática no meu estado. Ano passado (2022), o Estado realizou novamente concurso para Educação e fui aprovado novamente. Hoje, tenho 2 vínculos efetivos no Estado. Continuo estudando para concursos, já que meu objetivo final é ser Auditor. Então, tento conciliar, arduamente, os estudos com meus 2 vínculos de professor de Matemática.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Wilton: O que me levou a estudar para concursos foi a estabilidade. E foi exatamente ela que me fez retomar os estudos. No ano de 2014, com o agravamento da crise político-econômica do Brasil, a multinacional em que eu trabalhava, demitiu grande quantidade dos associados e eu fui um deles. Daí, eu percebi que tinha desperdiçado uma oportunidade ao não acompanhar o concurso que tinha sido nomeado em 2012. Acabei enveredando para o empreendedorismo, mas a crise pesou bastante em nossa região e tive que fechar o estabelecimento comercial. Depois disso, em 2018, retomei os estudos para concursos com foco total e logo em seguida aconteceu minha segunda nomeação.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Wilton: Sim. Neste segundo concurso para Educação, eu já trabalhava como professor na rede estadual. Então, tinha que conciliar a rotina de estudos com o trabalho, organizando meus horários e aproveitando todo tempo extra para focar em resolução de questões.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Wilton: Assistente em Administração HC/UFPE (2011 – não lembro a colocação)
Professor de Matemática – SEE/PE (2016 – 54º – nomeado dez/2018)
Contador – Prefeitura de São Bernardo do Campo (2018 – 41º – nomeado ago/2023)
Professor de Matemática – SEE/PE (2022 – 35º – nomeado maio/2023)
Continuo estudando, agora para o cargo de Auditor Fiscal. Sigo no foco até a aprovação no meu cargo dos sonhos: Auditor.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Wilton: No período pré-edital ainda conseguia sair com amigos, mas quando aproximava o edital e, após ele, aí reduzia bastante as saídas e focava nos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Wilton: Graças à Deus, minha família sempre me apoiou e esteve junto comigo nessa caminhada, isso é importante demais. Os amigos mais próximos até entendem, mas sempre surgia um convite para sair, próximo às provas e, na maioria das vezes precisei recusar, por conta dos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Wilton: Confesso que nesse último concurso de professor só estudei com afinco no pós-edital, porque estava focado nos estudos da área fiscal. Como já estou na área, o conhecimento prático me ajudou bastante nesta prova.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Wilton: Uso mais os PDFs e as videoaulas na minha preparação. Os PDFs são mais objetivos, mas eu prefiro as videoaulas, principalmente quando a base da disciplina não está sólida.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Wilton: Conheci o Estratégia através de amigos que também estudavam para concursos e indicaram a plataforma.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Wilton: Sim. Cheguei a usar alguns outros cursos que não eram tão objetivos quanto o Estratégia. A objetividade atrelada ao foco da preparação na banca organizadora faz o diferencial do Estratégia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Wilton: Sim, fui. Minha primeira nomeação, inclusive.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Wilton: O foco da preparação baseado na banca organizadora otimiza o tempo da preparação, além de uma equipe de profissionais com larga experiência em concursos, esses são os diferenciais do Estratégia. Os PDFs, o Reta Final, o Passo Estratégico são algumas ferramentas essenciais na preparação de todo concurseiro.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Wilton: Por conta do trabalho, não tenho tantas horas líquidas disponíveis, então preciso organizar meu horário baseado, principalmente, nas disciplinas que tenho menos afinidade. Para essas disciplinas, mantenho um foco maior, mas geralmente vejo de 3 a 5 matérias por dia, a depender do meu grau de conhecimento em cada. Estudo em média 4h/dia e, aos finais de semana, aproveito para focar mais.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Wilton: Resumos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Wilton: É extremamente importante resolver exercícios focados na prova para a qual você está se preparando. No início, eu dava mais importância à teoria, mas depois percebi que sem resolução de questões, dificilmente o candidato estará bem-preparado frente à concorrência que aumenta a cada dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Wilton: Legislação específica é sempre o calo dos concurseiros. Procurei ler mais a lei seca e anotar os pontos mais importantes no material de resumo para facilitar na hora da revisão.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Wilton: Na semana anterior sempre fico ligado nas revisões de Reta Final do Estratégia, sempre atrelado às minhas revisões pessoais. Aproveito também, para rever os tópicos importantes ressaltados pelos professores na Reta Final.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Wilton: Meu principal erro foi demorar a estabelecer uma rotina de resolução de questões, passei muito tempo só na teoria. Como foquei muito na parte teórica, no início, acabei formando uma boa base, esse foi um acerto. Outro grande erro foi não acompanhar as nomeações do meu primeiro concurso, então fica a dica: acompanhem tudo!
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Wilton: Sim. É natural pensar em desistir. A rotina de trabalho, mais estudos é cansativa demais, mas a minha principal motivação para seguir em frente é olhar para trás e ver o quanto já evoluí e o quanto já conquistei no serviço público. Ainda tenho muito a conquistar e meu cargo dos sonhos está logo ali me esperando.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Wilton: Essas são as palavras para você que está iniciando a caminhada no mundo dos concursos: Perseverança e resiliência. Um dia já estive no seu lugar e sei o quão difícil e inseguro é o início da jornada, mas te asseguro que ver o seu nome no Diário Oficial e lembrar de toda trajetória até ali é imensurável. Siga firme, seu cargo dos sonhos está logo ali te esperando.