Aprovado no Concurso da Prefeitura de Santos
“Tenham foco e força para passar no concurso desejado!”
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Alexandre Franco de Moraes: Sou formado em Administração de Empresas com MBA em Finanças pelo IBMEC, tenho 49 anos, nasci em São Paulo e moro em São Bernardo do Campo no ABC Paulista.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Alexandre: Sempre trabalhei na iniciativa privada e, ao sair da empresa que trabalhava há quase 20 anos no final de 2019, resolvi retomar o antigo objetivo de trabalhar no setor público.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Alexandre: Como não estou trabalhando e ainda não fui nomeado, dedico quase todo o dia aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Alexandre: Oficial de Administração na Prefeitura de Santos em 17º lugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Alexandre: Fiquei muito feliz, ainda mais por ter estudado por pouco tempo e em saber que a concorrência é muito grande – mais de 20 mil candidatos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Alexandre: Mudei muito pouco minha rotina por não estar trabalhando no período anterior ao concurso. Mas se estivesse trabalhando aproveitaria ao máximo o tempo disponível, sem abdicar do convívio social.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Alexandre: Sou casado, tenho uma filha e uma neta. Minha esposa apoia e sempre apoiou minhas decisões, respeitando o tempo e espaço necessário para os estudos.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Alexandre: Meu objetivo é a área fiscal/controle e com certeza é preciso fazer as provas de concursos que não sejam o objetivo final, seja para adquirir experiência com aquela banca seja porque o concurso desejado pode demorar algum tempo para ser autorizado/publicado edital.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Alexandre: Estudei durante 3 meses antes de passar no concurso da Prefeitura de Santos.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Alexandre: Sim, estudo e continuo estudando sem edital baseado em editais anteriores da área fiscal/controle.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Alexandre: Através de pesquisas no Google e opiniões de sites especializados.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Alexandre: Utilizo as aulas on-line e os PDFs disponibilizados e, dependendo da disciplina, os 2 tipos de materiais.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Alexandre: Faço ciclos e estudo de 5 a 7 matérias e respondo de 40 a 80 questões diariamente. Não costumo fazer resumos, mas anoto as palavras-chaves que julgo importantes.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Alexandre: Em algumas disciplinas que tinha mais dificuldade eu dediquei mais tempo, mesmo não gostando muito disso. Quebrar assuntos mais complexos em partes menores ajudou a superar. Sempre tive como meta estudar apenas um tópico por dia por disciplina.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Alexandre: Na véspera de cada concurso tento reduzir o ritmo, para diminuir a ansiedade.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Alexandre: Por ter me dedicado por pouco tempo e passado, felizmente não passei por esta situação. Mas já ouvi que concurso é uma fila e você não deve desistir, pois mais cedo ou mais tarde chegará sua vez.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Alexandre: Minha família, minha esposa.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Alexandre: Ainda não atingi meu objetivo, mas minha mensagem é que tenham foco e força para passar no concurso desejado!