Aprovado em 2º lugar no concurso da Prefeitura de Recife para o cargo de Analista de Gestão Contábil:
“Meus maiores acertos foram encontrar um bom material e aprender a utilizar certos métodos de revisão e estudo.”
Confira nossa entrevista com Silvio de Albuquerque Santos Filho, aprovado em 2º lugar no concurso da Prefeitura de Recife para o cargo de Analista de Gestão Contábil:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Silvio Albuquerque: Sou formado em Ciências Contábeis. Tenho 24 anos, e tinha 22 quando prestei a prova. Sou de Recife, Pernambuco.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Silvio: Desde novo, os concursos estiveram presentes na minha vida, eram essenciais na formação dos que me rodeavam. Meu pai é servidor público, também tenho primos servidores. Essas referências já me traziam inspiração. Ao longo da graduação, fui vendo colegas que trabalhavam ou atuavam na iniciativa privada, e tive certeza que o meu caminho eram os estudos para concursos.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Silvio: Eu estudei para concursos ao longo da graduação, conciliando minha formação acadêmica com os estudos para concurso, tanto que prestei o concurso da prefeitura dois meses após minha colação de grau.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Silvio: Em mais ou menos quatro meses fui aprovado nos cargos de Analista em Saúde – Área Ciências Contábeis no Estado de Pernambuco; Analista Contábil – Controladoria do Rio Grande do Norte; e Analista de Gestão Contábil – Prefeitura do Recife, quando fiquei em 2º.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Silvio: Nossa, eu nem acreditei (risos). Lembro de acordar ansioso e ver o site da banca. O resultado não tinha saído, voltei a dormir e acordei com várias mensagens, já havia saído no Diário Oficial. Olhei várias vezes para ter certeza, mas ainda fiquei duvidando se havia algum erro (risos).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Silvio: Eu sempre tentei manter uma vida social ativa, de forma moderada, claro, mas, na reta final do concurso da prefeitura (2 meses antes), fiquei mais recluso, estudando de forma mais focada.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Silvio: Estou solteiro, moro com meus pais e eles sempre me deram todo o apoio necessário, tanto financeiro quanto psicológico.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Silvio: Com certeza, é como sempre dizem: Concurseiro faz concurso. Depois do concurso, eu realmente dei uma parada, mas pretendo voltar. Sobre o concurso dos sonhos, o meu é o de Auditor, seja para a própria Prefeitura do Recife ou para o Estado de Pernambuco.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Silvio: Especificamente para a prefeitura, comecei com a divulgação do edital. No total, estudei uns três meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Silvio: Sim, como eu já pensava em concursos desde a faculdade, uma das coisas que eu sempre fazia era focar em disciplinas úteis para concurso, a exemplo da Contabilidade Pública, ou as disciplinas de contabilidade privada em geral. Acredito que isso facilitava no manter a disciplina, pois já tinha de estudar para as carreiras de qualquer forma, dava apenas uma personalizada, deixando o estudo mais voltado para concurso.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Silvio: Bom, como eu sabia que queria estudar para concurso, procurei na internet quais eram os melhores sites para isso e acabei encontrando o Estratégia.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Silvio: Meus estudos foram basicamente por PDFs e questões. Na reta final, focava nas questões.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Silvio: Revisões, quando estudava uma aula nova, costumava utilizar algo parecido com a técnica de Spaced Repetition. Ou seja, revisava no dia seguinte, após 1 semana, após 15 dias e após 1 mês. Também gostava muito de questões para ajudar a fixar o assunto.
Estratégia: Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Silvio: No início, eu estudava as que costumavam cair mais, cerca de 6 disciplinas. No pós-edital, passava a estudar todas da prova. Não costumava fazer resumos, utilizava os PDFs e, às vezes, adicionava algumas observações. Quando não tinha base na disciplina, focava na leitura, mas, no geral, meu foco sempre foi mais em exercícios. Não tenho uma quantidade de horas exatas, tudo variava muito. Inclusive, no pós-edital da prefeitura, eu já não estava mais contando meu tempo de estudo, porque estudava em todos os lugares, me vi no natal e ano novo, resolvendo questões no celular sempre que tinha um tempinho.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Silvio: Não houve uma disciplina especificamente, mas, logo quando comecei a estudar, tive certa dificuldade até me acostumar com os “Direitos”: Administrativo, Constitucional, etc… Até me acostumar, sempre tentava ler com bastante atenção, reler, anotar palavras que não conhecia para pesquisar depois, até que, em certo ponto, já estava fluindo naturalmente.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Silvio: Muito estressante (risos). Minha reta final foi de MUITAS questões da banca, com maior foco nas disciplinas que teriam maior peso na prova.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Silvio: Não sei bem apontar os erros, pois acredito que sempre fazem parte do aprendizado, mas acredito que meus maiores acertos foram encontrar um bom material e aprender a utilizar certos métodos de revisão e estudo.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Silvio: Acredito que consistência e organização nos estudos sempre foram minhas maiores dificuldades. Não pensei em desistir, mas sempre existem momentos de desânimo que você não está com tanto gás para estudar.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Silvio: A carreira que eu queria, o cargo, o ambiente, todos estes são fatores motivacionais.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Silvio: Não desanime! O caminho é árduo, mas a recompensa do seu esforço chegará e valerá muito a pena.