Aprovado em 1º lugar no concurso SEE-PE para o cargo de Analista em Gestão Educacional - Especialidade: Ciências Contábeis
Concursos Públicos
“O mais importante é não desistir, ter disciplina e foco é algo que você vai precisar ao longo de toda a preparação, aceite as reprovações e entenda que elas são necessárias para o seu amadurecimento e crescimento […]”
Confira nossa entrevista com Filipe Emmanuel Alves da Silva, aprovado em 1º lugar no concurso SEE-PE para o cargo de Analista em Gestão Educacional – Especialidade: Ciências Contábeis:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Filipe Emmanuel Alves da Silva: 35 anos, contador, Recife-PE.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Filipe: Comecei minha trajetória assim que finalizei o mestrado em 2018. Vi a necessidade de buscar algo melhor para mim e minha família, pois não gostei da experiência na iniciativa privada, com muita instabilidade e insegurança. Assim, percebi que concurso público seria um caminho muito interessante.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Filipe: Conheci o Estratégia por meio da internet e postagens de redes sociais. Após a conclusão do mestrado comecei a fazer um levantamento dos cursos on-line disponíveis, verificando o melhor custo/benefício, pois não tinha muitos recursos e não podia errar na escolha. Nesse sentido, quando realizei a comparação dos materiais, logo percebi a qualidade e profundidade dos PDFs, bem como a capacidade dos professores. Assim, foi fácil escolher o Estratégia. Comecei comprando cursos de matérias isoladas, e aos poucos juntando dinheiro para adquirir os cursos completos, depois assinatura ilimitada e por fim a vitalícia, que ainda estou terminando de pagar haha. Não me arrependo de nenhum valor investido.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Filipe: Eu nunca marquei a quantidade de horas líquidas estudadas, tinha em mente o que precisava estudar naquele dia e cumpria. Procurava estudar 8 matérias por dia, um pouco de cada, pois me adaptei melhor dessa forma, por conta da dinâmica que a mente pedia, vez que não conseguia ficar muito tempo com a mesma matéria.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Filipe: Em 2018 e 2019 trabalhava e estudava, a partir de 2020 só estudava.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Filipe: Só usava os PDFs e em algumas disciplinas utilizava os vídeos. Não me adaptei a Trilha Estratégica.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Filipe: Minha preparação é para área fiscal, ainda estou na busca pelo cargo de Auditor. Assim, não estava direcionado para o concurso em que fui aprovado, mas por ser as mesmas disciplinas estudadas fiz a prova da SEE-PE em 2022. Confesso que nunca tive muita disciplina para estudar, mas o mestrado me proporcionou isso. Assim, considerando minha situação financeira e as poucas alternativas disponíveis, não tinha outro caminho, é estudar até passar.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Filipe: Português, inclusive não fui aprovado no concurso da Polícia Federal em 2021, bem como no mais recente concurso da Câmara municipal de Ipojuca, cargo de Auditor, o qual seria novamente o primeiro lugar, tudo por conta dessa disciplina. Outras matérias em que tenho dificuldades são Estatística, T.I e Direito Civil.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Filipe: Não fazia resumos, lia os resumos dos professores, bem como o bizu e o passo estratégico. Também fazia questões e simulados.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Filipe: Sendo bem sincero, só me dediquei à discursiva nas duas últimas semanas, esse é um ponto falho, sempre acabo deixando de lado a preparação para discursiva, mas graças a Deus sempre tive facilidade na escrita. Acabei vendo três vídeos da Professora Janaina Arruda no Youtube direcionados para o Cebraspe e consegui tirar uma ótima nota na prova discursiva.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Filipe: Não sou casado nem tenho filhos. Minha família e amigos são minha mãe e minha irmã, foram elas que sempre me apoiaram desde o início, e a cada reprovação um incentivo para continuar na jornada.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Filipe: A melhor possível, nunca me imaginei participando de um evento tão grandioso e importante feito o Baile dos primeiros, conviver com um pessoal alto nível é algo fantástico.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Filipe: Sim, via nos intervalos das aulas do YouTube. Um grande evento, com muita gente inteligente. Nunca pensei em participar do Baile, pois queria ser aprovado e não importava a posição, não esperava ser o primeiro, mas Graças a Deus deu tudo certo. Também achava que o baile era para cargos do mais alto nível, como auditor fiscal.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Filipe: O principal erro certamente foi a falta de organização, não conseguia organizar as coisas do jeito correto para enfrentar um pós edital, por exemplo. O principal acerto foi não desistir.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Filipe: Nunca passou pela minha cabeça desistir, pois não tinha alternativas no momento. Sabia do tamanho do desafio, bem como das dificuldades em todo o contexto que envolve a preparação para concursos, pois existem variáveis que a gente não controla.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Filipe: O mais importante é não desistir, ter disciplina e foco é algo que você vai precisar ao longo de toda a preparação, aceite as reprovações e entenda que elas são necessárias para o seu amadurecimento e crescimento, bem como que existem variáveis que não são controláveis. Não se compare com ninguém, cada um tem seu tempo, cuide da saúde e da mente, procure ser feliz com o processo e saiba que vai sentir falta de toda rotina.