Aprovada no Concurso SEDEST DF
“Tenha um objetivo e saiba que precisará abdicar de algumas coisas para alcançá-lo. Se você não passar em um concurso para o qual estava estudando, está tudo bem. Não desista, pois cada prova é um degrau rumo ao seu objetivo. E aprenda a fazer concessões. Pode não ser o seu concurso dos sonhos, mas passar nele pode lhe dar motivação e um pouco de tranquilidade para estudar para outros.”
Confira nossa entrevista com Nathalia França, aprovada no concurso da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, em 13º lugar o cargo de técnico em Assistência Social:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado(a) em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Nathalia França: Olá! Sou formada em arquitetura, tenho 31 anos e sou de Recife, mas moro em Brasília há 5 anos e meio.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Nathalia: O mercado de trabalho na minha área aqui em Brasília e o incentivo do meu esposo, que é concursado também.
Estratégia: O que avaliou na hora de definir a área a estudar?
Nathalia: Fiquei dividida entre provas para arquitetura, que são poucas, os concursos nível médio mais atrativos e os para nível superior sem especificação de formação.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Nathalia: Nos últimos 2 anos foi dedicação exclusiva ao estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em que cargo e colocação?
Nathalia: Dentro das vagas, esse da Sedest foi o primeiro, mas para cadastro de reserva passei nos do TST, MPU e CodHab. O último foi o da Sedest, para o cargo de técnico em assistência social, em 13° lugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Nathalia: Difícil descrever… É uma sensação de vitória misturada com alívio.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Nathalia: Como minha dedicação era exclusiva ao estudo, tinha mais flexibilidade para encaixar eventos sociais. Mas próximo à prova fiquei mais focada somente no estudo.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Nathalia: Sou casada, não tenho filhos. Meu esposo é meu maior incentivador. Ele me ajudou com os cronogramas de estudo e sempre me incentivou a não desistir nos momentos de desânimo.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Nathalia: Acho que vale sim! Para mim, estudar sem uma data de prova, pelo menos prevista, era um pouco desmotivador. Então mudar um pouco o foco e me manter motivada para uma prova foi muito importante. Mesmo sem perder de vista o objetivo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Nathalia: 3 meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Nathalia: Para essa prova não, mas para outras estudei as partes básicas que sempre caem e mantive um ritmo de estudo médio a alto.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Nathalia: Indicação de outros concurseiros.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Nathalia: Cursos em PDF. A principal vantagem para mim é poder estudar no meu ritmo e voltar o assunto sempre que surgir uma dúvida ou precisar rever algo.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Nathalia: Estudava por ciclo. Cada matéria entre 30 e 60 minutos. Após a conclusão dos PDFs fazia revisões e muitas questões também como forma de revisão e consolidação do conteúdo. Costumava estudar 5 horas líquidas por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Nathalia: Acho que administração era a mais complicada. Estudei bastante o conteúdo, foquei nos meus grifos e fiz muitos exercícios.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Nathalia: Última semana foi só revisão, inclusive na véspera da prova.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Nathalia: Posso apontar como erro no geral, desmotivar, parar de estudar… Fiz isso em outros momentos, não para esse concurso específico. Retomar o estudo depois de uma pausa média/longa é sempre a parte mais difícil. Meu maior acerto foi não desistir e criar uma rotina de estudo.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Nathalia: Mais difícil é a decepção de não ser aprovado, cada batida na trave é um baque. Pensei em desistir algumas vezes sim, mas o suporte do meu esposo e a vontade de ser concursada foram mais fortes.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Nathalia: Ter estabilidade e ver como meu esposo é feliz como servidor público.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Nathalia: Tenha um objetivo e saiba que precisará abdicar de algumas coisas para alcançá-lo. Se você não passar em um concurso para o qual estava estudando, está tudo bem. Não desista, pois cada prova é um degrau rumo ao seu objetivo. E aprenda a fazer concessões. Pode não ser o seu concurso dos sonhos, mas passar nele pode lhe dar motivação e um pouco de tranquilidade para estudar para outros.