Aprovado no concurso da Prefeitura de Sinop
Confira nossa entrevista com André Luiz Tavares, aprovado em 1° lugar no concurso da Prefeitura de Sinop no cargo de Bibliotecário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
André Luiz Tavares: Sou Formado em Biblioteconomia, pela UFPA, desde 2015. Tenho 35 anos, sou natural de Belém – PA, mas moro há 3 anos e meio no Mato Grosso e em Sinop (MT) há 2 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
André: Melhoria profissional/ascensão profissional, estabilidade.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
André: Trabalhava tarde e noite. Pelas manhãs, durante 2 meses, estudava cerca de 5 h por dia, com alguns intervalos de 5 a 10 min.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
André: Antes do concurso da Prefeitura de Sinop, havia classificado em 6º lugar em Primavera do Leste – MT, para o cargo de Bibliotecário.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
André: Alegria e emoção, pois na contagem do gabarito fiquei confiante. E ao ver meu nome em 1º lugar explodi de alegria.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
André: Minha vida social era regrada no período do concurso. Busquei me concentrar e mesmo nos finais de semana estudava, mas reservava alguns domingos para respirar. Porém, próximo a prova, a dedicação foi exclusiva.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
André: Solteiro, sem filhos e meus pais moram em Belém. Mas a família sempre apoiou e ajudou.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
André: Acho que não, pois deve-se ter certeza de estar fazendo determinado concurso e focar no mesmo. Pretendo, posteriormente, me preparar para concursos em instituições federais.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
André: 2 meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
André: Sim, cheguei, com alguns materiais antigos que tinha. Porém, após edital, intensifiquei os estudos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
André: Usei o Curso Regular em PDF da prof. Ana Patrícia, do Estratégia Concursos, fora as aulas gratuitas dela no YouTube. Além disso fazia meus próprios resumos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
André: Através do YouTube.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
André: Busquei fazer horários de estudos na semana, dividindo horários, estudando matérias diferentes a cada dia. Consumava fazer resumos, fazia leitura, mas busquei focar nos exercícios e trabalhava em cima dos erros. Montei meus planos de estudos pelas manhãs, das 7h às 12h, de segunda a domingo, geralmente 5h por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
André: Em Português, então busquei estudar de forma mais aprofundada. Matemática também. Acho que foi um dos diferenciais da aprovação
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
André: A reta final foi correria entre trabalho, estudos e vida pessoal. Até 2 dias antes foi de forma intensa. Na véspera busquei ficar tranquilo e fiz uma revisão geral sem desespero. Busquei descansar, ficar tranquilo.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
André: Erro, talvez, foi não estudar mais quando não estava tendo concurso para área. Acerto foi trabalhar em cima de matérias que estava errando ou ia mal nos concursos anteriores.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
André: Conciliar estudo e trabalho foi o mais difícil. Não pensei em desistir, batia o cansaço mas busquei seguir.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
André: Era minha ascensão profissional, ajudar meus pais que precisam de alguma forma de mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
André: Primeiramente focar em um concurso e estudar, estudar e estudar (rsrs). E se organizar, ter disciplina e horários regulares de estudo.