Aprovada no concurso Prefeitura de Boa vista para o cargo de Professor Licenciado - Pedagogia
Concursos Públicos
“Na véspera da prova, eu reuni meus filhos e orei, falei com eles que fiz o meu melhor durante o processo. Disse que o mais importante eu consegui, aprender um pouco mais. Falei para eles que quando estudamos sempre ganhamos e já me sentia uma vitoriosa”
Confira nossa entrevista com Nilza Cristina da Silva, aprovada no concurso Prefeitura de Boa vista para o cargo de Professor Licenciado – Pedagogia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Nilza Cristina da Silva: Meu nome é Nilza, tenho 49 anos e sou pedagoga. Moro há 7 anos em Boa Vista – RR.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Nilza: Passei por um divórcio difícil, onde precisei recomeçar minha vida. Sempre acreditei nos estudos e foi através desse caminho que dei meu primeiro passo para um novo recomeço!
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Nilza: Eu trabalho, administro sozinha minha casa e tenho dois filhos. Eu assistia as aulas todos os dias! Dividindo os temas. Sempre estudava após ensinar meus filhos com as atividades deles da escola e a noite quando eles iam dormir.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Nilza: Minha cidade natal é Recife. Lá eu era concursada pela prefeitura do Recife. Mais já tinha passado e outros, lá também. Pretendo continuar estudando para os próximos concursos que vão abrir aqui.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Nilza: Eu sempre tive uma disciplina para os estudos. Isso me possibilita ter tempo para praticar exercícios físicos, sair com meus filhos e ter momentos de lazer com os amigos. Tudo bem definido e sem deixar de estudar. Às vezes, quando levava as crianças na pracinha para brincar com os colegas, eu ficava um tempinho no celular resolvendo questões de provas por um aplicativo que baixei.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Nilza: Meus filhos Isaac,11 anos e Sofia, 09 anos, sempre me ajudaram. Quando viam que eu estava estudando respeitava meu momento, diziam palavras de apoio e incentivo.
Minha mãe sempre ligava também dando apoio com palavras de encorajamento.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Nilza: Antes de sair o edital do concurso, fui separando o material de estudo, assisti algumas aulas gratuitas que vocês sempre dispõe no YouTube. Mas assim que vi que tinha material organizado, não pensei duas vezes, comprei o pacote pois estava bem estruturado.
Estudei 6 meses antes da prova, foquei nas disciplinas que tinha mais dificuldades também, e sempre fazia revisões todos os dias. A disciplina foi essencial.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Nilza: Eu sempre assisti os vídeos e tenho hábito de anotar, é um costume meu. E sempre realizava questões de provas com o tema estudado. Para mim foi mais vantajoso.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Nilza: Sempre estudei aulas gratuitas. Admiro isso em vocês. Disponibilizar essas aulas ajuda muitas pessoas que estão desempregadas e precisam mudar sua realidade.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Nilza: Estava estudando para a polícia civil de Roraima. Mas houve um problema do local da prova e não pude fazer. Assistia as aulas gratuitas da Adriana Fauth. Maravilhosa!!! Um espetáculo de professora.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Nilza: Gostei muito da plataforma, da parte tira dúvidas e dos materiais que são disponibilizados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Nilza: Estudava três disciplinas por dia, 3 a 5 horas por dia com intervalo. E todos os dias resolvia questões de provas. Finais de semana revisava as disciplinas que mais tinha dificuldade.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Nilza: Adoro escrever, e só consigo absorver melhor os conteúdos escrevendo. Comprei três cadernos, eles ficaram repletos de anotações, também usava a cerâmica branca da minha cozinha com as dicas importantes dos professores. Além disso, no aplicativo com provas anteriores da banca, eu estudava e resolvia questões todos os dias.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Nilza: Fiz várias, pois acho super importante essa parte do estudo, reforça o que estudamos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Nilza: Eu tinha muita dificuldade em raciocínio lógico e informática. Eu acreditei que podemos vencer nossas limitações com disciplina e estudo, e assim fiz.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova? Foi uma semana tranquila, foquei nas revisões e resolução de questões.
Nilza: Na véspera da prova, eu reuni meus filhos e orei, falei com eles que fiz o meu melhor durante o processo. Disse que o mais importante eu consegui, aprender um pouco mais. Falei para eles que quando estudamos sempre ganhamos e já me sentia uma vitoriosa.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Nilza: Além da prova objetiva tivemos duas discursivas com temas atuais sobre educação. Fui muito bem nas duas, graças a Deus.
O segredo para fazer uma boa discursiva é conhecer o assunto, refletir sobre o tema, trazer questões e discussões que envolver o tema, e ter muita, muita leitura para poder falar sobre o assunto. Isso vai ajudar na hora de contextualizar o tema.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Nilza: Meus erros não ter feito outros investimentos como esse antes. Acertos ter feito um investimento nos meus estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Nilza: Nunca, pensei em desistir. Meu grande incentivo é acreditar que sou capaz de dar a volta por cima é meus filhos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Nilza: Coloque em sua mente que você é capaz! Acredite, invista em você. Não esqueça, todo bom pensamento produz frutos.