Aprovado em 4° lugar (cotas) no concurso PROCON-DF para o cargo de Agente Administrativo
Concursos Públicos
“Acredito que se eu tivesse começando hoje gostaria de saber que não existe preparação perfeita, mas que há recursos/empresas como o Estratégia Concursos que trabalham pensando em suprir as demandas de uma preparação, e que a constância constrói a aprovação.”
Confira nossa entrevista com João Victor Pinheiro Silva, aprovado em 4° lugar (cotas) no concurso PROCON-DF para o cargo de Agente Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
João Victor Pinheiro Silva: Meu nome é João Victor, sou nascido na região administrativa do Gama ,no Distrito Federal , tenho 23 anos e sou bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
João Victor: Decidir começar a estudar para concursos ainda no ensino médio, aos 17 anos. Na época, para mim, a estabilidade proporcionada pelas carreiras públicas era algo que atraia muito.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
João Victor: Sim, durante esta jornada houve momentos em que tive que conciliar estudos, faculdade e trabalho . Apesar do desafio, sempre fui muito fã da constância e da qualidade, pois enxergo a preparação para concursos como maratona, e não uma corrida de 100 metros.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
João Victor: Até aqui já consegui 4 aprovações : Conselho Federal de Fonaudiologia ( 2º) – Técnico Administrativo; Conselho Regional de Medicina Veterinária (2º) – Técnico Administrativo; Procon-DF (3º) – Técnico de Defesa do Consumidor; e por fim, preliminarmente estou aprovado na fase objetiva do concurso da PMDF (33º) – Soldado. Pretendo sim seguir lutando por meus objetivos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
João Victor: Sempre tentei manter um equilíbrio, porém, sabemos que a preparação requer certas abdicações.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
João Victor: Sim, tive apoio de ambos, principalmente da minha família, todas as aprovações que tive até aqui somente foram possíveis primeiramente com a permissão de deus, e em segundo lugar, com o apoio da minha família e das pessoas que estavam por perto.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
João Victor: Sou adepto dos PDFs e Livros, pra mim são materiais mais completos que favorecem a aprendizagem, entretanto, é necessário ter estratégia para utilizá-los durante a preparação e vencer os conteúdos programáticos propostos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
João Victor: Conheci o Estratégia Concursos em meados de 2018, período em que buscava como melhorar minha forma de estudar.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
João Victor: A maior virtude do Estratégia, na minha visão, é o direcionamento do estudo, independentemente de videoaulas e/ou materiais escritos. Sabemos que a maior dificuldade de um concurseiro é a duração da preparação, e na minha visão o objetivo do Estratégia é trazer uma preparação mais eficiente.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
João Victor: Estudo em média 3 matérias por dia, as horas líquidas variavam entre 5h – 8h , dependendo da conciliação com trabalho.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
João Victor: Na minha visão uma das melhores formas de se revisar o conteúdo é se testando com exercícios.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
João Victor: A resolução de questões é base da aprovação, acredito que, desde o início da minha jornada, elas estão presentes em todos os dias na minha rotina de estudo, devendo já ter realizado mais de 40.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
João Victor: Administração Financeira e Orçamentária era uma das disciplinas que mais me incomodava, mas como em tudo nas nossas vidas, a paciência e a persistência me ajudaram a superar a dificuldade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
João Victor: Tentei revisar o máximo possível sem prejudicar o descanso, é muito importante entendermos que a aprovação não se constrói apenas na semana que antecede a prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
João Victor: Acredito que a persistência e a resiliência são os principais acertos da trajetória, e a insegurança o principal erro.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
João Victor: Nunca cogitei desistir, mas se cogitasse tentaria relembrar o motivo pelo qual ingressei nessa jornada.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
João Victor: Acredito que se eu tivesse começando hoje gostaria de saber que não existe preparação perfeita, mas que há recursos/empresas como o Estratégia Concursos que trabalham pensando em suprir as demandas de uma preparação, e que a constância constrói a aprovação.