Aprovada no concurso Prefeitura de Boa Vista para o cargo de Professor Licenciado - Pedagogia
Concursos Públicos
“[…] O conteúdo dos PDFs é muito mais direcionado para aquilo que a banca cobra, facilita o estudo e ajuda a acertar mais questões.”
Confira nossa entrevista com Gilvanessa Dias Cabral, aprovada no concurso Prefeitura de Boa Vista para o cargo de Professor Licenciado – Pedagogia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gilvanessa Dias Cabral: Tenho 37 anos, nasci em Surubim-PE, mas cresci no interior de São Paulo. Sou formada em Enfermagem (USP) e Pedagogia (Unicesumar).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gilvanessa: Quando conheci meu esposo, há 20 anos, ele estava prestes a entrar para o curso de formação da escola de sargentos da Aeronáutica, então percebi que a rotina de trabalho, o salário e a qualidade de vida de modo geral ficariam muito melhores se eu fosse aprovada em um concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Gilvanessa: Eu tive oportunidade de me dedicar aos estudos de maneira integral, porém como toda dona de casa e mãe sabe, não são muitas horas do dia que nos sobram para cuidar de outros interesses. Sempre tentando aproveitar ao máximo cada momento, uma soneca de minha filha, ou de meu esposo (rsrs).
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Gilvanessa: Fui aprovada na EEAR, porém por meio ponto não fiquei no número de vagas. Prefeitura de Aguaí-SP em 5º lugar, se não me falha a memória; prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro em 7º lugar e prefeitura de Santa Cruz da Conceição-SP em 5º lugar, todos para o cargo de Enfermeira. E recentemente fui aprovada para a Prefeitura de Boa Vista-RR, cargo de Pedagoga, em 10ºlugar. Pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Gilvanessa: Tentei manter um equilíbrio, separando um tempo para cada coisa, então a vida social existiu, embora não muito ativa.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Gilvanessa: Sim. Meu esposo ajudou se responsabilizando pelas contas de casa a fim de que eu não precisasse trabalhar e pudesse me dedicar aos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Gilvanessa: Neste último concurso, estudei por 1 mês. Achar um horário que eu conseguisse me concentrar, sem distrações e pensar que eu tinha que me comprometer comigo mesma me ajudaram a manter uma certa disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gilvanessa: Utilizei o curso do Estratégia, com aulas em PDF e videoaulas. As vantagens são: curso direcionado, com questões da banca e semelhantes ao nível da prova; as videoaulas são bem claras; os professores são excelentes e os PDFs são bem estruturados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gilvanessa: Pela internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Gilvanessa: Sim. O conteúdo dos PDFs é muito mais direcionado para aquilo que a banca cobra, facilita o estudo e ajuda a acertar mais questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gilvanessa: Neste último concurso, montei meu plano de estudos conforme o edital, procurando seguir meu ciclo de estudos com 2h líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gilvanessa: Fiz as revisões de 24h e de 7 dias.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Gilvanessa: É primordial a resolução de exercícios. Não lembro a quantidade de questões que fiz.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Gilvanessa: Informática. Tentei pensar que eu gostava da disciplina (rs), procurei assuntos relacionados à informática fora do contexto de estudo e assisti às videoaulas antes de ler o PDF.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gilvanessa: Na semana que antecedeu, eu consegui estudar um pouco mais, mas no dia pré-prova não estudei.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Gilvanessa: Eu não consegui me preparar para esta parte da prova, mas com certeza acredito que devemos treinar bastante a realização da discursiva, pois ajuda muito no resultado final dos concursos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gilvanessa: Erro principal: Não me dediquei à discursiva.
Acerto principal: Utilizei o material do Estratégia.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gilvanessa: Sim. Minha filha.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gilvanessa: Não desista.