Aprovada em 83° lugar no concurso da Receita Federal do Brasil para o cargo de Auditor Fiscal
Concursos Públicos
“Não desistam nunca dos seus sonhos, vai ser difícil, vai ser cansativo, mas ver seu nome numa lista de aprovados do concurso dos sonhos vale cada lágrima e cada sofrimento.”
Confira nossa entrevista com Tatiana Gonçalves Muzi, aprovada em 83° lugar no concurso da Receita Federal do Brasil para o cargo de Auditor Fiscal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Tatiana Gonçalves Muzi: Olá! Meu nome é Tatiana Muzi. Sou nascida e criada no Rio de Janeiro (capital), tenho 37 anos e sou formada em Pedagogia e em Ciências Contábeis. Também sou sou Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais e especialista em Controladoria e Gestão de Tributos. Atualmente, sou Analista do IBGE e tutora do curso de graduação em pedagogia da UNIRIO.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tatiana: Venho de família humilde… minha avó veio na caçamba de um caminhão lá de uma cidadezinha do interior do Sergipe para tentar a vida no Rio quando adolescente e teve de criar cinco filhas praticamente sozinha. Minha mãe trabalhou como doméstica, como dedetizadora e como manicure, entre outros bicos, para me criar sozinha também. Não tive a sorte de ter um pai presente em minha vida. Logo, dar uma vida digna para essa grande mulher, que é minha mãe e pai, foi o grande motivo, inspiração e necessidade de eu começar a estudar para concursos. Vi, desde pequena, que a solução dos problemas financeiros da minha família dependeria exclusivamente de mim.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Tatiana: Comecei a estudar bem cedo para concursos, lá em 2007, assim que entrei para a faculdade. Eu estudava sempre que podia (nos intervalos das aulas, no ônibus, no metrô, de madrugada, a hora que dava…) Logo que assumi meu primeiro cargo público, em 2010, procurei estabelecer uma rotina para adequar minha jornada de trabalho aos estudos. Perseverança e disciplina sempre foram meus aliados. Conciliar trabalho com estudos para concursos e pós graduação não foi fácil, foi bem estressante, mas consegui, graças a Deus e à minha mãe, que sempre me apoiou.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Tatiana: Fui aprovada em alguns:
– Universidade Federal do Rio de Janeiro: Assistente em Administração (nomeada);
– Ministério Público da União: Analista Técnico (3ª colocação e nomeada, mas preferi não tomar posse);
– Ministério da Fazenda:Pedagoga (6ª colocação e não fui nomeada);
– Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas (2ª colocação, nomeada e em exercício atualmente);
– Prefeitura da Cidade de São João de Meriti – Orientadora Pedagógica (15ª colocação – convocada, mas desisti da vaga)
Como auditora da Receita Federal, não pretendo continuar estudando para concursos. Quero estudar para mim: para meu crescimento como pessoa e como profissional, quem sabe fazer meu doutorado um dia…
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Tatiana: Eu os via apenas aos finais de semana. Durante a semana, era raro eu sair… eu ficava por conta do trabalho e dos estudos. Acordava às 4:30h / 5:00h da manhã rigorosamente todos os dias para estudar antes de começar o trabalho. Quando tinha o edital na praça, no final de semana, eu me isolei.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Tatiana: Minha família, meus amigos e meu companheiro sempre foram compreensivos comigo, tenho sorte nesse aspecto. Creio que o apoio deles foi fundamental. Sou grata a todos vocês!!! Mãe, vó, tias, primos, Bruna, Gabriel, Soninha, Olimar, Rita, Renan, Carol e todos que não citei aqui, mas que moram no meu coração, MINHA ETERNA GRATIDÃO!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Tatiana: Para a Receita Federal? Foram oito longos anos. Sempre foi meu sonho, desde adolescente. De 2014 para 2023, eu parei apenas um tempo para fazer o mestrado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Tatiana: Utilizei os PDFs do Estratégia e também muitas questões, sempre. Assinei um site de questões e usei os flashcards.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tatiana: Indicação de amigos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Tatiana: Sim, utilizei. Nada me incomodou na concorrência. Apenas migrei, pois o Estratégia era o mais famoso e tinha um preço acessível.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Tatiana: Sim. MPU, IBGE e Ministério da Fazenda foram frutos do estudo pelo outro material.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Tatiana: Estratégia me forneceu mais opções no sentido de o material ser mais atualizado e completo. Mas as outras ferramentas que utilizei também foram fundamentais, especialmente o site de questões e os flashcards.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Tatiana: Tentava bater 4h por dia quando não tinha edital na praça e 6h-8h quando havia edital.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Tatiana: Eu sempre fiz resumos. Tenho vários cadernos grossos com anotações, pois eu fazia mnemônicos e mapas mentais que somente eu entendia e com base nas minhas próprias dúvidas. Quando era uma matéria que eu tinha dúvida, eu jogava no resumo e tentava ler pelo menos uma vez por semana, até decorar. Os flashcards também exerceram esse papel. Isso foi bem importante para eu trabalhar os pontos mais frágeis da minha preparação, as dúvidas. Comentar questões no site também me fazia assimilar com mais facilidade, pois era uma metodologia ativa de aprendizagem, né? Aprender ensinando…
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Tatiana: Tive mais dificuldade com Economia e Adm. financeira.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Tatiana: Intensa, insana e angustiante… acumulei férias no trabalho para me dedicar exclusivamente aos estudos para a RFB, pois era o meu sonho…
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Tatiana: Eu fazia redações todos os dias, praticamente. Pegava os temas do edital que eu julgava mais relevantes e escrevia sobre eles. Treinei bastante para a discursiva assim.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Tatiana: Meu maior erro sempre foi a má administração de tempo na prova, pois sofro com ansiedade e déficit de atenção, então, tudo me desconcentra. O tempo sempre foi um problema para mim e administrar isso não foi fácil. A maneira que eu encontrei para melhorar essa minha fraqueza foi fazendo simulados e cronometrando rigorosamente meu tempo. Quando dava, eu me inscrevia em concursos da área fiscal e fazia para me testar. Fiz isso com Sefaz MG (fase 1), Sefaz ES e alguns outros aqui perto do meu Estado. Eu viajava no final de semana mesmo, bate e volta, somente para fazer a prova, pois tinha que trabalhar durante a semana. Foi bem puxado e dispendioso.
Meu maior acerto eu penso que foi a perseverança, mesmo que desmotivada e com vários obstáculos, fui insistente. Coloquei o concurso da receita como a maior prioridade na minha vida por alguns anos. Treinar via flashcards e fazer outras provas para me testar também foi um tiro certeiro na minha preparação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Tatiana: Desistir não foi uma opção, o concurseiro não pode desistir, esse é o ponto, ele só para quando passa. Não é “se passar”, é “até passar” rs…
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tatiana: Não desistam nunca dos seus sonhos, vai ser difícil, vai ser cansativo, mas ver seu nome numa lista de aprovados do concurso dos sonhos vale cada lágrima e cada sofrimento.