Aprovada em 56° lugar no concurso Receita Federal para o cargo de Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil
Concursos Públicos
“Persista, por mais difícil e cansativo que pareça. Se é o seu objetivo, foque nele e não pare até conseguir. Tenha disciplina, se planeje, adote uma rotina diária de estudos […]”
Confira nossa entrevista com Bruna Victoria Chiodelli, aprovada em 56° lugar no concurso Receita Federal para o cargo de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Bruna Victoria Chiodelli: Sou formada em Direito, tenho 23 anos e sou natural de Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Bruna: Desde que estava na faculdade, já percebia a vocação para o serviço público e, além disso, tinha como objetivo buscar uma área de trabalho que me trouxesse estabilidade e segurança. Assim, o concurso público se mostrou uma possibilidade de me garantir o que eu buscava. Além disso, tive incentivo dos meus pais que também possuem carreiras adquiridas através de concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Bruna: Inicialmente, quando prestei meus primeiros concursos públicos, eu conciliava os estudos com as aulas da faculdade e com o estágio, mas logo depois que eu me graduei, ao final do ano passado, tive a oportunidade de me dedicar exclusivamente para os estudos. Então, quando o concurso da Receita Federal apareceu, eu consegui apenas estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Bruna: Fui aprovada em alguns concursos da área jurídica:
- Ministério Público do Rio Grande do Sul – Técnico do MP (67º lugar);
- Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina – Técnico Judiciário Auxiliar (127º lugar);
- Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – Técnico Judiciário área administrativa (161º lugar);
- Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – Analista Judiciário área judiciária (545º lugar);
Na área fiscal, a Receita Federal foi minha primeira aprovação. Pretendo sim continuar estudando e me dedicando para buscar uma aprovação, agora para o cargo de Auditora Fiscal da Receita Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Bruna: Durante a preparação para o concurso específico da Receita, eu “abdiquei” da minha vida social com família e amigos, justamente porque o tempo para estudo a partir do momento que decidi pelo concurso e a data da prova era muito limitado. Contudo, ainda me permitia ter momentos de lazer, o que foi essencial para melhor lidar com o nervosismo e estresse.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Bruna: Minha família sempre me apoiou e incentivou durante a caminhada como concurseira, seja respeitando o meu tempo de estudo bem como dirimindo quaisquer dúvidas que eu tivesse.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Bruna: Direcionado para o concurso da Receita Federal eu estudei apenas três meses, período compreendido entre a divulgação do edital até a data da prova. Mas eu já estudava para concursos públicos desde 2021, quando comecei a prestar provas para a área jurídica.
Para mim é difícil descrever o que fiz para manter a disciplina, porque sempre fui uma pessoa determinada, e quando eu sei que tenho que cumprir algo “vou lá e faço”. Além disso, a vontade de crescer e conquistar um cargo público sempre foi motivo suficiente para que mantivesse o foco.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Bruna: Na minha preparação específica para o concurso da Receita Federal usei, principalmente, os PDFs, porque era a maneira que entendia facilitar o entendimento do conteúdo. Usei também as videoaulas da Imersão para Receita Federal e, na reta final, me ative a Hora da Verdade, que foram essenciais para ajudar a revisar o conteúdo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Bruna: Conheci o Estratégia Concursos através dos meus familiares.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Bruna: Com certeza se tornar aluna do Estratégia foi um grande diferencial na minha preparação, pois o Estratégia Concursos oferece inúmeras possibilidades para estudar, como: os PDFs simplificados, completos e com marcações dos aprovados, as videoaulas, os mapas mentais, os resumos, as questões, etc. Dessa forma, você consegue estudar utilizando o material que mais te agrada, além de conseguir mesclar diferentes formas de estudo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Bruna: Eu adquiri a Mentoria da Núbia Oliveira – Receita Federal em 100 dias – assim o planejamento de estudos já vinha pronto. Mas basicamente o cronograma era organizado em ciclos de quinze dias de estudo e ao final, antes de começar um novo ciclo, tinha um dia para “limpar os erros” e revisar tópicos que estivessem com um pior desempenho. Eu estudava de cinco a seis matérias por dia, e o estudo girava em torno de 8 horas líquidas por dia, sete dias por semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Bruna: Nas minhas revisões eu usava os resumos que havia montado enquanto estudava e, agregando isso, as questões que havia errado no decorrer do estudo. Também utilizava os simulados disponibilizados na plataforma do Estratégia para revisar.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Bruna: A resolução de exercícios é essencial, pois é a base de todo o estudo. Através das questões você consegue entender como a banca cobra o conteúdo e consolidar o que você estudou. Não cheguei a contabilizar quantos exercícios eu resolvi, mas foram inúmeros.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Bruna: A disciplina que eu tive mais dificuldade foi Contabilidade, pois eu nunca havia tido contato com essa matéria. Entendi que não conseguiria obter um alto desempenho nessa matéria em tão pouco tempo, sendo assim procurei concentrar o estudo na parte mais teórica dessa disciplina. Optei por me dedicar nas que sabia ter maiores chances de atingir mais acertos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Bruna: Como eu estava seguindo o cronograma da Mentoria da Núbia, nos últimos quinze dias que antecederam a prova estava programado um estudo de revisão através dos bizus estratégicos e das vídeo aulas da Hora da Verdade, então basicamente segui esse cronograma. No dia pré-prova, como tive que me deslocar até a capital (Porto Alegre) para prestar o concurso, apenas consegui, durante a viagem, ouvir os episódios do Estratégia Cast que havia feito o download e, ao chegar no hotel, apenas foi possível ler resumos elaborados desde o início dos estudos.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Bruna: O estudo para a prova discursiva se desenvolveu primeiramente buscando aprender os conteúdos das matérias, para depois começar a fazer as questões discursivas na prática. Como eu não tenho tanta dificuldade na escrita, priorizei dominar os conteúdos teóricos a me ater nas questões gramaticais. Quando comecei a introduzir as questões discursivas, procurei desenvolver os temas que o Estratégia disponibilizava e tinha o auxílio de meu irmão na correção.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Bruna: Em outros concursos o meu grande erro foi não ter um bom planejamento nos meus estudos, pois eu não sabia quantas matérias estudar em um dia, quantas horas e até mesmo quando revisar. Por isso, a Mentoria da Núbia foi essencial para essa minha aprovação, pois era disponibilizado um cronograma de estudos completo, assim não era necessário pensar em como e o que estudar e sim apenas estudar.
Quanto aos acertos, acredito que ter disciplina e foco foram os meus principais.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Bruna: Não cheguei a pensar em desistir, por mais cansada e angustiada que estivesse, sempre me mantive positiva, pensando em todos os meus objetivos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Bruna: Persista, por mais difícil e cansativo que pareça. Se é o seu objetivo, foque nele e não pare até conseguir. Tenha disciplina, se planeje, adote uma rotina diária de estudos e, principalmente, escolha um material de excelência como o do Estratégia Concursos foi para mim. Por fim, mantenha um pensamento sempre positivo, apesar das adversidades.