
“Nos dias tristes, chore, descanse, e no outro dia continua em busca dos seus sonhos. Quando você olhar seu nome no diário oficial, você vai perceber que sua caminhada valeu a pena, que você foi muito forte em chegar até ali”
Confira nossa entrevista com Raiane Rocha Fialho, aprovada no concurso SEAGRI DF para o cargo de Agente Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Raiane Rocha Fialho: Olá, meu nome é Raiane Rocha Fialho, tenho 29 anos, sou formada em Engenharia de Energia pela Universidade de Brasília. Nasci em Luziânia-GO, mas morei a vida toda em Brasília.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Raiane: Depois que me formei, comecei a pegar alguns projetos na área de engenharia, mas não fiquei satisfeita, então resolvi parar de trabalhar e comecei a estudar para concursos, com o objetivo de ter estabilidade financeira e satisfação pessoal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Raiane: Só estudava durante a preparação do concurso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Raiane: Fui aprovada para os seguintes cargos:
1) Técnico de desenvolvimento e fiscalização agropecuária (Seagri-Df) na 26a colocação;
2) Analista PPGG-DF na 14a colocação.
Além do mais, pretendo continuar estudando para outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Raiane: Durante a preparação para concursos, costumava sair somente aos finais de semana para descansar a mente. Durante a semana, em regra, ficava somente estudando.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Raiane: Minha família foi a principal fonte de apoio para os estudos, desde o início apoiaram a decisão de eu sair do trabalho e ficar somente estudando. Apoiaram tanto no aspecto financeiro quanto emocional. Sou muito grata a eles.
Com relação aos amigos, quero destacar o apoio que recebi da minha amiga Marcela, que sempre escutava meus desabafos (afinal, estudar para concursos não é uma tarefa fácil…).
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Raiane: Para o concurso da Seagri, estudei durante uns 2 meses, pois como já estudava para concurso, somente incluí exercícios da banca Iades e foquei bastante na parte específica.
Para manter a disciplina nos estudos, eu imaginava o estudo para concurso como se fosse meu trabalho, tenho que acordar todo dia e estudar, mesmo sem motivação. Só não estudava nos dias que a estafa mental batia ou estava doente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Raiane: Na minha preparação para concursos, utilizei quase sempre PDF’s: lia a aula, fazia as questões comentadas ao final do PDF, anotava os erros em um papel, para posterior revisão. Posteriormente, gerava um caderno por disciplina em um site de questões para concursos.
Acho que a grande vantagem do PDF é a profundidade da aula e, além disso, você consegue avançar mais rápido nos estudos. Porém, disciplinas como português e exatas, acho a videoaula uma ferramenta melhor, porque você consegue compreender melhor a disciplina.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Raiane: Conheci o Estratégia pelo Instagram. No começo dos estudos, procurei alunos que foram aprovados e a maioria citava algo em relação ao Estratégia concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Raiane: O grande diferencial do material do Estratégia é a abordagem do conteúdo. Além dos professores abordarem o conteúdo de uma forma didática, o material é bastante completo no conteúdo. Você não precisa ficar correndo atrás de livros para complementar o conhecimento.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Raiane: No meu planejamento, eu montava um ciclo de estudos que me possibilita estudar todas as matérias durante a semana, com uma carga diária de 6 horas líquidas. Inicialmente, olhava as matérias que iriam cair no concurso, em seguida dividia as horas diárias de acordo com a complexidade da matéria. Por exemplo, no concurso da Seagri, administração pública teve um peso enorme, então tirei 2 horas por dia para essa matéria. O horário restante, distribuía 1h para cada disciplina. Assim, durante o dia conseguia estudar 5 disciplinas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Raiane: Minhas revisões eram feitas, quase todas, através dos próprios PDF’s. Na medida em que ia estudando, grifava o próprio pdf para revisar posteriormente. Na disciplina em que eu tinha maior dificuldade fazia os resumos manualmente.
Com relação aos simulados, para mim não foi uma boa ferramenta, toda vez que fazia e ia mal, ficava triste e isso me desmotivava, então preferi não fazer mais. Mas acho que é uma ferramenta boa para você ficar atento ao tempo da prova, caso você não tenha experiência na prova de concursos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Raiane: A resolução de questões é sem dúvida a melhor ferramenta para ser aprovado em concursos, pois é com elas que você consegue verificar seus pontos fortes e fracos, além de ser uma ótima fonte de revisão, quando acompanhada da leitura dos comentários dos professores. Acho que quando você estiver em um nível mais avançado a proporção de exercícios e teoria deve girar em torno de 80/20. Por exemplo, para o concurso da Seagri, resolvi em torno de 2.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Raiane: A disciplina que mais tive dificuldade, para o concurso da Seagri, foi administração pública. O conteúdo era enorme e você não sabia ao certo o que o examinador iria cobrar. Meu maior acerto foi estudar pelo material do professor Stefan Fantini. O material de administração pública estava bastante completo, então consegui absorver uma maior quantidade de conteúdo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Raiane: Na penúltima semana da prova eu foquei em resolver as questões erradas. Na última semana revisei somente a parte teórica. No dia pré-prova preferi não estudar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Raiane: Meu principal erro no começo dos estudos foi não investir em materiais de alta qualidade. Hoje não tem jeito, se você quiser se preparar em alto nível, tem que abdicar de algo e adquirir bons materiais para a preparação.
Meu maior acerto foi resolver questões desde o início e manter a disciplina.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Raiane: Pensei em desistir quando fui fazer a terceira prova do concurso e reprovei novamente. Fiquei imaginando que não conseguiria, que talvez concurso não fosse para todas as pessoas. Mas aí, pensei: cara, eu não sou pior do que ninguém, sou disciplinada, vou continuar até um dia chegar no meu objetivo, só tenho que observar o que estou fazendo de errado e ajustar os erros.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Raiane: Estudar para concursos não é uma tarefa fácil, é um processo muito solitário. Porém, se você tem um objetivo, siga em frente. Vá atrás de bons materiais, monte um cronograma que você consiga cumprir, veja seus erros e acertos e não olhe para trás. E o mais importante, não escute as críticas das pessoas (já ouvi muita piada de algumas pessoas, que concurso ninguém passa mais; que eu deveria ir trabalhar; se eu ainda tinha coisa para estudar, já que estudava a bastante tempo e não conseguia passar etc.).
Nos dias tristes, chore, descanse, e no outro dia continua em busca dos seus sonhos. Quando você olhar seu nome no diário oficial, você vai perceber que sua caminhada valeu a pena, que você foi muito forte em chegar até ali.