Aprovada em 2° lugar no concurso PROCON-DF para o cargo de Técnico - Agente Administrativo (PCD)
Concursos Públicos
“O caminho é árduo, mas a vitória é certa para aqueles que não desistem.”
Confira nossa entrevista com Laiana Ribeiro Portella, aprovada em 2° lugar no concurso PROCON-DF para o cargo de Técnico – Agente Administrativo (PCD):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Laiana Ribeiro Portella: Sou formada em Gestão de Recursos Humanos, tenho 22 anos e nasci em Brasília/DF.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Laiana: Eu sempre quis minha independência financeira, lembro que desde meus 16 anos eu enviava currículo para inúmeros lugares e nunca fui chamada para nenhuma entrevista de emprego. Então aos 18 anos vi no concurso uma forma de conseguir trabalhar em algum lugar por meio dos estudos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Laiana: Sim, trabalhava durante o dia e a noite eu estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Pretende continuar estudando?
Laiana: Dentro das vagas esse é o segundo. Em 2020 passei no PSS do IBGE.
Sim, pretendo continuar estudando até o cargo fim.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Laiana: Antes do edital sair eu estava estudado de forma mais tranquila, então saía sem preocupação. Depois o que edital saiu eu quis ser bem radical e focar somente na prova, mas foi um pouco complicado porque tinha gente que não entendia, entretanto, conto nos dedos de uma mão as vezes que sai.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Laiana: A maioria sim. Me motivavam bastante a não desistir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Laiana: Eu já estava estudando para concursos há um tempo, então quando saiu o edital do PROCON/DF já sabia boa parte das matérias básicas, aí acabei focando nas específicas. Direcionado foi do período que saiu o edital até a prova. A vontade de querer mudar de vida e realizar meus sonhos me fez manter a disciplina, rs.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Laiana: Dependia muito da matéria e do meu cansaço, rs. Geralmente quando a matéria era mais complicada ou eu estava bem cansada eu assistia videoaula, mas no geral, estudava mais pelos PDFs. A principal vantagem dos PDFs é a otimização do tempo, mas a videoaula te faz raciocinar mais como o professor.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Laiana: Pela internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Laiana: Sim, achei os materiais bem completos. Os PDFs me ajudaram bastante.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Laiana: Montei com base nas matérias que eu tinha mais e menos dificuldade, então, quanto maior a dificuldade, mais vezes na semana eu estudava aquela matéria. Geralmente eu estudava 5h líquidas por dia e colocava 2 ou 3 matérias para estudar naquele tempo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Laiana: Fazendo questões e lendo várias vezes os resumos. Costumava fazer resumos sim.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Laiana: Senti que foi o diferencial, porque a gente acaba pegando o jeito de como a banca cobra determinado assunto. Fiz mais de 12 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Laiana: Tudo relacionado a área de exatas. Tinha dificuldade e tenho até hoje. Para superar só estudando muito até aprender, rsrs.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Laiana: Sinceramente, essa semana eu não gosto nem de lembrar. Uma semana e meia antes da prova eu havia terminado um relacionamento de mais de 3 anos, isso me afetou bastante. Eu já estava muito ansiosa pela prova se aproximando, então quando veio o término a minha ansiedade foi a mil, ao ponto de eu ir praticamente virada e sem dormir fazer a prova do PROCON, no final da prova eu estava exausta.
Na semana da prova eu tentava me desligar do mundo e dos problemas e focar na prova ao máximo. Lembro que fiz muitas questões e li as leis secas que cairiam na prova várias vezes, inclusive na véspera.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Laiana: Minha preparação foi aprender como realmente monta uma redação. Como a redação do PROCON cairia tema de atualidades, eu buscava sempre estar por dentro das notícias. Eu aconselho assistir as aulas do professor Paulinho Kuririn, ele é fera e dá muitas dicas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Laiana: Meu maior erro foi não focar para uma área específica, eu queria fazer todos os concursos que via pela frente, então tive uma coleção de reprovações… até que um certo dia cai na real. Os acertos foi entender a importância de um bom material e tentar ser o mais organizada possível, porque faz total diferença.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Laiana: Sim, muitas vezes a gente acha que não é capaz. A principal motivação era mudar de vida, ser mais independente e poder conquistar minhas coisas com meu próprio esforço.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Laiana: Por mais que os dias difíceis venham, lembre-se do motivo pelo qual começou a estudar. O caminho é árduo, mas a vitória é certa para aqueles que não desistem.