Aprovado em 511° lugar no concurso da Receita Federal do Brasil para o cargo de Auditor Fiscal
Concursos Públicos
“Estude o máximo que puder e continue estudando mesmo que não pareça possível ou que não seja aprovado, eventualmente você vai colher os frutos dos seus esforços.“
Confira nossa entrevista com Tiago Vinicius Lopes Pereira, aprovado em 511° lugar no concurso da Receita Federal do Brasil para o cargo de Analista Tributário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Tiago Vinicius Lopes Pereira: Formação em ciências da computação, 26 anos e natural de Foz do Iguaçu no Paraná.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tiago: A pandemia de Covid-19 aumentou muito minha preocupação em relação à estabilidade, durante o período, vi muitas pessoas concursadas que eram consideradas população de risco podendo trabalhar de casa ou ficando de licença. Dessa forma, tomei a decisão de iniciar os estudos para concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Tiago: Sim, inicialmente eu trabalhava, fazia faculdade e estudava para o concurso, a conciliação era feita organizando ao máximo meu tempo disponível e sacrificando qualquer outro compromisso que pudesse ser deixado de lado momentaneamente.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Tiago: Já fui aprovado no concurso de escriturário/agente comercial do Banco do Brasil, fiquei em 25° lugar e pretendo continuar estudando, mas ainda não decidi qual será o próximo concurso.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Tiago: Infelizmente não tive vida social enquanto estudei, pois tinha pouco tempo para estudar e sabia que a concorrência estaria bem preparada para um concurso tão aguardado.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Tiago: Sim, meus familiares entenderam e sempre me aconselharam a estudar ao máximo. Além disso, o maior apoio que tive foi da minha companheira que se esforçou ao máximo para que eu pudesse focar no estudo e assumiu todos os compromissos que poderia assumir no meu lugar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Tiago: Inicialmente, tive um período de 10 meses de estudo que não foram muito aprofundados, pois ainda não havia finalizado todas as matérias da faculdade. Após isso, tive um período de mais 3 meses de estudo pesado e aprofundado, foi quando adquiri a maior parte do conhecimento necessário. Com relação à disciplina, a visão clara do objetivo e a idealização do cargo foram os fatores que mais me auxiliaram a mantê-la.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Tiago: Principalmente PDFs (são mais rápidos) e em raros casos as videoaulas (são mais didáticas).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tiago: Um amigo da faculdade utilizou o material do site para seu estudo e aprovação nos concursos da PRF e PF durante a pandemia de Covid-19.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Tiago: O material do Estratégia é bem resumido, focado e simples. Assim, acredito que foi de grande ajuda no meu pouco tempo de preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Tiago: Estudava por volta de 3 horas líquidas por dia de segunda a sexta e de 6 a 8 horas líquidas por dia nos fins de semana. Na minha preparação, decidi que seria vantajoso dedicar uma hora por matéria para criar ciclos mais curtos de estudo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Tiago: Fazia resumos para facilitar a fixação da matéria enquanto estudava e utilizava flashcards todos os dias com perguntas e conceitos. Não fiz simulados durante o período.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Tiago: Resolvi por volta de 1400 questões e acredito que a resolução de exercícios seja a parte mais importante durante a preparação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Tiago: Tive muita dificuldade com matérias de direito por nunca ter tido um contato com elas, porém, com o estudo contínuo a dificuldade foi superada.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Tiago: A semana que antecedeu a prova foi utilizada apenas para revisão e resolução de questões, sem estudo de assuntos novos. No dia pré-prova finalizei os flashcards na parte da manhã e tentei não me preocupar com o concurso pelo resto do dia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Tiago: Durante minha preparação, disponibilizei um dia por semana apenas para o treino da escrita para provas discursivas. Aconselho que todos façam o mesmo, pois a prova discursiva desafia não só seus conhecimentos como também sua técnica de escrita, além de ter um peso alto na pontuação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Tiago: O principal erro foi a demora em utilizar um material mais especializado durante os 10 meses iniciais de estudo.
O maior acerto foi reconhecer que existia a possibilidade de aprovação e manter a disciplina para alcançá-la.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Tiago: Não cheguei a pensar em desistir, mas em diversos momentos deixei de acreditar que poderia ser aprovado. Minha principal motivação para seguir foi pensar no tempo, dinheiro e saúde que eu já havia investido durante a jornada.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tiago: Estude o máximo que puder e continue estudando mesmo que não pareça possível ou que não seja aprovado, eventualmente você vai colher os frutos dos seus esforços.