Aprovada em 2º lugar no concurso RFB para o cargo de Analista
Concursos Públicos
“Eu diria que vale a pena estudar, vale todo o esforço, todas as horas gastas. Não é fácil, é preciso muita dedicação, mas no fim essa dedicação é recompensada!”
Confira nossa entrevista com Laissa Dau Carvalho, aprovada em 2º lugar no concurso RFB para o cargo de Analista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Laissa Dau Carvalho: Eu tenho 31 anos, sou formada em Direito. Nascida em Teófilo Otoni – MG, mas agora moro em Belo Horizonte.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Laissa: Comecei a estudar para concursos um pouco depois que saí da faculdade. Quis ser servidora pública tanto pela ideia da estabilidade, mas também porque acho interessante a ideia de trabalhar para um coletivo, para o bem da sociedade em geral.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e por que tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Laissa: Acho que conheci o Estratégia pela internet mesmo. Dei uma pesquisada sobre os melhores cursinhos preparatórios para concurso e ele foi um dos primeiros que apareceu. O Estratégia é, sem dúvida, o cursinho que mais aprova, tem materiais excelentes e variados, além de professores muito bem qualificados. Eu sabia que para atingir meu sonho de passar no concurso da Receita eu tinha que ter o melhor material e por isso decidi me tornar aluna.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Laissa: Eu não cheguei a trabalhar com horas líquidas, tentei no início, mas isso não funcionou para mim e me deixava muito ansiosa ficar contando as horas. Eu fazia de 3 a 5 matérias a depender do dia, algumas vezes mais, se estava focada em fazer apenas exercícios ou pequenas revisões. Ia muito de cada dia. O importante era ter continuidade nos estudos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Laissa: Eu tive o suporte dos meus pais nessa empreitada e, portanto, tive o privilégio de me dedicar completamente aos estudos.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Laissa: Eu fiz bastantes simulados para poder treinar para o dia da prova. Também estudei os PDFs, principalmente aqueles de jurisprudência, e as videoaulas das matérias de que tinha mais dificuldade.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Laissa: Especificamente para a Receita Federal, eu comecei a estudar um pouco antes da autorização para o concurso, em junho de 2022, mas antes já estava estudando para outros fiscos estaduais. Para manter a disciplina eu tinha bem claro quais eram meus objetivos para conseguir a aprovação no concurso – deixava anotado e colado em um quadro na minha área de estudos -; também gostava de marcar os dias que estudei em uma agenda/calendário, para que conseguisse visualizar meu progresso e me motivasse a não quebrar a continuidade dos estudos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Laissa: Sempre tive muita dificuldade com exatas, acho que foi trauma de escola rsrs… Também tive dificuldade com a matéria de Fluência em Dados, pois era uma matéria nova da qual eu não tinha muito contexto. Precisei ter um pouco mais de paciência com essas disciplinas, dediquei mais tempo a elas, a fazer exercícios e revisar aqueles que errei. Por muito tempo eu evitava as matérias que tinha dificuldade e esse foi um dos motivos pelos quais eu demorei a alcançar meu objetivo de passar em um concurso. Depois que comecei a identificar os meus pontos fracos e trabalhar neles, tudo ficou muito mais fácil.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Laissa: Na reta final passei a focar muito nos simulados. Fazia um a cada semana, tentando simular o momento da prova. Os simulados te permitem fazer uma revisão das matérias de uma maneira não linear e te estimula a recordar assuntos que talvez você não tenha tido tempo de revisar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Laissa: Por haver discursiva no meu concurso, eu mudei a maneira como estudei para a parte objetiva da prova. Tentava responder aos exercícios das matérias específicas de maneira mais completa, mais preocupada com as justificativas e o embasamento legal do que com apenas marcar qual a alternativa correta.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Laissa: Não sou casada e nem tenho filhos, mas meus amigos e família foram parte fundamental para a minha aprovação. Além do suporte dos meus pais, pude contar com meus amigos em todos os momentos em que a ansiedade aumentava e eu sentia que não ia dar conta.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Laissa: Eu me sinto muito lisonjeada! Sinto que esse baile simboliza a finalização e o início de um momento muito importante da minha vida.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Laissa: Eu ouvi falar do Baile dos Primeiros, mas nem em meus melhores sonhos imaginava que seria parte desse evento! Só pensar em ser aprovada já era bom demais para mim, estar em 2º lugar veio como uma surpresa muito boa.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Laissa: Acho que meu maior erro foi focar apenas naquelas matérias que eu tinha facilidade e deixar de lado aquilo que eu tinha dificuldade. Para ir bem em uma prova é necessário ter um bom desempenho em todo o conteúdo. Saber quais são seus pontos fracos e fortes e trabalhar naquilo que ainda precisa ser trabalhado é essencial.
Um dos meus principais acertos foi ter disciplina. Estudar todos os dias, mesmo estando desanimada ou achando que o estudo não estava rendendo. Muitas vezes a gente não consegue ver o valor do esforço que a gente faz e dá vontade de desistir. Ter persistido nesses momentos foi o que me trouxe aqui.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Laissa: Pensei em desistir várias vezes! Estudar por vezes é uma atividade ingrata. Não é fácil mensurar o seu progresso e aprendizado não é algo linear. Em certos momentos seu desempenho é excelente e em outros, nem tanto. Isso pode ser muito frustrante.
Eu diria para mim mesma de 5 anos atrás ter paciência! Hahaha… Que o que ela almeja vai ser alcançado, mas que para chegar lá é preciso se dedicar um pouco cada dia.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Laissa: Eu diria que vale a pena estudar, vale todo o esforço, todas as horas gastas. Não é fácil, é preciso muita dedicação, mas no fim essa dedicação é recompensada!