“Procure um curso que se preocupa com a sua aprovação. Foque no objetivo, empenhe-se, sonhe e realize”.
Confira nossa entrevista com a Paloma Guimarães, aprovada em 3º lugar no concurso da Prefeitura de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, para o cargo de Enfermeira (Estratégia Saúde da Família):
Estratégia: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Paloma Guimarães: Sou Bacharel em Enfermagem, especialista em Enfermagem Obstétrica, mestranda em Saúde e Tecnologia no espaço hospitalar. Tenho 35 anos e sou da cidade de São João de Meriti, no estado do Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Paloma: Já estudo há alguns anos, procuro estabilidade e bom salário.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Paloma: Sou concursada, tenho duas matrículas e dividia o tempo entre trabalho e estudo.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Paloma: Emprego público (regime CLT): SMS-RJ (Organização Social SPDM) – 2010, em 13º lugar; FESP -2011; Fundação Saúde – 2012.
Concurso público (regime estatutário):
- FAETEC – 2011 (20º lugar, fora das vagas, mas me chamaram em 2015 – atual emprego);
- Prefeitura de Petrópolis – 2012, em 4º lugar (assumi, trabalhei por quase três anos e exonerei);
- SMS-RJ – 2013, em 54º lugar (atual emprego);
- Prefeitura de Queimados – 2013, em 5º lugar (assumi e exonerei);
- SMS RJ – 2019 (chamado por cotas, não tomei posse);
- Prefeitura de Rio das Ostras em 3º lugar;
E provável aprovação no concurso da Faetec 2019, que está em andamento.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Paloma: Sensação de dever cumprido, otimismo e fé em Deus.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Paloma: Não fui tão radical, não sou de sair com amigos, mas dedico tempo para sair com minha família.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Paloma: Sou casada e tenho um filho de quatro anos. O incentivo entre mim e meu esposo é mútuo, buscando novas oportunidades e qualidade de vida. Meu filho é pequeno, compreende parcialmente, quer momentos de atenção, mas há períodos que parece nos imitar.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Paloma: Sim, vale até, de fato, chegar ao meu objetivo final, quero um dia ser enfermeira do Tribunal.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado(a)?
Paloma: Dois meses e meio.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça?
Paloma: Estudei pós lançamento do edital.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Paloma: Conheci através do meu esposo.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Paloma: Utilizei com mais frequência os PDFs.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Paloma: Estudei por assuntos, finalizando-os (Português, SUS, Específica, Lei orgânica) e nas últimas semanas revisei todas as matérias.
Estratégia: Você tinha mais dificuldade em alguma(s) disciplina(s)? Quais?
Paloma: Não era uma dificuldade, mas percebi que mantinha uma porcentagem de acertos de 60% na prova de português, e não conseguia aumentar a pontuação.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Paloma: Na semana, revisei toda a matéria, e na véspera da prova, revisei mais a matéria da lei orgânica e história do Município, pois era algo novo.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Paloma: Sobre acerto, esse foi o primeiro concurso que realmente estudei todo o edital. Quanto aos erros, acho que poderia ter me dedicado um pouco mais.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Paloma: Não pensei em desistir, mas a caminhada é difícil, devido à jornada contínua de uma mulher, esposa, mãe, trabalhadora.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Resposta: Salário e qualidade de vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Paloma: Procure um curso que se preocupa com a sua aprovação. Foque no objetivo, empenhe-se, sonhe e realize.