Aprovado no concurso da Prefeitura de Vassouras
“Se dediquem ao máximo, não deem desculpas para se justificarem e busquem sempre Deus, pedindo saúde e entendimento para prosseguirem na busca dos sonhos. Temos que ser implacáveis na busca dos nossos sonhos. Dedicação, foco, força e fé”.
Confira nossa entrevista com Rômulo de Oliveira Guedes, aprovado em 1º lugar no concurso da Prefeitura de Vassouras/RJ para o cargo de Guarda Municipal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Rômulo de Oliveira Guedes: Bom meu nome é Rômulo de Oliveira Guedes, sou morador de Vassouras, cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, tenho 37 anos, formado em Engenharia de Produção.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Rômulo: Decidi estudar para concursos públicos por iniciativa do meu irmão que é funcionário da Petrobrás e após eu ficar desempregado na iniciativa privada. Orientado por ele, comecei a pesquisar e gostei da área policial. Estou me dedicando aos concursos desta área desde então.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Rômulo: Atualmente, estou me dedicando somente aos estudos, em determinado momento, precisei me dedicar a trabalhar e estudar e, de fato, é complicado conciliar ambos, mas muitas vezes é inevitável.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Rômulo: Possuo duas aprovações em concurso público. A primeira foi para o cargo de Guarda Municipal de Niterói, no qual fiquei na colocação final de 260º e estou no aguardo para futura convocação, e fiquei em 1º lugar para a prefeitura de Vassouras para o cargo de Guarda Municipal e aguardando o curso de formação, que é a ultima etapa do concurso.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Rômulo: A sensação de ver o nome na lista de aprovados é sensacional, maravilhosa, uma coroação ao esforço realizado e certeza de se estar caminhando na direção correta, onde vemos os resultados acontecendo mediante a dedicação e renúncia em prol de um objetivo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Rômulo: Minha vida social durante a preparação do concurso era de dedicação plena aos estudos, não cheguei a adotar uma postura radical, mas muitas coisas deixei de fazer. Exemplo é redes sociais, as quais não possuo mais, pois foi algo que me atrapalhava na preparação e resolvi cortar, mas tinha sempre meus momentos com a família, sempre aos fins de semana, pois de segunda a sábado era dedicação exclusiva aos estudos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Rômulo: Sou casado e tenho uma filha de 8 anos de idade e tenho o apoio da família dos meus pais, eles entenderam a importância dos estudos e me ajudam com apoio e investimentos para cursos, livros…
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Rômulo: Acho que a questão de focar em uma área específica é importante e a questão de realizar outros concursos fora da área de maior interesse é muito pessoal, eu tenho buscado estudar para as carreiras policiais e estou focado nisso, durante este processo realizei alguns concursos de outras áreas e realmente não fui bem, e estes dois para GCM, que fui aprovado, têm relação com a segurança pública e algumas matérias em comum, fui bem sucedido. Acho que não existe uma regra específica, para mim funcionou focar em uma área e sigo neste caminho para conseguir a aprovação para a Policia Rodoviária Federal (PRF).
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Rômulo: Estudei para o concurso de Guarda Municipal de Niterói durante 3 meses e para o concurso de Vassouras durante 2 meses, mas com dedicação exclusiva, somente estudo.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Rômulo: Estudei para os dois concursos que fui aprovado com os editais já publicados, mas, atualmente, estudo sem a previsão de edital, pois estou estudando para a PRF e ainda não sei quando sairá o edital, creio que no início do ano que vem, estou realizando leitura do material, realizando revisões e respondendo questões.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Rômulo: A minha preparação foi baseada em livros, PDFs e videoaulas, as principais vantagens foram o saneamento de dúvidas que surgiam durante as leituras e que durante as videoaulas eram retiradas pelo professor e também o canal de dúvidas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rômulo: Conheci o Estratégia Concursos através da plataforma de internet, na busca por uma melhor preparação para o concurso.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Rômulo: Para memorizar o conteúdo, eu procurava ler bem atentamente, devagar e com muita atenção, sublinhando os tópicos mais importantes, e depois disso, lia mais uma ou duas vezes o mesmo conteúdo, realizava resumos e depois focava em questões, conciliava duas ou três matérias por dia e somava ao fim do dia uma quantidade de 6 horas de efetivo estudo.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Rômulo: A superação das dificuldades das disciplinas era feita na base da persistência. A língua Portuguesa não é simples e precisei me dedicar muito aos estudos desta disciplina.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Rômulo: A semana da prova foi para intensificar as revisões e questões. Foi uma semana de muita dedicação. No sábado, eu não estudei nada, descansei, saí com a família e fui realizar a prova com a mente tranquila.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Rômulo: O TAF foi uma importante etapa para mim, me dediquei ao treinamento durante a preparação para a prova objetiva e intensifiquei após o resultado da aprovação. Em média, realizava o TAF como treinamento 3 vezes por semana.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Rômulo: Acho que sempre podemos fazer mais do que foi feito, em qualidade e quantidade, não sei exatamente meus erros, mas sei que sempre posso melhorar e, sem dúvida, a dedicação exclusiva é importantíssima, apesar de saber que nem sempre é possível.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Rômulo: Bom, eu não pensei em desistir em nenhum momento, pois tinha um exemplo em casa (meu irmão) de que se eu me dedicasse, eu conseguiria a aprovação.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Rômulo: Minha principal motivação foi conseguir conquistar, me dedicar a algo e conseguir realizar, ser exemplo e orgulhar as pessoas a minha volta e, principalmente, ver o sorriso da minha filha dizendo que eu era o primeiro lugar da prova.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rômulo: Meu conselho para os iniciantes e todos os concurseiros é que se dediquem ao máximo, não deem desculpas para se justificarem e busquem sempre Deus, pedindo saúde e entendimento para prosseguir na busca dos sonhos. Temos que ser implacáveis na busca dos nossos sonhos. Dedicação, foco, força e fé, desta forma chegaremos lá, eu ainda busco e aplico isso em minha vida e sei que chegarei a mais conquistas.