Aprovada em 1° lugar no concurso PROCON-DF para o cargo de Analista - Modernização Gestão Pública
Concursos Públicos
“Continuo estudando e estou com muita expectativa em relação aos certames previstos para este ano!”
Confira nossa entrevista com Giovana Alves de Souza Araujo, aprovada em 1° lugar no concurso PROCON-DF para o cargo de Analista – Modernização Gestão Pública:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Giovana Alves de Souza Araujo: Sou formada em Gestão Pública pelo IFB, tenho 24 anos e sou de Brasília.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Giovana: Sempre gostei da ideia de ter segurança e estabilidade. Meus pais e familiares sempre me incentivaram.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Giovana: Sim. Comecei a estudar com foco em 2021. Cursava Pedagogia e estagiava em uma escola bilíngue. Era bastante complicado conciliar todas as reponsabilidades: trabalhava pela manhã, estudava para concurso à tarde e fazia faculdade no período noturno. Apesar da rotina apertada, com organização e disciplina consegui alcançar minha primeira aprovação.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Giovana:
- Conselho Federal dos Técnicos Industriais – CFT: 1º Lugar – Analista Técnica Júnior
- Procon/DF: 1º Lugar – Analista – Modernização Gestão Pública
- Ministério das Comunicações: 3º Lugar – Atividades Técnicas de Suporte
- Conselho Federal dos Técnicos Industriais – CFT: 6º Lugar – Assistente Administrativa
- Conselho Federal de Odontologia – CFO: 78º Lugar – Técnica Administrativa
- Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP: 110º Lugar Apoio Técnico Administrativo – Especialidade: Administração
- Fundação Universidade de Brasília – FUB: 125º Lugar – Assistente em Administração
- PPGG/DF: 391º Lugar – Analista em Políticas Públicas e Gestão Governamental
- SEAGRI/DF: 1654º Lugar – Técnica de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária
Continuo estudando e estou com muita expectativa em relação aos certames previstos para este ano!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Giovana: Sempre gostei de sair com meus amigos e minha família, não deixei de sair nem de descansar, mas reservava esses momentos para os finais de semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Giovana: Sempre tive o apoio e compreensão de todos, principalmente da família. Meus pais me ajudaram muito financeiramente com cursos e inscrições. Meus amigos sempre me incentivaram a seguir estudando e a não desistir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Giovana: Na verdade, estava focado no concurso do CNMP, o Procon/DF saiu na mesma época e vi que as matérias eram parecidas, então decidi me inscrever também. Acabei não ficando dentro das vagas para o CNMP e sendo aprovada no Procon. Mas toda a preparação durou cerca de 3 meses.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Giovana: Gosto muito de assistir videoaulas, sinto que consigo manter o foco por mais tempo e consigo utilizar o recurso de acelerar o vídeo, o que ajuda bastante quem não tem muito tempo durante o dia para estudar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Giovana: Conheci quando estava pesquisando cursos preparatórios e pelas aulas gratuitas do Youtube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Giovana: Já sim. Não gostava quando os materiais e aulas estavam desatualizados ou com qualidade ruim.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Giovana: Sim. Gosto muito do recurso de acelerar os vídeos. Em véspera de prova priorizo aulões de revisão como Reta Final, Hora da Verdade, Revisão de Véspera. Acerto muitas questões por conta dessas aulas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Giovana: Sempre gostei mais de assistir vídeoaulas. Como trabalho, não tenho muito tempo livre disponível. Geralmente assisto as aulas no 2.5x quando já sei a matéria e no 2x quando é uma matéria nova. Baixo as aulas no celular e estudo no ônibus, no metrô e no horário de almoço. Quando chego em casa tento estudar de 21h às 22h30. Gosto de ver várias matérias no mesmo dia, cerca de 4 a 5, para que o estudo fique mais dinâmico, estudo cerca de 3h líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Giovana: Apenas assistindo aulas de revisão e de resolução de questões da banca da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Giovana: Os exercícios dão uma base para compreender o perfil da banca e para entender como os conteúdos podem ser cobado. Desde que comecei a estudar, resolvi cerca de 7mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Giovana: Auditoria, Economia, Contabilidade e regimentos internos. Sempre busquei priorizar os pontos que mais caem em concursos e decorar as informações mais importantes.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Giovana: Assistindo apenas conteúdos de revisão e de resolução de questões da banca.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Giovana: Assisti muitas aulas de redação, de atualidades e escutei podcasts de notícias nacionais e internacionais. Fiz uma redação por semana para treinar. Meu conselho é pedir para outras pessoas que entendam de redação ou também estudam para concurso lerem os textos e darem sugestões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Giovana: Errei em fazer apenas as provas para as quais estava estudando, atualmente faço o máximo de concursos administrativos e de gestão que eu puder.
Sinto que acertei em não tentar “atirar para todos os lados” e focar em concursos administrativos e de gestão. Não me identifico com as disciplinas de carreiras jurídicas ou policiais.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Giovana: O cansaço, a pressão, a pressa por conseguir um trabalho foram fatores que me geraram bastante ansiedade e, por vezes, quis desistir. Agradeço aos meus familiares e amigos por sempre me apoiarem e incentivarem a seguir estudando.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Giovana: Busque estudar para uma área com a qual se identifique e foque nos concursos dessa área. Dividir a atenção em carreira policial, administrativa e fiscal, por exemplo, será um atraso na preparação. Além disso, busque identificar por qual tipo de matéria consegue absorver mais: eu, particularmente, tenho dificuldade com muita leitura, por isso sempre priorizei as videoaulas. Há pessoas que gostam mais de PDFs, mapas, ou áudios, identifique o que faz seu estudo mais produtivo!