Aprovado em 3° lugar (PCD) no concurso SEAS-RO para o cargo de Agente em Atividades Administrativas
Concursos Públicos
“Trace um planejamento, defina para qual área você quer seguir e foque naquilo sem olhar pro lado, jamais pense que não é possível, pois é como se fosse uma fila, uma hora chega sua vez. Pense em Deus e peça forças a ele…”
Confira nossa entrevista com Israel de Albuquerque, aprovado em 3° lugar (PCD) no concurso SEAS-RONDÔNIA para o cargo de Agente em Atividades Administrativas:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Israel de Albuquerque: Me chamo Israel, tenho 27 anos, sou natural do estado do Ceará, da cidade de Sobral, mas atualmente moro em Porto velho/RO. Sou formado em Recursos Humanos, pós graduado em Gestão Pública e tenho formações técnicas na área de energia. Sempre tive o sonho de ter uma estabilidade em relação a vida profissional, pois nunca me senti completo trabalhando e empresa privada.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Israel: Vindo morar no estado de Rondônia, conheci pessoas que tinham como objetivos o concurso público, passei a ter curiosidade de como funcionava isso, foi daí que comecei a buscar saber mais e através de amigos que conhecia pessoas que já tinham passado. Eu vi que aquele modo de vida era o que sempre busquei.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Israel: Sim eu sempre trabalhei, e a noite eu me debruçava nos estudos chegava às 19 horas em casa me organizava e iniciava a jornada dos estudos, sempre me esforçando pra manter a constância e tentando me motivar com vídeos e vendo redes sociais de amigos que já eram servidores públicos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Israel: O concurso do SEAS-RO foi o primeiro concurso na qual fui aprovado, estou em 3º lugar nas cotas PCD. E mesmo estando aguardando nomeação continuo estudando , pois me acostumei e e aprendi a gostar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Israel: Além da minha rotina de trabalhar e estudar, eu sempre gostei de correr e ir à academia.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Israel: Minha família me apoia, porém eles não entendem muito sobre esse mundo dos concursos, mas mesmo assim apoiaram minhas decisões.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Israel: 5 meses, focado nas matérias específicas e reforçando as básicas, pois eu já tinha uma certa base nas matérias comuns de concursos em geral.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Israel: Eu estudei por videoaulas do Estratégia e revisava através de uma leitura rápida dos PDFs. As vantagens é que os professores que ministravam as aulas do curso do SEAS na plataforma do Estratégia, explicavam de uma forma única e essencial, do que precisávamos levar para a prova, isso me deu muita vantagem.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Israel: Através de indicação de amigos, e por aulas do Youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Israel: Os PDFs do Estratégia são perfeitos, me dão um direcionamento bem assertivo, para acertar questões e dominar o necessário das matérias.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Israel: Eu estudava 2 matérias por dia em torno de 2 horas em cada matéria, totalizando 4 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Israel: Eu fazia leitura rápida dos PDFs e muitas questões, além de simulados aos domingos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Israel: É essencial fazer questões, sem elas não há fixação do conteúdo estudado., Eu fazia muitas, as vezes quando não ia trabalhar no dia seguinte eu passava a noite toda respondendo questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Israel: Português, e tenho dificuldade em raciocínio lógico.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Israel: Na semana antes da prova eu apenas fazia questões e algumas vezes voltava nos PDFs para tirar alguma duvida e seguia com as questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Israel: Eu foquei em fazer 1 redação por semana, pegava temas diversos, copiava resumos aleatórios para aprender o assunto e depois fazia redações.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Israel: Às vezes eu passava muito tempo estudando matérias que eu gostava e deixava as importantes e difíceis um pouco de lado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Israel: Não, pois era um objetivo definido e quando eu pensava em desistir eu tentava me motivar de alguma forma por videos motivacionais e me imaginando na vida que eu buscava.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Israel: Trace um planejamento, defina para qual área você quer seguir e foque naquilo sem olhar pro lado, jamais pense que não é possível, pois é como se fosse uma fila, uma hora chega sua vez, pense em Deus e peça forças a ele. Se motive da maneira como se sentir melhor e nunca desista.