Aprovada em 200° lugar no concurso da Receita Federal do Brasil para o cargo de Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil
Concursos Públicos
“Focar em uma área de concurso e simplesmente começar. No início nada vai fazer sentido, principalmente se, assim como eu, você não for da área de direito ou contabilidade ou afins, mas o tempo e a dedicação serão a chave para a aprovação.”
Confira nossa entrevista com Louise Motta De Oliveira Souza, aprovada em 200° lugar no concurso da Receita Federal do Brasil para o cargo de Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Louise: Engenheira Civil, 25 anos, Manaus/AM.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Louise: Estava bem insatisfeita com o mercado de trabalho na minha área. Muito trabalho e pouco retorno, sem perspectivas. Vi no concurso público uma alternativa mais estável e segura.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Louise: Iniciei os estudos em janeiro/22 e nessa época trabalhava e estudava. Era prestadora de serviço autônoma, trabalhava pela manhã e estudava à tarde, de segunda à sexta-feira. Após março/22 fiquei somente estudando. Iniciei os estudos totalmente dedicados para RFB em Junho/22. Mas no pós-edital da RFB voltei a trabalhar em um emprego integral às 8hrs/dia e estudava somente à noite e aos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Louise: Fiz no total 6 concursos e fui aprovada em todos: PC-AM/22 – Escrivão (CR); PC-AM/22 – Investigador (CR); CGU/22 – Técnico de Finanças (CR); SEFAZ-AM/22 – Auditor do Tesouro Estadual (CR); PRODAM-AM/22 – Analista Técnico (CR) e RFB/23 – Analista Tributário (VAGAS)
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Louise: Tive que abdicar de algumas saídas com amigos e alguns domingos em família. Escolhi um evento por semana para participar, só um período para que eu pudesse ter tempo de sempre manter a rotina de estudos. Sem baladas, sem bebidas, sem festas durante toda minha preparação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Louise: Tive muito apoio e compreensão da minha família. Eles sempre incentivavam e entendiam quando não podia ficar muito tempo com eles ou se eu precisasse passar algumas semanas sem encontrar com eles.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Louise: Estudei 10 meses apenas dedicado somente a RFB. Algumas matérias comecei do zero nesse período. A disciplina se cria com organização e foco. Todo domingo eu montava um calendário de aulas, revisões e questões que seriam abordadas na semana seguinte e montei uma escala por assunto e por aula para medir meu rendimento.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Louise: Toda a minha preparação foi pelo Estratégia Concursos. Utilizei muito as aulas dos cursos regulares, os PDFs em algumas matérias, mas na maioria dos casos vi as aulas em vídeo. As aulas em vídeo, apesar de serem mais lentas para avançar no conteúdo, elas proporcionam um entendimento melhor sobre o assunto principalmente em matérias mais complicadas como contabilidade, fluência em dados e estatística.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Louise: Uma pessoa que conheço me indicou, pois tinha conseguido sua aprovação utilizando apenas a Trilha Estratégica e isso me levou a comprar o curso e depois a fazer a Assinatura Premium.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Louise: Gostava muito dos resumos estratégicos para revisões e pontos rápidos para lembrar. As aulas em vídeo dos professores foram essenciais para minha aprovação, para o primeiro entendimento do conteúdo. O Estratégia Cast também foi muito benéfico para um estudo passivo enquanto estava fazendo outra atividade. E as aulas do Hora da Verdade como revisão final. E logo no começo que estava ainda muito crua na jornada dos concursos, a Trilha Estratégica me ajudou muito a saber o que estudar, quando revisar, quais questões fazer.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Louise: Logo no início meu plano de estudos era a Trilha Estratégica. Seguia exatamente a trilha, fazia cerca de 5 a 6 tarefas/dia, cerca de 1h30 para cada tarefa. Depois comecei a montar meu próprio calendário. Estudava 6h/dia (seg-seg) até dezembro/22. A partir de janeiro/23 estudava 3h/dia (seg-sex) e 6h/dia (finais de semana). Abordava todas as matérias do meu concurso alvo durante a semana. Fazia ciclos estudo>questões> revisão>questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Louise: Fiz apenas um simulado. Gostava de revisar pelos resumos estratégicos, pelos meus resumos próprios e, no pós-edital, por questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Louise: Resolução de exercícios é o que vai te ensinar a fechar a prova. Por questões você consegue medir seu nível, entender e solidificar o assunto, perceber quais pontos você está deficiente e consegue pegar experiência em resolver questões. Resolvi cerca de 6 mil questões após iniciar o estudo direcionado para a RFB.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Louise: Contabilidade com certeza foi uma das minhas maiores dificuldades no início, o que mais me ajudou foi ver e rever as videoaulas e resolver exercícios. Muitos exercícios.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Louise: Na semana antes da prova fiquei basicamente vendo a programação da Hora da Verdade ao vivo no Youtube e resolvi algumas questões de matérias-chaves. No pré-prova passei o dia vendo a revisão de véspera de algumas matérias que achei que seria interessante para mim. Ao final do dia descansei e dormi cedo para estar descansada para a prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Louise: Discursiva é sempre um desafio, uma dica é treinar. Fiz uma oficina para treinar meus textos com vários assuntos que poderiam estar na prova. Produzi 25 textos de matérias que poderiam estar na minha discursiva e isso me fez ganhar celeridade, confiança e habilidade para escrever um conteúdo que eu já tinha estudado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Louise: Como erros digo: logo no início focar em mais de um concurso; não usar as videoaulas por serem muito longas; estipular metas impossíveis de serem cumpridas. Como acertos: montar meu próprio cronograma com base nas minhas deficiências e pontos fortes; ter momentos durante meu dia para descontrair e relaxar; resolver muitas questões mesmo quando ainda não tinha dominado totalmente o conteúdo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Louise: Sim, mas sempre lembrava do meu objetivo e do que eu queria para meu futuro.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Louise: Focar em uma área de concurso e simplesmente começar. No início nada vai fazer sentido, principalmente se, assim como eu, você não for da área de direito ou contabilidade ou afins, mas o tempo e a dedicação serão a chave para a aprovação.