Aprovada em 1° lugar no concurso da Prefeitura Municipal de São Cristóvão-SE para o cargo de Analista Ambiental
Concursos Públicos
“[…]o normal é ter dificuldades, continue a nadar, você pode conseguir o mundo!”
Confira nossa entrevista com Silvaneide Lobo da Silva, aprovada em 1° lugar no concurso da Prefeitura Municipal de São Cristóvão-SE para o cargo de Analista Ambiental:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Silvaneide Lobo da Silva: Chamo-me Silvaneide Lobo, tenho como primeira formação acadêmica um curso voltado na área de Ciências Agrárias, com mestrado em Recursos Hídricos e especialização na área Ambiental. Atualmente, sou graduanda no curso de Gestão Ambiental, último período, sendo essa minha segunda graduação, tenho 29 anos e sou natural da zona rural de Juazeiro do Norte-Ce. Estudo para concurso público desde agosto de 2021.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Silvaneide: As frustações vividas no decorrer da minha trajetória profissional. Isso devido à escassez de trabalho na minha área e baixa remuneração. Inicialmente, tinha uma mente voltada totalmente para o meio acadêmico, eu sempre fui aluna bolsista de laboratório e pesquisa científica, mas ao concluir o mestrado eu me dei conta que estudar para concursos era a melhor maneira de ter estabilidade financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Silvaneide: Eu trabalhava, estudava, empreendia, pois tenho uma loja online e ainda ajudava meus pais, levando-os no médico quando era necessário e resolvendo questões familiares, porque já são idosos. Meu trabalho inicia às 11h e vai até às 17h. Sou agente de desenvolvimento infantil numa sala de berçário. Minha conciliação de estudo e trabalho, mais a vida pessoal era bem agitada, porém eu sempre fazia um planejamento do dia seguinte, buscando colocar uma meta de 3 horas de estudos diário, que funcionava assim: pela manhã eu estudava 1h30 e quando chegava do trabalho mais 1h30 e no meio do trabalho, quando as crianças estavam dormindo, ainda estudava em torno de 40 minutos, a depender do dia. Quando não conseguia isso, tentava compensar em outro momento. Em todos os lugares que chegava, pegava meu celular e tentava resolver questões ou relia os PDFs, buscando sempre usar o máximo de tempo me preparando para a prova. Era raro eu estudar dia de domingo, então meu cronograma era de segunda à sábado. No domingo eu descansava com a minha família.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Silvaneide: Fui aprovada no concurso da Prefeitura Municipal da Barra dos Coqueiros para o Cargo Agente de Vigilância Sanitária, numa colocação distantes das vagas. Como também para a Câmara de Vereadores do Município de Barbalha-Ce para o cargo de Assistente Administrativo, na mesma realidade do concurso anterior. E aprovada na Prefeitura Municipal de São Cristóvão-SE, para o cargo de Analista Ambiental, 1º colocada. Continuo estudando para o concurso do IBAMA, mesmo cargo, Analista Ambiental e MMA, no qual é o meu maior objetivo de estudos para concurso público.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Silvaneide: Por residir na zona rural, não existe aqui muita oportunidade de lazer, porém os momentos que eu tinha disponíveis, eu ficava com a família e “maratonava” algumas séries para desopilar a mente. No mais, ia bastante para a igreja, pois sou envolvida em movimentos pastorais.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Silvaneide: Sempre tive apoio da minha família, amigos e, principalmente, do meu esposo que, inclusive, abriu os meus olhos para os estudos. Quando eu ia viajar para fazer as provas, recebia mensagens positivas da minha família, mesmo quando o resultado era negativo, não me deixaram desistir. Isso foi extremamente importante, pois é difícil quando não conseguimos a aprovação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Silvaneide: Eu estudei no pós-edital. Na verdade, eu já estudava para concursos na área ambiental, IBAMA, SEMACE, MMA e ANA. Então, quando vi o edital aberto e duas vagas para o cargo de analista eu não pensei duas vezes e iniciei os estudos, pois os conteúdos eram muito correlatos com os concursos que eu já estudava. Primeiro de tudo fui bem organizada nos estudos, exclui de minha vida as redes sociais e, por fim, eu trabalhava minha mente para entender que era uma oportunidade a mais em ser concursada na área ambiental.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Silvaneide: PDF e usava as videoaulas quando o conteúdo era mais complexo. Como vantagem a otimização do tempo por estudar por PDFs, pois o final deles ajudava muito com a bateria de questões. Na desvantagem eu não tenho o que falar do material, supriu de todas as formas minha necessidade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Silvaneide: Por meio de uma plataforma de questões que eu era assinante em 2021, vi um comentário de uma assinante e abaixo tinha a diva ADRIANA FIGUEIREDO. Daí fui buscar saber quem era a tal da Adriana e vi que ela era professora do Estratégia Concursos. Foi a partir daí que comecei a acompanhar todas as aulas no ao vivo dela, pois não era assinante. Descobri a assinatura social e consegui. Hoje, já sou vitalícia, depois de perceber o quão rico são os materiais do Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Silvaneide: Sim e acredito que muita gente já teve essa experiência. Primeiro, as videoaulas muito longas, matéria desatualizada e estrutura de organização sem norte. Usei duas assinaturas, mas nenhuma delas era tão completa como a do Estratégia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Silvaneide: Sim, não fui aprovada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Silvaneide: Com toda certeza. PDF curto, completo e ainda poupava meu tempo, pois passava minutos sem conseguir encontrar um filtro certo para o que havia estudado. Outro ponto pertinente é que, a plataforma conta com algumas ferramentas que somam, a exemplo, os cursos voltados para tal disciplina, as Trilhas, o Passo Estratégico e salas de mentoria. No meu caso, usei muito o sistema de questões, montava simulados e as baterias de questões no final do PDF.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Silvaneide: Montei meu ciclo de estudos com base nas disciplinas que tinha mais peso no edital, por exemplo, conhecimentos específicos, todos os dias eu estudava. No máximo três disciplinas por dia, já que eram poucas horas líquidas, no caso 3h.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Silvaneide: Minhas revisões eram a base de simulado. Eu tinha também uns pequenos resumos, principalmente porque estudava muita resolução CONAMA, que exigia memorização de números e conceitos. Outro ponto importante é ter um caderno de erros. Eu anotava as questões que errava e sempre relia antes de resolver mais questões daquela disciplina.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Silvaneide: A chave da aprovação é resolver questões até ter domínio. Eu não tenho ideia de quantas questões eu resolvi, mas por dia era em torno de 350 a 450, isso quando estava na reta final para a prova. Tinha dias que era só questão, pois já havia finalizado todo o conteúdo da matéria.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Silvaneide: Português foi meu calo por muito tempo. Aprendi que você tem que treinar e treinar. Isso me ajudou a superar o bloqueio e aprender com lógica, como a professora Adriana sempre comentava nas aulas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Silvaneide: Eu foquei muito nos meus resumos, resolvia mais questões e tentava sanar as dúvidas com os PDFs. Na véspera da prova e no dia eu assisti a revisão de véspera do concurso do IBAMA, já que o conteúdo era o mesmo, então isso me ajudou bastante.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Silvaneide: Sim. Eu foquei mesmo em fazer discursiva mais próximo da prova, foi uma escolha particular por querer muito ter base na objetiva, já que alguns conteúdos eram bem mais completos. Meses próximo da prova, eu peguei algumas provas da mesma banca e fui tentando redigir, olhando sempre o espelho no site da banca. Aconselho para as pessoas que elas têm de treinar, imprimir a folha rascunho e fazer de conta que está na prova, isso ajuda muito no resultado. Leia discursivas feitas, veja como as pessoas aprovadas usaram repertório e argumentos. Eu refiz muitas discursivas da área ambiental, pegava temas relacionados ao conhecimento específico e treinava, além de revisar eu estava aprendendo, então isso é muito válido para a preparação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Silvaneide: Erros: Não ter dado tanta importância para discursiva nos meses iniciais da preparação, assim como, achar que aquelas poucas questões eram o suficiente. E como acertos, ter priorizado usar os PDFs ao invés das videoaulas e reduzir ao máximo os resumos longos, pois no início eu queria escrever tudo, quando na verdade eu perdia bastante tempo com isso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Silvaneide: Sim, quando não fui aprovada em dois grandes concursos na área ambiental. O primeiro deles, o IBAMA (o qual não consegui fazer nem a discursiva), em 2021. Segundo, o da SEMACE que foi em fevereiro de 2023 (a qual não entrei por 2 pontos). Fiquei com um sentimento de frustação enorme, já que eram as únicas oportunidades reais de concursos na área ambiental, passei dias refletindo sobre o que iria fazer, para qual área iria migrar. Até que uma semana depois saiu o edital da prefeitura municipal de São Cristóvão, surgindo assim a esperança no meu coração.
Minha maior motivação foi mostrar para todas as pessoas que filha de agricultores familiares, vinda de uma família humilde, com poucas condições, que sempre estudou em escola pública também pode vencer na vida, por meio dos estudos. No meu caso, meus pais, não tem nem o ensino fundamental completo e onde eu moro não tem internet de alta qualidade, as condições são bem limitadas e isso me levou a não desistir. Sempre tinha comigo que estudar ia mudar essa realidade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Silvaneide: Primeiro, seja uma pessoa organizada. Segundo, entenda que nem todo dia você vai conseguir e está tudo bem. Tenha resiliência, não se compare com o sucesso do vizinho, ele um dia esteve aí onde você está. Escolha uma área e tenha um bom material. Cuidado com as redes sociais, elas atrapalham quando você não tem disciplina. Por fim, o normal é ter dificuldades, continue a nadar, você pode conseguir o mundo!